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K A I Z E N KAI ZEN MudançaBom MELHORIA CONTÍNUA Regina Panazzo (Gestão Empresarial/2009)

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Apresentação em tema: "K A I Z E N KAI ZEN MudançaBom MELHORIA CONTÍNUA Regina Panazzo (Gestão Empresarial/2009)"— Transcrição da apresentação:

1 K A I Z E N KAI ZEN MudançaBom MELHORIA CONTÍNUA Regina Panazzo (Gestão Empresarial/2009)

2 O Envolvimento Estar determinada a introduzir o Kaizen como estratégia da corporação. Oferecer apoio e recursos para implantação. Estabelecer o plano de ação Kaizen e as metas funcionais. Realizar as metas através do desdobramento do plano de ação e verificações. Criar sistemas, procedimentos e estruturas úteis para o Kaizen. Alta Administração Regina Panazzo (Gestão Empresarial/2009)

3 O Envolvimento Distribuir e implantar as metas do Kaizen orientadas pela alta administração, através de desdobramento do plano de ação. Usar o Kaizen nas capabilidades multifuncionais. Estabelecer, manter e melhorar os padrões. Conscientizar os colaboradores sobre o Kaizen através de programas intensivos de treinamento. Ajudar os colaboradores a desenvolverem habilidades e ferramentas para solução dos problemas. Gestores Regina Panazzo (Gestão Empresarial/2009)

4 O Envolvimento Supervisores Usar o Kaizen nas tarefas multifuncionais. Formular planos sobre o Kaizen e oferecer orientações aos colaboradores. Melhorar a comunicação com os colaboradores e manter o moral elevado. Apoiar as atividades em pequenos grupos e o sistema de sugestões individuais. Introduzir a disciplina na área de trabalho. Oferecer sugestões de Kaizen. Regina Panazzo (Gestão Empresarial/2009)

5 O Envolvimento Participar do Kaizen através do sistema de sugestões e das atividades em pequenos grupos. Praticar a disciplina na área de trabalho. Envolver-se continuamente no desenvolvimento próprio para tornar-se melhor solucionador de problemas. Ressaltar a habilidade e a experiência no desempenho do serviço, aprendendo várias funções. Colaboradores Regina Panazzo (Gestão Empresarial/2009)

6 A Estratégia “Hoje será melhor do que ontem e amanhã melhor do que hoje” “Um dia não deve passar sem que alguma forma de melhoria tenha sido feita” Mensagem da Estratégia Kaizen Regina Panazzo (Gestão Empresarial/2009)

7 O Criador do Kaizen “KAIZEN é um guarda-chuva que abrange todas as técnicas de melhoria, aglutinando-as de maneira harmoniosa para tirar o máximo proveito do que cada uma oferece” Masaaki Imai Regina Panazzo (Gestão Empresarial/2009)

8 Orientação p/o consumidor TQC Robótica CCQ Sistema de Sugestões Automação Disciplina no local de...trabalho MTP Kanban Melhoramento da Qualidade J ust-in-Time Zero Defeito Pequenos grupos Relações cooperativas entre..Administração e mão-de-obra Melhoramento da produtividade Desenvolvimento de novos..produtos O Guarda Chuva Regina Panazzo (Gestão Empresarial/2009)

9 A Aplicação O Kaizen além de aplicado no setor produtivo, também pode ser utilizado no setor administrativo, onde se procura a otimização dos processos, como eliminação do sistema burocrático, tempo de espera e prazo de entrega. Também podemos aplicá-lo no desenvolvimento de novos produtos, no planejamento e estruturação dos processos, estudando-se detalhadamente cada etapa do projeto. Regina Panazzo (Gestão Empresarial/2009)

10 o O desperdício é o inimigo nº 1; o Dar ênfase no Cliente; o Promover aprimoramentos contínuos; o Reconhecer os problemas abertamente; o Criar equipes de trabalho; o Gerenciar projetos por intermédio de equipes multifuncionais; o Nutrir o processo de relacionamento correto; o Desenvolver a autodisciplina; o Usar total transparência de procedimentos, processos e valores; o Capacitar todos os empregados Os Princípios Regina Panazzo (Gestão Empresarial/2009)

11 A Metodologia 1. DEFINIÇÃO DO PROBLEMA Identificação das oportunidades de melhoria. Escolha do projeto e formação da equipe. 2. MEDIÇÃO Mapeamento do processo, seleção dos indicadores e coleta de dados. 3. ANÁLISE DO PROCESSO ATUAL Identificação e hierarquização das causas do problema. 4. MELHORIA Geração, seleção e implementação das ações de melhoria. 5. CONTROLE Avaliação dos resultados e documentação do processo (padronização). Monitoramento para assegurar a manutenção e evolução das melhorias. Regina Panazzo (Gestão Empresarial/2009)

12 A Filosofia Pode-se dizer que o KAIZEN é uma estratégia de melhoramento que reflete um esforço constante para oferecer produtos melhores a preços menores. Nesta filosofia estão inclusas uma série de técnicas que envolvem a manutenção de máquinas, controle de tempos na produção, controle de qualidade de produtos, sugestões de funcionários, atendimento ao cliente entre outras atividades. Regina Panazzo (Gestão Empresarial/2009)

13 Conclusão Portanto concluímos que, KAIZEN é uma ferramenta essencial de controle de qualidade e produtividade, pois quando executada corretamente, fornece uma nova dimensão para a competitividade da organização, trazendo entre os benefícios conquistados, o aumento da produtividade sem investimentos significativos, a redução de custos de produção e a motivação dos funcionários. Regina Panazzo (Gestão Empresarial/2009)

14 KAIZEN – Melhoria Contínua Gestão Empresarial Março/2009 Regina Panazzo Realizado por: Regina Panazzo (Gestão Empresarial/2009)


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