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CIRCULAÇÃO DE COLEÇÕES Capacitação no Uso do SABi - 2016.

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Apresentação em tema: "CIRCULAÇÃO DE COLEÇÕES Capacitação no Uso do SABi - 2016."— Transcrição da apresentação:

1 CIRCULAÇÃO DE COLEÇÕES Capacitação no Uso do SABi - 2016

2 SUMÁRIO  Introdução  Usuário  Rotinas  Mensagens de aviso do sistema  Correspondências e avisos  Introdução  Usuário  Rotinas  Mensagens de aviso do sistema  Correspondências e avisos

3 CIRCULAÇÃO DE COLEÇÕES O que faz o Módulo?  Empréstimo;  Devolução;  Renovação;  Reserva de documentos;  Controle do movimento de caixa;  Emissão de correspondências e impressos. O que faz o Módulo?  Empréstimo;  Devolução;  Renovação;  Reserva de documentos;  Controle do movimento de caixa;  Emissão de correspondências e impressos.

4 CIRCULAÇÃO DE COLEÇÕES O módulo utiliza informações do:  módulo de Catalogação (bases Bibliográfica e Administrativa para itens)  banco Pessoa da Universidade Elementos considerados na definição do módulo:  status do usuário (conforme o Regulamento de Circulação de Coleções)  status do item (conforme o Manual de Registro de Itens) O módulo utiliza informações do:  módulo de Catalogação (bases Bibliográfica e Administrativa para itens)  banco Pessoa da Universidade Elementos considerados na definição do módulo:  status do usuário (conforme o Regulamento de Circulação de Coleções)  status do item (conforme o Manual de Registro de Itens)

5 BASES NO MÓDULO DE CIRCULAÇÃO Base Bibliográfica (registros) URS01 URS50 Banco Pessoa UFRGS Circulação SABi / Aleph Base Administrativa (itens)

6 CIRCULAÇÃO DE COLEÇÕES Características gerais:  os procedimentos de circulação são comuns a todas as bibliotecas do SBU;  as transações são controladas, separadamente, por biblioteca;  há um cadastro único de usuário no SBU; Características gerais:  os procedimentos de circulação são comuns a todas as bibliotecas do SBU;  as transações são controladas, separadamente, por biblioteca;  há um cadastro único de usuário no SBU;

7 CIRCULAÇÃO DE COLEÇÕES Características gerais:  habilitação local em cada biblioteca;  usuário só reserva item das bibliotecas onde está habilitado;  usuário reserva documentos e renova empréstimos preferencialmente via Internet ou em qualquer biblioteca do SBU; Características gerais:  habilitação local em cada biblioteca;  usuário só reserva item das bibliotecas onde está habilitado;  usuário reserva documentos e renova empréstimos preferencialmente via Internet ou em qualquer biblioteca do SBU;

8 CIRCULAÇÃO DE COLEÇÕES  A Circulação de Coleções no Sistema de Bibliotecas da UFRGS segue a Portaria 8452 de 14 de novembro de 2014;  Esta portaria dispõe sobre o "Regulamento de Circulação de Coleções no SBUFRGS";Regulamento de Circulação de Coleções no SBUFRGS  O Regulamento fixa normas e procedimentos para o serviço de circulação.  A Circulação de Coleções no Sistema de Bibliotecas da UFRGS segue a Portaria 8452 de 14 de novembro de 2014;  Esta portaria dispõe sobre o "Regulamento de Circulação de Coleções no SBUFRGS";Regulamento de Circulação de Coleções no SBUFRGS  O Regulamento fixa normas e procedimentos para o serviço de circulação.

9 USUÁRIOS constam no Banco Pessoa O Regulamento define as categorias de usuários habilitados a utilizar os serviços de circulação de documentos nas bibliotecas da Universidade e que constam no Banco Pessoa. São elas: I – corpo docente; II – corpo discente; III – corpo técnico administrativo; IV – colaborador convidado. constam no Banco Pessoa O Regulamento define as categorias de usuários habilitados a utilizar os serviços de circulação de documentos nas bibliotecas da Universidade e que constam no Banco Pessoa. São elas: I – corpo docente; II – corpo discente; III – corpo técnico administrativo; IV – colaborador convidado.

