A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Avaliação Institucional CAMPANHA NACIONAL DE ESCOLAS DA COMUNIDADE FACULDADE CENECISTA DE CAPIVARI Capa.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Avaliação Institucional CAMPANHA NACIONAL DE ESCOLAS DA COMUNIDADE FACULDADE CENECISTA DE CAPIVARI Capa."— Transcrição da apresentação:

1 Avaliação Institucional CAMPANHA NACIONAL DE ESCOLAS DA COMUNIDADE FACULDADE CENECISTA DE CAPIVARI Capa

2 A maior instituição educacional particular do Brasil Avaliação Nenhuma avaliação é neutra, ou seja, vem impregnada de valores, sendo eles ideológicos, atitudinais, éticos, dentre outros.

3 A maior instituição educacional particular do Brasil Avaliação “Somos uma sociedade em que o humor punitivo, apesar dos seus inúmeros e óbvios fracassos, conseguiu distorcer o que há de mais precioso na avaliação – a sua capacidade de construir – tornando-a mero instrumento de classificação”. RISTOFF (2000, p.47)

4 A maior instituição educacional particular do Brasil Modelos de Avaliação Tipo Regulação Mecânica Enfoque quantitativo Critério Punitivo e de Controle Avaliação pontual CONTERA, Cristina, 2002, p.137 Tipo Democrático Interesse emancipatório Enfoques quanti/qualitativos Avaliação como aperfeiçoamento e transformação Avaliação “proativa” e permanente CONTERA, Cristina, 2002, p.137

5 A maior instituição educacional particular do Brasil Consideração inicial sobre Avaliação Institucional Em princípio, vamos considerar a Avaliação Institucional como uma oportunidade de diagnosticar a instituição educacional.

6 A maior instituição educacional particular do Brasil Breve histórico – O início  Em 1982, surge o Programa de Avaliação da Reforma Universitária (PARU), criado pelo MEC;  O PARU foi criado em função da expansão quantitativa que ocorreu nos anos de 1970, visando garantir a qualidade do ensino superior;  Tratou de dois temas: gestão e produção/disseminação de conhecimentos;  Não teve continuidade e não alcançou os objetivos, mas despertou o interesse para a necessidade de discutir as questões de avaliação.

7 A maior instituição educacional particular do Brasil Breve histórico  Em 1985, surge outra proposta de avaliação, também criada pelo MEC: Grupo Executivo para a Reforma do Ensino Superior (GERES), que pudesse ser “sentida pela administração federal para a distribuição racional de seus recursos”.  O modelo de avaliação do GERES foi do tipo regulação, como contraponto à autonomia das IES.  Essa proposta oportunizou ainda mais a discussão e disseminação da Avaliação Institucional.

8 A maior instituição educacional particular do Brasil Breve histórico  Em 1990, foi constituído um grupo de trabalho visando à criação de um programa para analisar a qualidade do ensino dos cursos de graduação e o desempenho das IES e do sistema de ensino superior.  Em novembro de 1993, surge o Programa de Avaliação Institucional das Universidades Brasileiras, também conhecido como PAIUB.  O PAIUB tinha uma proposta voltada ao processo democrático e participativo, combinando quantidade e qualidade e possibilitando compreensão e transformação institucional.  Essa proposta oportunizou um momento histórico, mas foi “desestimulado” com a Lei 9.131, de 24 de novembro de 1995, sendo que existiu formalmente até 2004.

9 A maior instituição educacional particular do Brasil Breve histórico  Em 1995 surge, com a Lei 9.131/95, o Exame Nacional de Cursos (ENC), que ficou conhecido como “Provão”.  Dispunha de outros instrumentos, como:  Prova em alinhamento com as diretrizes da cada curso;  Questionário das condições sócio-econômicas;  Opiniões dos alunos sobre os cursos frequentados;  Análise das condições de ensino.  Porém, desarticulados, numa acomodação tal que sirva aos interesses próprios de cada governo.

10 A maior instituição educacional particular do Brasil Avaliação Institucional conceito Muito além de práticas avaliativas pontuais e fragmentadas, a avaliação institucional consiste num empreendimento sistemático que busca a compreensão global da Universidade, pelo reconhecimento e pela integração de suas diversas dimensões. BALZAN (2000, p.09)

11 A maior instituição educacional particular do Brasil Avaliação Institucional conceito: Um projeto que permite o balanço dos rumos da instituição em busca de qualidade. Como processo, a avaliação institucional constitui um serviço prestado à sociedade à medida que os participantes da instituição possam repensar seus compromissos e metas, modos de atuação e finalidades de suas práticas e de sua missão. LEITE (2005, p.33)

12 A maior instituição educacional particular do Brasil Avaliação Institucional conceito Deve integrar de modo permanente a reflexão e as práticas políticas e administrativas que orientam e dão coerência ao sistema educativo da universidade, combinando a auto-avaliação ou avaliação interna com a avaliação externa, os fatores quantitativos e os qualitativos, os processos e os resultados. DIAS SOBRINHO (2000, p.70)

13 A maior instituição educacional particular do Brasil Avaliação Institucional Algumas considerações As definições dos diferentes autores são convergentes entre si, pois:  Sinalizam a importância da totalidade e do processo;  Apontam para a necessidade do entrelaçamento entre as diversas instâncias;  Direcionam para a busca de diagnóstico realístico, visando proporcionar a transformação com qualidade.

