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COMUNICAÇÃO RURAL T.E.S. Dr. Ademir de Lucas Profa Dra. Marly T. Pereira Departamento de Economia, Administração e Sociologia ESALQ-USP 2015.

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2 COMUNICAÇÃO RURAL T.E.S. Dr. Ademir de Lucas Profa Dra. Marly T. Pereira Departamento de Economia, Administração e Sociologia ESALQ-USP 2015

3 Realidade (Objeto) Realidade significado Universo mental Interesses Necessidades Valores Experiências conhecimentos Universo mental Interesses Necessidades Valores Experiências conhecimentos Dr. Ademir de Lucas - ESALQ/USP Prof.Dra Marly T Pereira - ESALQ USP 2015

4 Realidade (Objeto) Realidade significado Universo mental Interesses Necessidades Valores Experiências conhecimentos Universo mental Interesses Necessidades Valores Experiências conhecimentos codificação

5 Realidade (Objeto) Realidade significado Universo mental Interesses Necessidades Valores Experiências conhecimentos Universo mental Interesses Necessidades Valores Experiências conhecimentos Mensagens significantes codificação

6 Realidade (Objeto) Realidade significado Universo mental Interesses Necessidades Valores Experiências conhecimentos Universo mental Interesses Necessidades Valores Experiências conhecimentos Canal veículo Mensagens significantes codificação meios

7 Realidade (Objeto) Realidade significado Universo mental Interesses Necessidades Valores Experiências conhecimentos Universo mental Interesses Necessidades Valores Experiências conhecimentos Realidade significado Canal veículo Mensagens significantes codificação decodificação meios

8 Realidade (Objeto) Realidade significado Universo mental Interesses Necessidades Valores Experiências conhecimentos Universo mental Interesses Necessidades Valores Experiências conhecimentos Realidade significado Canal veículo Mensagens significantes codificação decodificação meios Retroalimentação

9 Realidade (Objeto) Realidade significado Universo mental Interesses Necessidades Valores Experiências conhecimentos Universo mental Interesses Necessidades Valores Experiências conhecimentos Realidade significado Canal veículo Mensagens significantes codificação decodificação meios Retroalimentação

10 2015 11.O que é Com Verbal e não verbal? Dr. Ademir de Lucas - ESALQ/USP Profa. Dra Marly T Pereira - ESALQ USP

11 2015 Dr. Ademir de Lucas - ESALQ/USP Profa. Dra Marly T Pereira - ESALQ USP

12 2015 Dr. Ademir de Lucas - ESALQ/USP Profa. Dra Marly T Pereira - ESALQ USP Soneto de Fidelidade “De tudo ao meu amor serei atento Antes, e com tal zelo, e sempre, e tanto Que mesmo em face do maior encanto Dele se encante mais meu pensamento. Quero vivê-lo em cada vão momento E em seu louvor hei de espalhar meu canto E rir meu riso e derramar meu pranto Ao seu pesar ou seu contentamento E assim, quando mais tarde me procure Quem sabe a morte, angústia de quem vive Quem sabe a solidão, fim de quem ama Eu possa me dizer do amor (que tive): Que não seja imortal, posto que é chama Mas que seja infinito enquanto dure. (Até um dia meu anjo)”

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15 O corpo fala – Pierre Weil

16 2015 O corpo fala – Pierre Weil

17 2015 MODELOS COMUNICAÇÃO HUMANA Dr. Ademir de Lucas - ESALQ/USP Profa. Dra Marly T Pereira - ESALQ USP

18 2012 18. Quais são os modelos de comunicação? 19. Quais as premissas dos modelos?

19 2012 1. Origem do MODELO Comunicação (SHANNON &WEAVER, 1949) Fonte ► transmissor ► sinal ►receptor ►destinatário Mensagem Mensagem Dr. Ademir de Lucas - ESALQ/USP Profa. Dra Marly T Pereira - ESALQ USP

20 2012 Comunicação : é mais um ato que processo. O mundo é dividido: “os que sabem” e “ os que não sabem”., 1.MODELO CLÁSSICO DE COMUNICAÇÃO Dr. Ademir de Lucas - ESALQ/USP Profa. Dra Marly T Pereira - ESALQ USP

21 2012 FONTE: CONCEBE, GERA, ELABORA E DECODIFICA A MENSAGEM DESTINATÁRIO: RECEBE A MENSAGEM QUE, PARA SER ENTENDIDA DEVERÁ SER DECODIFICADA E OU DECIFRADA. Dr. Ademir de Lucas - ESALQ/USP Profa. Dra Marly T Pereira - ESALQ USP