10 USUÁRIOS - Categorias institucionais Categoria Prazo de empréstimo (status regular) Cartão de identificação Aluno Ens. Fundamental/ Médio/Profissionalizante7 diasSim Ed. Infantil7 diasSim Extensão7 diasSim Graduação7 diasSim Pós-Graduação14 diasSim Docente 14 diasSim Docente aposentado7 diasSim Servidor Servidor técnico (UFRGS e FAURGS)7 diasSim Servidor técnico aposentado (UFRGS e FAURGS)7 diasSim Outros Biblioteca de outra instituição14 diasNão Colaborador convidado14 diasSim Funcionário HCPA7 diasNão Membro de incubadora7 diasSim Tutor de disciplina EAD14 diasSim Usuário de vínculo temporário7 diasSim

11 USUÁRIOS - Definidos pela gerência do SABi Alguns usuários foram criados para atender necessidades gerenciais do SBU. São eles: Categoria Prazo de empréstimo (status regular) Cartão de identificação Biblioteca SBUFRGS 7 dias Não COMUT 7 dias Não

12 USUÁRIOS BIBLIOTECAS SBU BibliotecaUsuário ADMADMBIB ARQARQBIB ARTARTBIB BCBCBIB CBSCBSBIB CSHBSCSHBIB QUIQUIBIB

13 USUÁRIOS – Outros casos As categorias de usuários Pólo de EAD e Usuário de empréstimo estendido não podem retirar por empréstimo itens da categoria 10 - Regular. Devem seguir as orientações abaixo: As categorias de usuários Pólo de EAD e Usuário de empréstimo estendido não podem retirar por empréstimo itens da categoria 10 - Regular. Devem seguir as orientações abaixo: Categoria Prazo de empréstimoStatus Outros Pólo de EAD31/12 do ano corrente77 - EAD Usuário de empréstimo estendido1 ano 90 - Empréstimo estendido.

14 Banco Pessoa Docente, Colaborador Aluno GR, PG e Fund./médio/prof. e Servidor técnico... Biblioteca Local Vínculo temporário Funcionário HCPA Bibl. outras instituições Gerência do SABi Bibliotecas SBU COMUT Banco de Usuários SBU com cartãosem cartão USUÁRIOS - Resumo

15 USUÁRIOS – Tipos Usuário COM cartão de identificação  possui cadastro no Banco Pessoa da UFRGS;  alteração de dados cadastrais somente no Banco Pessoa;  cartão de identificação fornecido pela Central de Identificação da UFRGS; Usuário COM cartão de identificação  possui cadastro no Banco Pessoa da UFRGS;  alteração de dados cadastrais somente no Banco Pessoa;  cartão de identificação fornecido pela Central de Identificação da UFRGS;

16 USUÁRIOS – Tipos Usuário COM cartão de identificação  formulários de Informação global e de Endereço preenchidos, automaticamente, pelo sistema;  habilitado, automaticamente, na biblioteca da sua unidade e, pelo operador, nas demais bibliotecas (exceto servidores técnicos, alunos de extensão e membros de incubadora). Usuário COM cartão de identificação  formulários de Informação global e de Endereço preenchidos, automaticamente, pelo sistema;  habilitado, automaticamente, na biblioteca da sua unidade e, pelo operador, nas demais bibliotecas (exceto servidores técnicos, alunos de extensão e membros de incubadora).

17 USUÁRIO – Tipos Usuário SEM cartão de identificação  não possui cadastro no Banco Pessoa da UFRGS;  formulários de Informação global, de Endereço e de Habilitação local preenchidos e alterados pelo operador diretamente na biblioteca*. * Consulte no Regulamento de Circulação de Coleções o Art. 3º Parágrafo único. Usuário SEM cartão de identificação  não possui cadastro no Banco Pessoa da UFRGS;  formulários de Informação global, de Endereço e de Habilitação local preenchidos e alterados pelo operador diretamente na biblioteca*. * Consulte no Regulamento de Circulação de Coleções o Art. 3º Parágrafo único.

