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PublicouIlda Affonso Barbosa Alterado mais de 8 anos atrás
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Economia do Meio Ambiente Andrea Melo 05/05/08
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Sumário da Aula de Hoje Preços Hedônicos: uma abordagem geral Valoração Contingente
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Dissertação de Érica: Ativo ambiental e preço de imóvel na cidade do Recife: um estudo exploratório a partir do método dos preços hedônicos Hipótese Básica Há uma relação positiva entre ativos ambientais e preços dos imóveis Dados utilizados 443 imóveis localizados na cidade do Recife 25 bairros Modelo: Linear Generalizado Distribuição gama
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O Modelo Autocorrelação espacial? Erros de medida são possíveis de acontecer e estes erros são generalizados na amostra uma vez que alguns dados são coletados e construídos em uma escala agregada Algumas variáveis são omitidas (número de compartimentos, material de acabamento e outras características físicas), porque são correlacionadas Depende do conjunto de dados utilizados e os dados específicos
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Autocorrelação espacial Na presença de heterocedasticidade os modelos sem autocorrelação são não viesados
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Tabela 1 - Descrição das variáveis relacionadas com a qualidade do imóvel. Descrição da variávelDefiniçãoUnidade PRECOPreços dos imóveisReais AREAÁrea total da residênciam2m2 IDADEIdade da residênciaAno QUARTONúmero de quartosquantidade GARAImóvel com garagem0,1 ANDARAndar do apartamentoquantidade BANHENúmero de banheirosquantidade RPA1Pertence à RPA 10,1 RPA2Pertence à RPA 20,1 RPA3Pertence à RPA 30,1 RPA4Pertence à RPA 40,1 RPA5Pertence à RPA 50,1 RPA6Pertence à RPA 60,1 DISTANCIADistância do bairro ao centroKm RENDARenda média do bairroReais AGUAProximidade de corpos d’água 1 0,1 VERDEProximidade de áreas verdes 2 0,1 Fonte: Elaboração própria
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Distribuição gama → MLG
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Método de Valoração Contingente Cria-se um Mercado Hipotético Aplica-se questionários Disposição a Pagar (DAP) ou Disposição a Aceitar (DAA) = WTP, WTA DAP não é igual a DAA
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Procedimentos Estimativos Primeiro Estágio Objeto de valoração Medida de valoração Forma de eliciação Instrumento de pagamento Forma da entrevista Nível da Informação Lances iniciais Desenho da amostra
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Procedimentos Estimativos Segundo Estágio Pesquisa Piloto Cálculo da Medida Monetária Agregação dos resultados
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Vieses Estimativos Confiabilidade Viés estratégico Viés hipotético Problema da Parte-todo Viés da Informação Viés do entrevistador e do entrevistado Viés do instrumento de pagamento Do ponto inicial
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