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Fatores de Avaliação Know-how : É a soma total de quaisquer habilidades, conhecimentos e experiências requeridas por um cargo, de maneira a propiciar um.

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1 Fatores de Avaliação Know-how : É a soma total de quaisquer habilidades, conhecimentos e experiências requeridas por um cargo, de maneira a propiciar um desempenho satisfatório, independente da forma como foram obtidas.   KH Técnico: conhecimento e habilidades práticas, técnicas ou especializadas e disciplinas correlatas, mede o alcance ou a profundidade do conhecimento;   KH Gerencial: capacidade para integrar e harmonizar as diversas funções envolvidas em atividades de gestão, nos campos de operação e apoio;   Habilidade em Relações Humanas: é a habilidade requerida por um cargo quanto ao inter-relacionamento com pessoas.

2 Fatores de Avaliação Processo Mental : É intensidade e a complexidade em termos quantitativos do processo mental (de iniciativa própria) requeridas pelo cargo ao identificar e definir problemas, alcançar decisões e expressá-las.   Contexto de Raciocínio: são as restrições conceituais inerentes ao contexto em que o cargo atua;   Tipo de Raciocínio: complexidade das situações enfrentadas e do processo de raciocínio necessário ao desempenho. Responsabilidade por Resultados : É responder por uma ação e suas conseqüências. É a mensuração do impacto de um cargo nos resultados finais dos negócios.   Abrangência de Atuação: éa autonomia de ação delegada ao cargo.   Magnitude: éa quantificação monetária (em termos anuais), de valores sobre os quais o cargo tenha alguma forma de influência, levando-se se em consideração o escopo básico do mesmo.   Impacto: define o produzido pelo cargo na dimensão financeira estabelecida.

3  Know How  Técnico – Conhecimentos e experiências adquiridas, tanto através da prática quanto da educação formal, que o cargo requer A – Básico E – Superior ou Especializado A – Básico E – Superior ou Especializado B – Técnico Elementar F – Superior Avançado B – Técnico Elementar F – Superior Avançado C – Técnico G – Domínio Completo C – Técnico G – Domínio Completo D – Técnico Avançado H - Domínio Raro D – Técnico Avançado H - Domínio Raro A-D – não superior – “o que” e “como é feito” E – H – superior – “por que”  Gerencial – Habilidades requeridas pelo cargo para o exercício de tarefas e processos (Fator hierárquico) T – Tarefa III – Heterogêneo T – Tarefa III – Heterogêneo I – Contribuição Individual IV – Diversificado I – Contribuição Individual IV – Diversificado II – Homogêneo V – Total II – Homogêneo V – Total  Relações humanas – Habilidades requeridas do cargo quanto ao inter-relacionamento com pessoas 1 – Informação 1 – Informação 2 – Comunicação 2 – Comunicação 3 – Negociação 3 – Negociação

4 Know How Gerencial – Habilidades requeridas pelo cargo para o exercício de tarefas e processos (Fator hierárquico) tarefas e processos (Fator hierárquico) T – Tarefa – Nesta categoria, os ocupantes não necessitam entender fluxo de trabalho ou atividades correlatas. Estão focados na execução de tarefas muito específicas quanto ao objetivo e conteúdo. I – Contribuição Individual – Ocupantes executam atividades muito específicas, mas com conhecimento de atividades correlatas. II – Homogêneo – Execução de atividades relativamente homogêneas, mas que necessitam interação com outras áreas. No caso de gerentes específicos que exercem somente uma função básica. III – Heterogêneo – Execução de atividades diferentes quanto a sua natureza e objetivos. Cargos com impacto estratégico na organização e/ou visão de longo prazo. IV – Diversificado – Integração de todas as atividades de uma organização em âmbito corporativo que afeta planejamento e operação da organização. V – Total – Nesta categoria pertence as posições que integram todas as funções importantes de uma operação, total gerenciamento de um negócio de alta complexidade (diversidade de atividades)

5  Processo Mental  Contexto de Raciocínio – liberdade do cargo para pensar dentro da rotina A – Rotina Rígida – regras claras e detalhadas B – Rotina – instrução permanente C – Semi-Rotina – procedimentos definidos D – Padrões – padrões diversificados E – Definições Específicas – Políticas e metas definidas F – Definições Abrangentes - Políticas e metas amplas G – Definições Gerais – Objetivos gerais e estratégicos H – Definições Abstratas – Pensamento negócio (macro economia)  Tipo de Raciocínio (Desafio) – Complexidade da atividade mental requerida para resolver problemas 1 – Repetitivo – situações idênticas 2 – Padronizado – situações semelhantes 3 – Interpolativo – situações diferentes 4 – Adaptativo – situações variáveis, exigem raciocínio analítico 5 – Criativo – situações novas, exigem criar soluções

6  Responsabilidade por Resultados  Abrangência de Atuação – autonomia de ação do cargo A – Restrita – autonomia zero, supervisão hora em hora B – Controlada – supervisão 3 X ao dia C – Padronizada – supervisão 2 X ao dia D – Regulamentada – supervisão 1 X ao dia, tarefas especificam “o que” e “quando” E – Definida – autonomia para decidir “como fazer” F – Dirigida – autonomia em determinada área G – Orientada – responde por determinado negócio como todo H – Ilimitada – responde por toda empresa, grupo (donos, acionistas)  Magnitude – dimensão financeira (valores anuais) sobre a qual o cargo tenha participação. Resultados finais os quais o cargo está incumbido  Impacto – Impacto produzido pelo cargo na dimensão financeira estabelecida  Indireto R – Remoto – responsabilidade sobre serviços de informação fornecido outros C – Contributório – responsabilidade sobre serviços de apoio, aconselhamento, assessoria fornecido outros  Direto S – Compartilhado – responsabilidade compartilhada outras pessoas P – Primário – influência direta e determinante

7 KH  D I 2 = 152 PM  D 3 (29%) = 43 RR  C+ 2 C = 57 TOTAL = 252 PONTOS KH  E I 2 = 200 PM  D 3+ (33%) = 66 RR  D 2 C = 76 TOTAL = 342 PONTOS Exemplos de avaliações Quadro Guia - Hay

8 Análise de cada cargo: KH + PM + RR = Peso do cargo Cargos de pesos semelhantes = mesmo grade.  KH = 304  PM = 115  RR = 132 TOTAL = 551 GRADE 16  KH = 304  PM = 100  RR = 115 TOTAL = 519 GRADE 16  KH = 304  PM = 115  RR = 175 TOTAL = 594 GRADE 17 Exemplos de avaliações


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