18 REGULAMENTO DE CIRCULAÇÃO DE COLEÇÕES - Art. 3º

19 PREENCHIMENTO DE FORMULÁRIOS PASSO 1 : Clicar PASSO 2 : Clicar em Novo

20 PREENCHIMENTO DE FORMULÁRIOS

21 USUÁRIO – Tipos Usuário SEM cartão de identificação  usuários com características especiais (Biblioteca SBU e COMUT):  formulários de Informação global, de Endereço e de Habilitação local preenchidos pela Gerência do SABi. Usuário SEM cartão de identificação  usuários com características especiais (Biblioteca SBU e COMUT):  formulários de Informação global, de Endereço e de Habilitação local preenchidos pela Gerência do SABi.

22 Banco Pessoa Banco Usuários SBU José Duarte-00133242 Aluno GR Agronomia Informação global e Endereço Bibl. AGR José Duarte-00133242 Aluno GR Agronomia Habilitação local automática Habilitação local pelo operador Habilitação local Bibl. GEOBibl. VET USUÁRIO – Habilitação local

23 CIRCULAÇÃO DE COLEÇÕES Interface GUI : onde o operador efetua as ações do Módulo Circulação Interface GUI : onde o operador efetua as ações do Módulo Circulação Abas: Empréstimo Devolução Usuários Itens Admin. Pesquisa

24 INTERFACE GUI – Aba Usuário Telas com informações cadastrais e informações das transações de circulação do usuário nas bibliotecas do SBU.

25 EXERCÍCIO  Abrir seu usuário na base teste e fazer a habilitação local na biblioteca BC

26 CIRCULAÇÃO DE COLEÇÕES Rotinas Rotinas  Empréstimo  Renovação GUI  Reserva (características e gerência)  Devolução  Caixa  Catalogação rápida  Correspondências e impressos Rotinas  Empréstimo  Renovação GUI  Reserva (características e gerência)  Devolução  Caixa  Catalogação rápida  Correspondências e impressos

27 EMPRÉSTIMO Características  Usuários com cartão deverão apresentar o cartão de identificação para empréstimo.  Em qualquer situação em que a Central de Identificação não esteja confeccionando cartões de identificação, as bibliotecas devem realizar o empréstimo para usuários que não possuem cartão ou cujo cartão esteja danificado mediante a apresentação de documento de identidade oficial com foto (p.ex.: RG, Carteira Nacional de Habilitação, passaporte).  Empréstimo de documentos para reprodução parcial para usuários externos sem vínculo com a UFRGS fica a critério de cada Biblioteca. Características  Usuários com cartão deverão apresentar o cartão de identificação para empréstimo.  Em qualquer situação em que a Central de Identificação não esteja confeccionando cartões de identificação, as bibliotecas devem realizar o empréstimo para usuários que não possuem cartão ou cujo cartão esteja danificado mediante a apresentação de documento de identidade oficial com foto (p.ex.: RG, Carteira Nacional de Habilitação, passaporte).  Empréstimo de documentos para reprodução parcial para usuários externos sem vínculo com a UFRGS fica a critério de cada Biblioteca.

28 EMPRÉSTIMO Verificações do sistema  existência e categoria do usuário no cadastro global  habilitação do usuário na biblioteca local  data de validade do cadastro do usuário  permissões do usuário para empréstimo  impedimentos do usuário  infrações do usuário (débitos ou itens em atraso)  número de itens que podem ser emprestados  disponibilidade do item para empréstimo  pedidos de reserva para o item  status do item Verificações do sistema  existência e categoria do usuário no cadastro global  habilitação do usuário na biblioteca local  data de validade do cadastro do usuário  permissões do usuário para empréstimo  impedimentos do usuário  infrações do usuário (débitos ou itens em atraso)  número de itens que podem ser emprestados  disponibilidade do item para empréstimo  pedidos de reserva para o item  status do item

