Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouBenedicto de Oliveira Bento Alterado mais de 8 anos atrás
1
GEOMETRIA DINÂMICA UMA NOVA ABORDAGEM PARA O APRENDIZADO DA GEOMETRIA SÃO LEOPOLDO, 2016 UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS – UNISINOS UNIDADE ACADÊMICA DE EDUCAÇÃO CONTINUADA CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA BRUNA AVILA JANINE DIOGO LISIANE LEMOS
2
GEOMETRIA DINÂMICA UMA NOVA ABORDAGEM PARA O APRENDIZADO DA GEOMETRIA Maria Alice Gravina Instituto de Matemática da UFRGS Artigo publicado nos Anais do VII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, p1-13, Belo Horizonte, Brasil, nov, 1996)
3
Introdução Intrigados com o alto índice de reprovação dos alunos ingressantes do curso de Licenciatura em Matemática da UFRGS, na disciplina de Geometria Euclidiana, fizeram com que estes fossem analisados. Constataram que eles não atingiram no decorrer de seu ensino e aprendizagem, os níveis mentais superiores de dedução e rigor, apresentando pouca compreensão dos objetos geométricos, não conseguindo estruturar uma demonstração.
4
Geometria Dinâmica Apresentam sessão de trabalhos realizados com os alunos onde, a partir da experimentação, o ensino de geometria se dá na forma de conjecturas feitas corrigidas e refinadas a partir do feedbak oferecido pelo ambiente. O artigo se detém em duas questões: os processos de formação do conceito de objeto geométrico e de transição entre o experimental e o abstrato. Softwares com recurso de desenho e movimento podem ser ferramentas ideais para a superação de dificuldades, por exemplo, Cabri-Geometre e Geoplan. Ensinando geometria através de uma exploração experimental viável em ambientes informatizados.
5
Teoria proposta por Fischbein (1993), onde o objeto geométrico é tratado como tendo duas componentes: 1) conceitual – através da linguagem escrita e falada, com maior ou menor grau de formalismo. 2) figural – imagem mental que associamos ao conceito, e no caso da geometria, tem característica de poder ser manipulada através de movimentos como translação, rotação etc.
6
Exemplo de item de resultado quantitativo, de questionário aplicado aos alunos ingressantes no curso em 1995 * Observa-se desequilíbrio entre componentes conceitual e figural do objeto geométrico. Pode ser trabalhado com 7º, 8º e 9º ano
7
Análise Princípios de Geometria Dinâmica São ferramentas de construção: desenhos de objetos geométricos são feitos a partir das propriedades que o definem. Quando movimentados, garantes as relação geométricas atribuídas. Recurso didático importante, pois possuiu harmonia entre aspectos conceituais e conceituais.
8
No artigo, foi realizado o relato de atividades usando a geometria dinâmica através de observações qualitativas. Tratando problemas que o enunciado não há indicação de resposta, desencadeia um processo desafiador e interessante para o ensino e a aprendizagem. Nesta proposta o professor interagiu com os alunos, como questionador e mediador, procurando situá-los, sempre que necessário, mas os alunos que chegavam as conjecturas.
9
Conclusões Os programas de geometria são ferramentas poderosas na superação de obstáculos referente a aprendizagem. Os alunos experimentam, criam estratégias, fazem conjecturas, argumentam e deduzem propriedades matemáticas.
Apresentações semelhantes
© 2025 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.