14 A maior instituição educacional particular do Brasil Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004 Em 2004, surge o SINAES (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior), criado pela Lei 10.861.

15 A maior instituição educacional particular do Brasil Lei nº 10.861/2004  Art. 1º - Fica instituído o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), com o objetivo de assegurar o processo nacional de avaliação das instituições de educação superior, dos cursos de graduação e do desempenho acadêmico de seus estudantes, nos termos do art. 9º, VI, VIII e IX, da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996.

16 A maior instituição educacional particular do Brasil Lei 9394/96 (LDB) Art. 9º - A União incumbir-se-á de: VI - assegurar o processo nacional de avaliação do rendimento escolar no ensino fundamental, médio e superior, em colaboração com os sistemas de ensino, objetivando a definição de prioridades e a melhoria da qualidade do ensino; VIII - assegurar o processo nacional de avaliação das instituições de educação superior, com a cooperação dos sistemas que tiverem responsabilidade sobre este nível de ensino; IX – autorizar, reconhecer, credenciar, supervisionar e avaliar, respectivamente, os cursos das instituições de educação superior e os estabelecimentos do seu sistema de ensino.

17 A maior instituição educacional particular do Brasil Lei nº 10.861/2004  Art. 1º § 1º O SINAES tem por finalidades a melhoria da qualidade da educação superior, a orientação da expansão da sua oferta, o aumento permanente da sua eficácia institucional e efetividade acadêmica e social e, especialmente, a promoção do aprofundamento dos compromissos e responsabilidades sociais das instituições de educação superior, por meio da valorização de sua missão pública, da promoção dos valores democráticos, do respeito à diferença e à diversidade, da afirmação da autonomia e da identidade institucional.

18 A maior instituição educacional particular do Brasil O SINAES integra 3 (três) modalidades como instrumentos de avaliação:  Avaliação das Instituições de Educação Superior (Avalies) – avaliação interna ou auto-avaliação e avaliação externa. Tem caráter formativo e visa o aperfeiçoamento dos agentes da comunidade acadêmica e da instituição como um todo.

19 A maior instituição educacional particular do Brasil  Avaliação dos Cursos de Graduação (ACG). Realizada por Comissões Externas de Avaliação designadas pelo INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais “Anísio Teixeira”), constituídas por especialistas em suas respectivas áreas do conhecimento, cadastrados e capacitados pelo INEP.

20 A maior instituição educacional particular do Brasil  Exame Nacional de Avaliação de Desempenho dos Estudantes – ENADE. O ENADE é um instrumento destinado a avaliar o desempenho dos estudantes com relação:  a) aos conteúdos programáticos previstos nos cursos de graduação;  b) ao desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional;  c) ao nível de atualização com referência à realidade brasileira e mundial.

21 A maior instituição educacional particular do Brasil Reflexão O propósito declarado de todos os formatos de Avaliação Institucional ao longo da história, deixam evidente a necessidade de melhorar a qualidade.

22 A maior instituição educacional particular do Brasil “Supor que o Sistema Nacional de Avaliação Institucional do Ensino Superior alcançou o objetivo máximo daquilo que se espera de uma avaliação institucional, que seja totalmente imparcial, descompromissada, absolutamente democrática e geradora de autonomia institucional é algo que ainda cumpre discutir, tendo em vista a persistência de algumas práticas compulsórias e premiadoras, resquícios de um estigma que o Provão cunhou de maneira sintomática no ideário recente da sociedade brasileira como um todo”. SILVA (2006) Disponível em

23 A maior instituição educacional particular do Brasil “Percebemos claramente que o bem público, historicamente, vem sendo subvertido em seus princípios e dimensões, caracterizando uma agenda de reformulações das políticas públicas e, particularmente, das políticas de educação superior no mundo, deteriorando a identidade e autonomia das instituições. Nesse ambiente, a avaliação institucional por mais que os seus instrumentos propiciem uma abertura mais democrática é preciso considerar o atual papel bastante influenciado e influenciável”.

24 A maior instituição educacional particular do Brasil “O que deveria ser um projeto educativo que visasse o aprimoramento das instituições por meio principalmente da oportunidade de um auto diagnóstico de suas estruturas e propostas, valorizando as semelhanças peculiares entre as instituições de ensino superior, sejam públicas ou privadas, como forma de resgatar e dar continuidade ao processo de democratização, autoconsciência e consciência coletiva, na verdade, vem sendo implementadas com valores pouco democráticos, mas bastante reguladores, conservadores e ortodoxos, instituídos dentro do ordenamento jurídico dos Estados Nacionais, configurando uma influência contundente das políticas de mercado”.


Carregar ppt "Avaliação Institucional CAMPANHA NACIONAL DE ESCOLAS DA COMUNIDADE FACULDADE CENECISTA DE CAPIVARI Capa."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google