29 EMPRÉSTIMO Prazos de empréstimo:  Definidos com base na categoria do usuário e no status do item. Consulte no site Document@:  Manual de Circulação de Coleções, cap. Usuário GUI, Seção 2.3 Categorias de usuário X permissões Manual de Circulação de Coleções, cap. Usuário GUI, Seção 2.3 Categorias de usuário X permissões  Manual de Itens, seção 5.2.2 Guia 2. Inf. geral - Status do item Manual de Itens, seção 5.2.2 Guia 2. Inf. geral - Status do item Prazos de empréstimo:  Definidos com base na categoria do usuário e no status do item. Consulte no site Document@:  Manual de Circulação de Coleções, cap. Usuário GUI, Seção 2.3 Categorias de usuário X permissões Manual de Circulação de Coleções, cap. Usuário GUI, Seção 2.3 Categorias de usuário X permissões  Manual de Itens, seção 5.2.2 Guia 2. Inf. geral - Status do item Manual de Itens, seção 5.2.2 Guia 2. Inf. geral - Status do item

30 EMPRÉSTIMO

31 EMPRÉSTIMO - Impedimentos Informações cadastrais Mensagens de impedimentos Cancelar empréstimo

32 EMPRÉSTIMO - Impedimentos O usuário fica impedido de usar o serviço de circulação de coleções quando:impedido de usar o serviço de circulação  a data de validade do cadastro está expirada;  possui item em atraso;  possui débito superior ao valor mínimo estipulado;  possuir pelo menos um dos seguintes impedimentos:  cartão ID perdido/danificado (não aplicável para usuário sem cartão);  usuário desvinculado do SBU (não aplicável para usuário com cartão);  problema com e-mail;  cadastro duplo ou incorreto; O usuário fica impedido de usar o serviço de circulação de coleções quando:impedido de usar o serviço de circulação  a data de validade do cadastro está expirada;  possui item em atraso;  possui débito superior ao valor mínimo estipulado;  possuir pelo menos um dos seguintes impedimentos:  cartão ID perdido/danificado (não aplicável para usuário sem cartão);  usuário desvinculado do SBU (não aplicável para usuário com cartão);  problema com e-mail;  cadastro duplo ou incorreto;

33 EMPRÉSTIMO Informação importante:  Troca de data de devolução deve ser feita somente no momento do empréstimo para:  empréstimo noturno e de final de semana e  empréstimo de itens com status Consulta local quando o horário de devolução coincidir com o horário em que a biblioteca está fechada e para eventuais ampliações de prazo de empréstimo de itens da biblioteca. Informação importante:  Troca de data de devolução deve ser feita somente no momento do empréstimo para:  empréstimo noturno e de final de semana e  empréstimo de itens com status Consulta local quando o horário de devolução coincidir com o horário em que a biblioteca está fechada e para eventuais ampliações de prazo de empréstimo de itens da biblioteca.

34 RENOVAÇÃO Renovação de empréstimo pode ser feita pelo usuário via Internet ou em qualquer biblioteca do SBU. Verificações do sistema:  se o item está em atraso;  se o item está reservado;  se o usuário está em débito. Renovação de empréstimo pode ser feita pelo usuário via Internet ou em qualquer biblioteca do SBU. Verificações do sistema:  se o item está em atraso;  se o item está reservado;  se o usuário está em débito.

35 RENOVAÇÃO GUI Formas de acesso  Barra de menu, Renovação/Estatística consulta (caminho direto)  ícone (caminho do item)  ícone (caminho do usuário) Formas de acesso  Barra de menu, Renovação/Estatística consulta (caminho direto)  ícone (caminho do item)  ícone (caminho do usuário)

36 RESERVA Características:  usuário faz reserva, preferencialmente, na WEB;  só é permitido ao usuário a reserva de itens em biblioteca no qual está habilitado;  não é permitida reserva de itens idênticos de uma obra na mesma biblioteca;  reservas ativas têm prazo para retirada, após a devolução, a critério de cada biblioteca;  pedidos de reserva podem ser cancelados tanto pelo usuário quanto pela biblioteca. Características:  usuário faz reserva, preferencialmente, na WEB;  só é permitido ao usuário a reserva de itens em biblioteca no qual está habilitado;  não é permitida reserva de itens idênticos de uma obra na mesma biblioteca;  reservas ativas têm prazo para retirada, após a devolução, a critério de cada biblioteca;  pedidos de reserva podem ser cancelados tanto pelo usuário quanto pela biblioteca.

