A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Unidade Senac - Guarulhos - SP Turma TST - D. Tema do trabalho Avaliação Química Alunos: Eduardo nº 14 Nailton nº 35 Professor : Marcos Silva.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Unidade Senac - Guarulhos - SP Turma TST - D. Tema do trabalho Avaliação Química Alunos: Eduardo nº 14 Nailton nº 35 Professor : Marcos Silva."— Transcrição da apresentação:

1 Unidade Senac - Guarulhos - SP Turma TST - D

2 Tema do trabalho Avaliação Química Alunos: Eduardo nº 14 Nailton nº 35 Professor : Marcos Silva.

3 Avaliação da exposição aos agentes químicos A avaliação dos agentes químicos pode ser qualitativa ou quantitativa e é a segunda etapa da higiene ocupacional,após o reconhecimento da existência de determinado agente agressivo.

4 A avaliação quantitativa dos agentes químicos é muito complexa e dispendiosa,tendo em vista que para cada agente existe um método de coleta e/ou análise,utilizando equipamentos analíticos bastante diversificados.

5 Em algumas situações,em que a presença dos agentes em grandes concentrações é visível,dispensamos a avaliação quantitativa e adotamos a avaliação apenas qualitativa,e o dinheiro que seria investido na avaliação pode ser de imediato aplicado em medidas de controle,após o que se torna indispensável a avaliação quantitativa.

6 Limites de tolerância Limites de tolerância diz respeito à concentração ou intensidade máxima ou mínima,relacionada com a natureza do agente e o tempo de exposição a ele,de modo a não causar dano à saúde do trabalhador,em uma jornada de trabalho de 8 horas ou semanal de até 48 horas.

7 Valor- teto:é um valor que não pode ser ultrapassado em nenhum momento,por ser um produto de efeito extremamente rápido;nesse caso,não aplicamos o fator de desvio,sendo o limite de tolerância o próprio valor teto.

8 Processo de avaliação qualitativa:Mapa de riscos com participação dos trabalhadores. Índices de risco químico:LT,IE,NR,IRR,IRS,tabela da AIHA,etc. Quantitativa Instantânea - Equipamentos de leitura direta. Contínua:Equipamentos de amostragem.

9 Tipos de amostragem Pessoal: o amostrador acompanha o trabalhador por todo o período de trabalho e é colocado próximo à região respiratória. Ambiental:próxima do ponto mais poluído do ambiente,nos dá informações sobre a emissividade da fonte,servindo, muitas vezes,para o dimensionamento do sistema de controle de poluição.

10 Instantânea:quando o tempo de amostragem é menor que cinco minutos. Serve para verificar se o valor máximo não foi atingido e fornece informações sobre o processo.Avaliar os instantes de maiores concentrações. Contínuas:tempo de coleta maior que trinta minutos.Servem para a comparação com o limite de tolerância,que é média ponderada no tempo.

11 Instrumento de leitura direta Tubo colorimétrico:Utilizados em avaliações ambientais,são tubos de vidro selados,em cujo o interior existe um produto químico que reage especificamente com o poluente a ser medido,mudando a coloração da camada reagente.

12 Dosímetro Passivo Recipiente com uma determinada quantidade de material adsorvente (geralmente carvão ativo) que é fixado na lapela da pessoa e retirado posteriormente e enviado para análise do conteúdo.

13 Amostradores ativos Utilizam bombas de amostragem,que são equipamentos especiais com algumas características: Portáteis (pois serão montadas na cintura do trabalhador). Fonte de energia própria (bateria recarregável,com capacidade para pelo menos oito horas de amostragem).

14 Vazão regulável (cada método utiliza uma vazão diferente). Segurança intrínseca (pois trabalhará em áreas classificadas).

15 Amostradores passivos (para vapores orgânicos) Amostradores passivos (para vapores orgânicos) Os amostradores passivos não necessitam de bombas de aspiração,pois a amostra é aspirada pelo princípio da difusão,o seu uso é limitado por sofrer influência de algumas variáveis ambientais como velocidade do vento,temperatura e umidade relativa.

16 Análise Gravimétrica Pesa-se o amostrador antes e depois da amostragem e compara-se os valores de massa,sendo a diferença entre as pesagens a massa de contaminante.

17 Bomba de amostragem com porta filtro (cassete) Coloca-se o dispositivo no colaborador mais exposto,após a coleta,mandar para laboratório com exigência de ART.

18 Material de consulta Livro Higiene Ocupacional (agentes biológicos,químicos e físicos). Autores:EZIO BREVIGLIERO JOSÉ POSSEBOM ROBSON SPINELLI Site:www.google.com


Carregar ppt "Unidade Senac - Guarulhos - SP Turma TST - D. Tema do trabalho Avaliação Química Alunos: Eduardo nº 14 Nailton nº 35 Professor : Marcos Silva."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google