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6 6 Sumário indica: Relação dos principais seções de informações contidas no Plano. Sumário Executivo apresenta: Síntese das análises, objetivos, metas e ações contidas no Plano.

7 7 Objetivos Corporativos Representam o entrelaçamento de desejos e recursos que permitem à empresa atingir algo. Esse algo que a empresa quer atingir é o objetivo corporativo.

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11 Análise interna de marketing inclui: Determinar pontos fortes e fracos da empresa/produtos (contra a imagem percebida do concorrente). Avaliar serviços oferecidos ao mercado (contra a imagem percebida do concorrente). 11

12 12 Análise interna de marketing inclui: Determinar participações de mercado (detalhando qualidade, imagem, satisfação percebida pelo público-alvo frente aos diferentes competidores). Consolidar dados dos volumes vendas, geografia, sazonalidade, preços, etc.

13 13 Análise interna de marketing inclui: Analisar contribuição dos produtos e serviços, nas vendas totais e no lucro, nos últimos três anos. Analisar o portfólio de produtos (com suas principais forças, gargalos e potenciais).

14 14 Análise interna de marketing inclui: Analisar efetividade da equipe de vendas e dos canais de distribuição. Definir oportunidades de novos produtos. Definir sinergias para promover crescimento do produto ou expansão de mercado.

15 15 Diagnóstico da concorrência inclui: Analisar os principais concorrentes. Identificar pontos fortes e fracos da concorrência. Identificar participação de mercado, share of voice (participação no volume total de propaganda veiculada), lançamento de novos produtos e serviços.

16 16 Diagnóstico da concorrência inclui: Analisar ações de marketing, canais de distribuição, equipe de vendas. Analisar market share por produto e geral, ciclo de vida, imagem percebida. Identificar referencias como benchmarking.

17 17 Objetivos gerais de marketing inclui: Metas/volumes de vendas por produto e serviço, por segmento de consumo, região e canal de distribuição. Market share pretendido por produto e serviço, por segmento de consumo, região e canal de distribuição.

18 18 Objetivos gerais de marketing inclui: Metas de aumento de produtividade (melhorar mix de vendas, elevar preços, reduzir descontos, melhorar vendas por vendedor). Aquisições, joint ventures (duas empresas se juntam para algo em comum), licenciamento de franquias.

19 19 Objetivos gerais de marketing inclui: Novos mercados (novos usuários, novos segmentos) alvo de entrada. Participação % dos investimentos em propaganda no total corporativo. Esses objetivos quantificados deverão ser objeto de controle e ajustes ao longo do período.

20 20 Estratégias de marketing O modo de agir empresarial para alcançar os objetivos organizacionais é a estratégia.

21 21 Estratégias de marketing Estratégia é o caminho que permite cumprir os objetivos específicos e descreve os meios pelos quais os objetivos serão alcançados, seu cronograma e destinação de recursos.

22 22 Possíveis estratégias de marketing Para Produto  Mudar desempenho, qualidade ou características.  Consolidar a linha.  Expandir a linha.  Mudar diferenciação.

23 Possíveis estratégias de marketing Para Produto  Trabalhar novo posicionamento.  Padronizar o design.  Mudar o mix.  Mudar o branding. 23

24 24 Possíveis estratégias de marketing Para Preço  Alterar preços, termos ou condições comerciais.  Aplicar políticas de skimming (lançar um novo produto utilizando-se de preços altos).  Aplicar políticas de penetração (lançar um novo produto utilizando-se de preços baixos).

25 25 Possíveis estratégias de marketing Para Promoção  Mudar mix entre canais de comunicação.  Alterar força de vendas.  Alterar propaganda.

26 26 Possíveis estratégias de marketing Para Praça  Alterar distribuição.  Alterar serviços.  Alterar cobertura geográfica.  Alterar política de estoques.

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