37 GERÊNCIA DE RESERVA Utilizada pelo operador para gerenciar a lista de pedidos de reserva de itens, permitindo deletar, ativar e, eventualmente, criar e consultar pedidos de reserva.

38 DEVOLUÇÃO Item só pode ser devolvido na biblioteca onde foi efetuado o empréstimo. Verificações do sistema:  se o item pertence à biblioteca  se o item está emprestado  se a devolução está em atraso  se o item possui reserva Item só pode ser devolvido na biblioteca onde foi efetuado o empréstimo. Verificações do sistema:  se o item pertence à biblioteca  se o item está emprestado  se a devolução está em atraso  se o item possui reserva

39 DEVOLUÇÃO Dados do item Informações cadastrais Informações de caixa Opção de pagamento de débito Impressão automática de comprovante em impressora térmica

40 DEVOLUÇÃO EM ATRASO Alerta a usuários em débito:  A mensagem Você está em débito no Sistema de Bibliotecas da UFRGS. Regularize sua situação é:  exibida quando o usuário acessa o Portal do Aluno ou o Portal do Servidor,  impressa na encomenda de matrícula e em atestados e históricos solicitados pelo aluno de graduação e de pós- graduação,  informada automaticamente à PROREXT quando da emissão/impressão de certificados. Alerta a usuários em débito:  A mensagem Você está em débito no Sistema de Bibliotecas da UFRGS. Regularize sua situação é:  exibida quando o usuário acessa o Portal do Aluno ou o Portal do Servidor,  impressa na encomenda de matrícula e em atestados e históricos solicitados pelo aluno de graduação e de pós- graduação,  informada automaticamente à PROREXT quando da emissão/impressão de certificados.

41 DEVOLUÇÃO EM ATRASO  Restrição a concessão de benefícios servidores e discentes conforme Portaria 1546/2006;Portaria 1546/2006  Não poderão ser candidatos a:  bolsas (monitoria, extensão, iniciação científica, permanência e treinamento)  coordenação e fiscalização de concurso vestibular e extra-vestibular  utilização da colônia de férias e do estacionamento  Restrição a concessão de benefícios servidores e discentes conforme Portaria 1546/2006;Portaria 1546/2006  Não poderão ser candidatos a:  bolsas (monitoria, extensão, iniciação científica, permanência e treinamento)  coordenação e fiscalização de concurso vestibular e extra-vestibular  utilização da colônia de férias e do estacionamento

42 DEVOLUÇÃO - Informações  Controle de débitos antes do desligamento institucional  servidor: antes da aposentadoria a PROGESP verifica a existência de débitos;  aluno de pós-graduação: controle é feito pelo sistema de pós-graduação antes da emissão/homologação do diploma.  professor substituto, colaborador convidado e aluno especial: termo de compromisso, a ser assinado no momento em que formalizam seu vínculo com a UFRGS, estabelecendo o compromisso de, ao se desligarem, estar em situação regular com as bibliotecas, sob pena de sofrer sanções administrativas e judiciais.  Troca de data em caso de devolução em atraso: sistema fora do ar  Aplicada em casos especiais como sistema fora do ar (como por exemplo falta de luz/internet).  Controle de débitos antes do desligamento institucional  servidor: antes da aposentadoria a PROGESP verifica a existência de débitos;  aluno de pós-graduação: controle é feito pelo sistema de pós-graduação antes da emissão/homologação do diploma.  professor substituto, colaborador convidado e aluno especial: termo de compromisso, a ser assinado no momento em que formalizam seu vínculo com a UFRGS, estabelecendo o compromisso de, ao se desligarem, estar em situação regular com as bibliotecas, sob pena de sofrer sanções administrativas e judiciais.  Troca de data em caso de devolução em atraso: sistema fora do ar  Aplicada em casos especiais como sistema fora do ar (como por exemplo falta de luz/internet).