22 2012 É um modelo unidirecional ; autoritário, paternalista e assistencialista. Objetivos: induzir, persuadir, convencer os “receptores” a adotar as idéias e pontos de vista da fonte. Dr. Ademir de Lucas - ESALQ/USP Profa. Dra Marly T Pereira - ESALQ USP

23 2012 Fonte (sabe) Dr. Ademir de Lucas - ESALQ/USP Profa. Dra Marly T Pereira - ESALQ USP RECEPTOR (aprende)

24 2012 Comunicação : é um processo. No mundo todos possuem conhecimentos: “todos sabem”. Fonte é ao mesmo tempo receptor e vice versa. Os conhecimentos e valores devem ser respeitados e buscar uma forma de descobrir o que temos em comum e aproveitar para TROCAR conhecimentos. 2. MODELO DIALÓGICO Dr. Ademir de Lucas - ESALQ/USP Profa. Dra Marly T Pereira - ESALQ USP

25 2012 EMISSOR RECEPTOR RECEPTOR EMISSOR Neste, modelo ambos buscam seu desenvolvimento e amadurecimento como seres humanos 2. MODELO DIALÓGICO Dr. Ademir de Lucas - ESALQ/USP Profa. Dra Marly T Pereira - ESALQ USP

26 COMUNICAÇÂO: PORQUE RURAL?

27 2012 COMUNICAÇÃO RURAL. SEJA QUAL FOR A MANEIRA PELA QUAL O AGRICULTOR TENHA CONTATO COM A INFORMAÇÃO, ELA SEMPRE SERÁ UM PROCESSO PERCEPTIVO E É A MANEIRA PELA QUAL ELE A PERCEBE E NÃO O SEU VALOR OBJETIVO OU UTILIDADE REAL QUE O FARÁ AGIR, DE UMA OU OUTRA FORMA, ADOTANDO OU REJEITANDO A INFORMAÇÃO Dr. Ademir de Lucas - ESALQ/USP Profa. Dra Marly T Pereira - ESALQ USP

28 2012 É DETERMINADA PELA SUA PERCEPÇÃO DE MUNDO E PELOS SEUS MECANISMOS DE INTERPRETAÇÃO DO MUNDO, PODENDO ALTERAR O SEU SIGNIFICADO. A RESPOSTA DOS AGRICULTORES ÀS NOSSAS MENSAGENS:

29 2012 OS OBJETIVOS E A QUALIDADE DA COMUNICAÇÃO TANTO A FONTE COMO O RECEPTOR TEM SEUS OBJETIVOS TÉCNICO : OBJETIVA AFETAR OS AGRICULTORES DE ALGUMA FORMA, PROVOCAR NELES REAÇÕES, MUDANÇAS DE ATITUDES E COMPORTAMENTO. A COMUNICAÇÃO SÓ SERÁ TOTALMENTE EFICAZ SE O AGRICULTOR ENTENDER A MENSAGEM

30 2012 A FORMA COMO O TÉCNICO “PERCEBE” O RECEPTOR, OU SEJA O AGRICULTOR E QUAL É A SUA PERCEPÇÃO DO MEIO RURAL ANTES DE PROCURAR CONHECER O AGRICULTOR, O TÉCNICO TEM QUE CONHECER A SI PRÓPRIO AS IDÉIAS, VALORES, NORMAS E FORMAS DE CONDUTA DO TÉCNICO PODEM NÃO COINCIDIR EM TODAS DIMENSÕES COM AS DOS AGRICULTORES COM OS QUAIS TRABALHA E SE TRANSFORMAM EM SÉRIOS RUÍDOS NO PROCESSO DE COMUNICAÇÃO

31 2012 ESTE FATO É CRUCIAL NO PROCESSO DE COMUNICAÇÃO, POIS GERALMENTE O TÉCNICO (OU O EMISSOR) AGEM COMO SE AS MENSAGENS TIVESSEM EM SI MESMAS SIGNIFICADOS PRECISOS E INVARIÁVEIS. Dr. Ademir de Lucas - ESALQ/USP Profa. Dra Marly T Pereira - ESALQ USP

32 2012 SOMENTE O TÉCNICO QUE SE PREOCUPAR EM ENTENDER O UNIVERSO MENTAL DO AGRICULTOR, PODERÁ AJUDAR AO AGRICULTOR OBTER O MÁXIMO DENTRO DE SUA REALIDADE. Dr. Ademir de Lucas - ESALQ/USP Profa. Dra Marly T Pereira - ESALQ USP

