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PublicouEdson Bentes Pinhal Alterado mais de 7 anos atrás
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PROMOVER 2012 Campo Grande - MS
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A importância das avaliações de larga escala
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As avaliações de larga escala no Brasil Âmbito Nacional século XX década de 90 – SAEB - ENEM - PISA
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As avaliações de larga escala no Brasil Âmbito Nacional século XXI – Prova Brasil - Provinha Brasil - PISA
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Propósito fornecer elementos para decisões políticas e gerenciais; construir um sistema de informações para uso de todos os atores educacionais;
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Propósito criar uma cultura de avaliação; contribuir para a formação dos profissionais da educação;
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Uso dos resultados Comparação dos resultados ao longo das edições da avaliação; resultados dos anos avaliados; o que os alunos precisam saber – e sabem ou não sabem;
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“ Aprova Brasil, o direito de aprender ” Estudo realizado pela UNICEF uma das conclusões do estudo: “O ÊXITO DOS ESTUDANTES É ATRIBUÍDO AO PROFESSOR”.
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Os aspectos mais destacados em relação aos professores foram: o empenho a competência a capacitação
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Os aspectos mais destacados em relação aos professores foram: o interesse a dedicação a abertura para criar atividades o estímulo aos alunos
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Os aspectos mais destacados em relação aos professores foram: o compromisso dos professores em relação à escola, aos alunos e à comunidade a forma de relacionamento
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Os aspectos mais destacados em relação aos professores foram: a abertura ao diálogo a busca por capacitação a atitude do professor em relação ao processo aprendizagem
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Sete dimensões relevantes para a aprendizagem 1. ambiente educativo 2. prática pedagógica 3. avaliação 4. gestão escolar democrática
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Sete dimensões relevantes para a aprendizagem 5. formação e condições de trabalho dos profissionais da escola 6. ambiente físico escolar 7. acesso, sucesso e permanência na escola pelos alunos
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Referências bibliográficas UNICEF. Aprova Brasil: o direito de aprender: boas práticas em escolas públicas avaliadas pela Prova Brasil. Distrito Federal, 2006.
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