43 CAIXA Usado para:  registrar o pagamento de taxas por atraso na devolução ou perda/dano de item;  registrar transações de caixa não geradas, automaticamente, no Módulo de Circulação de Coleções;  visualizar lista de transações de caixa do usuário na biblioteca local, incluindo débitos, abonos e pagamentos efetuados;  emitir relatórios para conferência de valores recebidos, por operador ou IP do micro. Usado para:  registrar o pagamento de taxas por atraso na devolução ou perda/dano de item;  registrar transações de caixa não geradas, automaticamente, no Módulo de Circulação de Coleções;  visualizar lista de transações de caixa do usuário na biblioteca local, incluindo débitos, abonos e pagamentos efetuados;  emitir relatórios para conferência de valores recebidos, por operador ou IP do micro.

44 CAIXA Características:  transações registradas e administradas por biblioteca;  impedimentos decorrentes de débitos são válidos para todo o SBU;  exibe os débitos do usuário na biblioteca local e permite visualizar o valor dos débitos nas bibliotecas do SBU;  valor total do débito, no SBU, é exibido no momento do empréstimo, sem especificar as bibliotecas. Características:  transações registradas e administradas por biblioteca;  impedimentos decorrentes de débitos são válidos para todo o SBU;  exibe os débitos do usuário na biblioteca local e permite visualizar o valor dos débitos nas bibliotecas do SBU;  valor total do débito, no SBU, é exibido no momento do empréstimo, sem especificar as bibliotecas.

45 CAIXA Características:  quitação de débito somente através de Guia de Recolhimento da União (GRU);  A emissão da GRU deve ser feita pelo usuário no SABi Catálogo on-line;  Baixa automática em até 48h úteis (desde 26/10/15);  Consulta de pagamentos no Portal do Servidor: Gestão > Bibliotecas > Pagamento de Taxas do SABi https://www1.ufrgs.br/Biblioteca/pagamentotaxas/default.php Características:  quitação de débito somente através de Guia de Recolhimento da União (GRU);  A emissão da GRU deve ser feita pelo usuário no SABi Catálogo on-line;  Baixa automática em até 48h úteis (desde 26/10/15);  Consulta de pagamentos no Portal do Servidor: Gestão > Bibliotecas > Pagamento de Taxas do SABi https://www1.ufrgs.br/Biblioteca/pagamentotaxas/default.php

46 DEMONSTRAÇÃO  Acesso à consulta de pagamentos

47 GRU – Outros casos  A consulta de pagamentos no Portal do Servidor apresenta apenas as informações de pagamentos de GRUs criadas no SABi. As demais não vão aparecer na listagem;  Casos de geração de GRU fora do SABi:  usuário sem vínculo;  pagamento de item extraviado.  Como gerar? Site da UFRGS > Menu Serviços > Guia de Recolhimento da União  A consulta de pagamentos no Portal do Servidor apresenta apenas as informações de pagamentos de GRUs criadas no SABi. As demais não vão aparecer na listagem;  Casos de geração de GRU fora do SABi:  usuário sem vínculo;  pagamento de item extraviado.  Como gerar? Site da UFRGS > Menu Serviços > Guia de Recolhimento da União

48 GRU – informações importantes Informação existente para evitar o uso deste tipo de GRU no SABi Descrição do recolhimento: Serviços administrativos (Emissão de diplomas/atestados, Taxas, Pgto Xerox) Unidade gestora: Unidade para a qual se destina o pagamento. (Não há indicação específica das bibliotecas das unidades neste campo.)

49 CAIXA Operações  Registro do pagamento de taxa por atraso na devolução de item  Criação de débito  Abono de débito Operações  Registro do pagamento de taxa por atraso na devolução de item  Criação de débito  Abono de débito

50 CAIXA Registro de pagamento de débito  A operação de registro do pagamento pode ser feita a partir do Empréstimo, da Devolução ou do Usuário Registro de pagamento de débito  A operação de registro do pagamento pode ser feita a partir do Empréstimo, da Devolução ou do Usuário