33 2012 LEMBRE SE QUE: Dr. Ademir de Lucas - ESALQ/USP Profa. Dra Marly T Pereira - ESALQ USP

34 2012 75% DAS PESSOAS NÃO GOSTA DE FALAR EM PÚBLICO... VOCÊ NÃO ESTÁ SOZINHO NESSA! PLATÉIA NÃO É BICHO PAPÃO – ELES QUEREM RECEBER A INFORMAÇÃO TANTO QUANTO VOCÊ QUER COMUNICAR Dr. Ademir de Lucas - ESALQ/USP Profa. Dra Marly T Pereira - ESALQ USP

35 2012 NÃO PEÇA DESCULPAS POR EXISTIR... NADA DE AFIRMAÇÕES DO TIPO “TENTAREI FAZER O MELHOR POSSÍVEL”... SE ERRAR - E “HERRAR” É HUMANO - FAÇA UM COMENTÁRIO BEM HUMORADO SOBRE O SEU DESEMPENHO E RETOME. Dr. Ademir de Lucas - ESALQ/USP Profa. Dra Marly T Pereira - ESALQ USP

36 2012 DUELAR COM UM PARTICIPANTE É UMA INFRAÇÃO DAS MAIS GRAVES... REPREENDER UM PARTICIPANTE EM PÚBLICO, TAMBÉM DIVERGÊNCIAS DEVEM SER RESOLVIDAS DEPOIS E EM PARTICULAR Dr. Ademir de Lucas - ESALQ/USP Profa. Dra Marly T Pereira - ESALQ USP

37 2012 FAMILIARIZE-SE, ANTECIPADAMENTE, COM OS EQUIPAMENTOS QUE FOR UTILIZAR RETROPROJETOR, VÍDEO, MICROFONE ETC PARA NÃO SER TRAÍDO NA HORA H.... Dr. Ademir de Lucas - ESALQ/USP Profa. Dra Marly T Pereira - ESALQ USP

38 2012 ESTABELEÇA CONTATO VISUAL COM OS PARTICIPANTES CHAME-OS PELO NOME, SE POSSÍVEL ISTO VAI FAZÊ-LOS SE SENTIR VALORIZADOS Dr. Ademir de Lucas - ESALQ/USP Profa. Dra Marly T Pereira - ESALQ USP

39 2012 CRIE UM AMBIENTE FAVORÁVEL E ENTUSIASMANTE... PONHA ENERGIA NA VOZ E NOS GESTOS... VIBRE, EXPLORE SEUS PONTOS FORTES Dr. Ademir de Lucas - ESALQ/USP Profa. Dra Marly T Pereira - ESALQ USP

40 2012 QUEM DEVE CHAMAR A ATENÇÃO É A MENSAGEM E NÃO VOCÊ... LIVRE-SE DOS EXAGEROS NAS ROUPAS E ACESSÓRIOS MAS LEMBRE-SE.. Dr. Ademir de Lucas - ESALQ/USP Profa. Dra Marly T Pereira - ESALQ USP

41 2012 FINALMENTE, NEM PENSE EM PERDER O FOCO... SE ACONTECER, ENCONTRE-O RÁPIDO ANTES QUE VOCÊ PERCA A PLATÉIA Dr. Ademir de Lucas - ESALQ/USP Profa. Dra Marly T Pereira - ESALQ USP

42 2012 ACIMA DE TUDO, PRESTE ATENÇÃO AOS SINAIS EMITIDO PELOS PARTICIPANTES. ELES SERÃO SEU GUIA. Dr. Ademir de Lucas - ESALQ/USP Profa. Dra Marly T Pereira - ESALQ USP

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45 BIBLIOGRAFIA FREIRE, P. Extensão ou comunicação? 6 ed. Petrópolis: Vozes, 1982, 93 p. DIAZ BORDENAVE, J.E. O que é Comunicação Rural. 15a. ed. São Paulo, Brasiliense, 1992. 105p.(Coleção primeiros passos) PENTEADO, J.R.W. A Técnica da Comunicação Humana. São Paulo, Pioneira, 1993, 332p. MUSSOI, E. M. Enfoques pedagógicos para uma Extensão Rural Agroecológica, Texto de aula(Obrigatório). Dr. Ademir de Lucas - ESALQ/USP Profa. Dra Marly T Pereira - ESALQ USP


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