51 CAIXA Criar débito  Usado para  item danificado ou extraviado;  documentos não registrados na base SABi, devolvidos com atraso. Por exemplo, fascículos ainda não incluídos no módulo de Aquisição & Periódicos;  registrar o pagamento de taxa por atraso na devolução de item emprestado para usuário sem cadastro no SABi (empréstimo para xerox);  incluir novamente um débito que foi indicado no sistema indevidamente como pago. Por exemplo, quando o operador aceita um comprovante de agendamento e não o comprovante de pagamento de débito¹; ¹ Solicitar troca de status (de pago para abonado) via RT. Criar débito  Usado para  item danificado ou extraviado;  documentos não registrados na base SABi, devolvidos com atraso. Por exemplo, fascículos ainda não incluídos no módulo de Aquisição & Periódicos;  registrar o pagamento de taxa por atraso na devolução de item emprestado para usuário sem cadastro no SABi (empréstimo para xerox);  incluir novamente um débito que foi indicado no sistema indevidamente como pago. Por exemplo, quando o operador aceita um comprovante de agendamento e não o comprovante de pagamento de débito¹; ¹ Solicitar troca de status (de pago para abonado) via RT.

52 CAIXA Abono de débito Usado para cancelar débito do usuário  Alguns motivos de abono padrão:  biblioteca fechada  doença/luto  erro do operador  item na estante  pagamento com livros  roubo  Outros motivos consulte: Manual de Circulação de Coleções, cap. Caixa, seção 2.3 Abonar http://www.ufrgs.br/documenta/manuais-sabi/circulacao-caixa/caixa/transacoes- 1/abonar-1 Abono de débito Usado para cancelar débito do usuário  Alguns motivos de abono padrão:  biblioteca fechada  doença/luto  erro do operador  item na estante  pagamento com livros  roubo  Outros motivos consulte: Manual de Circulação de Coleções, cap. Caixa, seção 2.3 Abonar http://www.ufrgs.br/documenta/manuais-sabi/circulacao-caixa/caixa/transacoes- 1/abonar-1

53 CATALOGAÇÃO RÁPIDA Utilizada pelo operador para registrar dados bibliográficos e de item de documento ainda não incluído na base SABi que precisa ser emprestado  após a devolução, o documento deve ser encaminhado para catalogação completa e inclusão dos dados de aquisição e do item. Utilizada pelo operador para registrar dados bibliográficos e de item de documento ainda não incluído na base SABi que precisa ser emprestado  após a devolução, o documento deve ser encaminhado para catalogação completa e inclusão dos dados de aquisição e do item.

54 CATALOGAÇÃO RÁPIDA  Inclusão  colar etiqueta de código de barras no item e anotar seu número  preencher o formulário de Catalogação rápida  Empréstimo  emprestar o item  reservar o item para o usuário Biblioteca SBU  abrir a função de Itens e alterar o status de processamento para PT - Processamento Técnico  Inclusão  colar etiqueta de código de barras no item e anotar seu número  preencher o formulário de Catalogação rápida  Empréstimo  emprestar o item  reservar o item para o usuário Biblioteca SBU  abrir a função de Itens e alterar o status de processamento para PT - Processamento Técnico

55 CATALOGAÇÃO RÁPIDA Após a devolução:  Pesquisar o item no OPAC/GUI;  Quando só existe o registro de catalogação rápida = Catalogação completa;  Quando já existe o registro bibliográfico completo na base = Catalogação cooperativa e exclusão do registro de cat. rápida;  Registro de dados de aquisição;  Revisão do registro de item. Após a devolução:  Pesquisar o item no OPAC/GUI;  Quando só existe o registro de catalogação rápida = Catalogação completa;  Quando já existe o registro bibliográfico completo na base = Catalogação cooperativa e exclusão do registro de cat. rápida;  Registro de dados de aquisição;  Revisão do registro de item.

56 DEMONSTRAÇÃO Catalogação rápida

57 ESTATÍSTICA DE CONSULTA Usada para registrar a consulta de documentos feita na biblioteca  Onde registrar  na barra de menu Renovação/Estatística consulta > Estatística de consulta Usada para registrar a consulta de documentos feita na biblioteca  Onde registrar  na barra de menu Renovação/Estatística consulta > Estatística de consulta

58 ESTATÍSTICA DE CONSULTA Leitura do código de barras uma única vez Geração de relatório específico para estatística de consulta por período e por coleção

59 MENSAGENS DE AVISO DO SISTEMA Geradas, automaticamente, a partir de verificações realizadas pelo sistema, no momento da execução de uma transação de circulação de cadastramento de usuário, empréstimo, devolução, renovação, reserva ou registro de quitação de débito Geradas, automaticamente, a partir de verificações realizadas pelo sistema, no momento da execução de uma transação de circulação de cadastramento de usuário, empréstimo, devolução, renovação, reserva ou registro de quitação de débito

60 CORRESPONDÊNCIAS & IMPRESSOS Utilizada pelo operador para emitir correspondências e impressos das transações de circulação Características  correspondências são enviadas por e-mail;  impressos emitidos, automaticamente, no momento da transação ou por solicitação do operador. Utilizada pelo operador para emitir correspondências e impressos das transações de circulação Características  correspondências são enviadas por e-mail;  impressos emitidos, automaticamente, no momento da transação ou por solicitação do operador.

61 CORRESPONDÊNCIAS & IMPRESSOS TransaçãoImpressosEmissor Onde gerar Correspondências (e- mail) Emissor EmpréstimoRelação de empréstimos e reservas no Sistema de Bibliotecas Operador GUIDevolução/quitação de débitoOperador Comprovante de empréstimoOperadorGUILembrete da bibliotecaSistema Avisos de atrasoSistema DevoluçãoComprovante de devoluçãoSistemaGUI ReservaPapeleta de item reservadoSistemaGUIAviso de reserva disponívelSistema Aviso de reserva canceladaSistema CaixaRecibo de pagamento de taxaSistemaGUI Relatório de caixaOperador Menu de serviços / GUI Extrato de transações de caixa Operador Menu de serviços GeralEnviar e-mailOperador

62 CORRESPONDÊNCIAS & IMPRESSOS  Lembrete da biblioteca  enviado pela Gerência do SABi, por e-mail, dois dias antes da data prevista de devolução  Aviso de atraso  enviados pela Gerência do SABi por e-mail  1° aviso: enviado após o 1° dia de atraso  2° aviso: enviado 7 dias após o 1° aviso  3° e último aviso: enviado 7 dias após o 2° aviso  Lembrete da biblioteca  enviado pela Gerência do SABi, por e-mail, dois dias antes da data prevista de devolução  Aviso de atraso  enviados pela Gerência do SABi por e-mail  1° aviso: enviado após o 1° dia de atraso  2° aviso: enviado 7 dias após o 1° aviso  3° e último aviso: enviado 7 dias após o 2° aviso Mais utilizados

63 CORRESPONDÊNCIAS & IMPRESSOS  Relatório de caixa  emitido pela biblioteca, informa o movimento de caixa por operador ou IP do micro, num determinado período;  inclui operador PAGTO -AUT  Como emitir?  Menu de serviços http://sabi.ufrgs.br/servicos/index.phphttp://sabi.ufrgs.br/servicos/index.php  GUI Relatório de caixa no Menu superior Para mais informações consulte Manual de Circulação de Coleções, cap. Correspondências e impressos  Relatório de caixa  emitido pela biblioteca, informa o movimento de caixa por operador ou IP do micro, num determinado período;  inclui operador PAGTO -AUT  Como emitir?  Menu de serviços http://sabi.ufrgs.br/servicos/index.phphttp://sabi.ufrgs.br/servicos/index.php  GUI Relatório de caixa no Menu superior Para mais informações consulte Manual de Circulação de Coleções, cap. Correspondências e impressos Mais utilizados

64 CIRCULAÇÃO – Resumo Agentes Interfaces Transações G U I Pesquisa usuário/item Empréstimo Devolução Renovação Reserva Catalogação rápida Caixa Correspondências/impressos Operador SABi Usuário Consulta transações Reserva Renovação Agendamento W E B

65 CIRCULAÇÃO - Dúvidas  Entre em contato com o Departamento de Serviços aos Usuários via RT. SolicitaçãoDepartamento Datas de devolução - AlteraçãoDSU Débitos: pagamentos, abonos, GRU - OrientaçõesDSU Módulo de Circulação - OrientaçõesDSU Relatórios - Circulação - OrientaçõesDSU Renovação - DúvidasDSU Reservas - DúvidasDSU Sugestões de inclusão de exemplos nos manuais - CirculaçãoDSU Usuário - Situação na Biblioteca - DúvidasDSU


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