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Os Projetos na Educação Infantil

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Apresentação em tema: "Os Projetos na Educação Infantil"— Transcrição da apresentação:

1 Os Projetos na Educação Infantil
Fátima Saboia Leitão

2 Quando e como surge o projeto?

3 Séc. XV sob as formas Pourjet/Project - designam elementos arquitetônicos lançados para frente (balcões, sacadas)

4 Quem são os precursores?

5 Pestalozzi, Fröebel, Makarenko Montessori, Decroly
Freinet

6 Criadores do Método de Projetos Dewey e Kilpatrick (década de 20) – Perspectiva de escola viva, aberta ao real

7 Projeto no Brasil

8 Movimento Escola Nova - Anísio Teixeira/Lourenço Filho e Paulo Freire

9 Autores

10 * Fernando Hernandèz, Jurjo Santomé, Antoni Zabala (Espanha)
* Jolibert (França), Adelia Lerner, Ana Maria Kaufman (Argentina)

11 Princípios Educativos que fundamentam o Projeto

12 * Importância de partir de uma situação problemática, válida de ser explorada; * Preocupação com o interesse da criança – motivação, empenho e esforço; *Discussão de questões significativas para a vida da criança dentro e fora da escola

13 Importância dos conhecimentos prévios das crianças;
* Importância dos conhecimentos prévios das crianças; *Papel do grupo como mediador da construção de novos conhecimentos; * Importância do diálogo pedagógico no processo de ensino e aprendizagem.

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15 O Projeto na perspectiva de Dewey

16 Partir de uma experiência autêntica da criança, de seu interesse – problema; Obter os dados para resolver o problema – Pesquisar e Explorar (a partir das questões formuladas pelas crianças); Formular hipóteses de solução do problema; Comprovar as hipóteses por meio da ação – refutar ou comprovar

17 O Projeto e a criança

18 * Envolve a criança como uma totalidade - desenvolvimento da sensibilidade emocional, moral e ética e na construção de conhecimentos; * Projeta a criança para além do seu próprio nível de desenvolvimento e fortalece a zona de desenvolvimento proximal

19 * Pressupõe o protagonismo da criança, sua possibilidade de escolha e negociação; * Admite a flexibilidade de ação (professor e criança), permite o acolhimento da diversidade e a compreensão pela criança de sua realidade pessoal e cultural; * Permite a criança aprender a dividir tarefas, a compartilhar seus conhecimentos, a fortalecer o sentimento de pertencer ao grupo.

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21 Com o projeto, a criança desenvolve

22 * Saberes - sobre objetos e pessoas - alarga os horizontes culturais e humanos; * Sentimentos - aprende a aceitar-se de forma positiva e aos outros; a lidar com sucesso e insucesso e a partir de erros e dúvidas;

23 * Disposições – desenvolve a capacidade de imaginar, de prever, de explicar, de pesquisar e questionar; aprende a ser persistente, reflexiva e aberta a novas ideias, aprende a gostar de aprender;

24 * Competências – aprende a cooperar, a descobrir seu valor pessoal; a manusear instrumentos científicos de observação e coleta; aprende sobre as áreas do conhecimento e diferentes formas de expressão e comunicação (Formosinho, 2008)

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26 O Projeto e a a professora

27 É corresponsável pelo trabalho e incentiva a participação da criança
* É corresponsável pelo trabalho e incentiva a participação da criança * Coordena sua ação com a necessidade de propiciar a construção de autonomia pela criança * Pesquisa e explora junto com as crianças * Escuta a criança e considera sua fala e ação.

28 * Preocupa-se em incluir no planejamento as experiências fundamentais para a aprendizagem e desenvolvimento da criança (atitudes, procedimentos e conceitos) * Propicia diferentes tipos de interação e preocupa-se com a motivação de todos.

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31 Etapas de um Projeto

32 * Determinação conjunta da temática (problemática) a ser estudada a partir do interesse das crianças; * Planejamento e organização das ações a partir das questões das crianças (divisão dos grupos, definição de assuntos e procedimentos);

33 * Socialização periódica dos resultados obtidos nas investigações – Sínteses dos conhecimentos construídos * Estabelecimento com o grupo dos critérios de avaliação, realizando os ajustes necessários.

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35 Momentos decisivos do desenvolvimento do Projeto

36 * A definição do problema (a partir do interesse da criança);
* O planejamento do trabalho (coletivo, com base nas questões das crianças) * A coleta, a organização e o registro das informações (a partir das experiências); * A avaliação e a comunicação das sínteses.

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38 Dúvidas sobre o desenvolvimento de projetos

39 * Acesso às fontes de informação (tarefa da família);
* Valorização do produto em detrimento das possibilidades de aprendizagem (preocupação com a “culminância”); * Acesso às fontes de informação (tarefa da família); * Preocupação com a inclusão de todas as experiências (“forçar” experiências);

40 * Variação das formas de apresentação dos projetos
* Valorização dos conhecimentos prévios e pesquisas da criança (apresentação do processo); * Variação das formas de apresentação dos projetos * Preocupação com a autonomia da criança.

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44 A documentação do projeto

45 * Textos coletivos organizados pela professora e pelo grupo;
* Desenhos das crianças; * Textos coletivos organizados pela professora e pelo grupo; * Painéis com as descobertas mais interessantes sobre o tema; * Fotos, registros gráficos e plásticos, portfólios das crianças

46 Uma professora, um projeto

47 JUSTIFICATIVA: A curiosidade das crianças com relação aos animais e aproveitando esse interesse natural achei relevante abordar o tema, visto que esse assunto faz parte da grade curricular; DETONADOR: Escuta de um CD com o som das vozes de alguns animais e identificação do animal. O segundo momento dessa atividade foi desenhar e escrever o dono do som.

48 O DESENVOLVIMENTO DO PROJETO
Identificação e classificação de animais em gravura; elaboração de um painel com os animais agrupados de acordo com alguns atributos: animais que poderiam ficar juntos no habitat; que voam; nadam; andam; vivem na terra e animais perigosos .

49 Leituras de histórias sobre animais e observação da caixa com insetos: “Foi pedido que cada criança escolhesse um dos animais para desenhar: aranhas, formigas, besouros, vespas, baratas e o besouro rola bosta (desenhado por todos). As crianças também cantaram a musica da ‘barata’ e da ‘D. aranha’”.

50 As crianças trouxeram vários ‘animais encontrados no quintal de casa e coletados com ajuda dos parentes (besouros, grilos, baratas, cachorro de areia, formigas e um besouro diferente que Israel chamava de ‘pai da joaninha’. Um besouro preto com um X branco nas costas. Organizamos um mostruário de pequenos animais com todos os bichos. Assumi o papel de escriba, escrevendo as informações do painel de acordo com o que era falado pelo grupo”.

51 “Uma lagarta passou a ser o centro de atenção de todos
“Uma lagarta passou a ser o centro de atenção de todos. A comida da lagarta foi outro momento de descobertas: o grupo já sabia que a lagarta comia folha, mais qual seria a que ela mais gostava? O grupo saiu pela escola para coletar folhas e colocar na casa de Leandra a lagarta, nossa mascote. No dia seguinte ao observar a única folha devorada, as crianças retiraram o restante da ‘casa’ da Leandra e foram pegar mais folha de asclépias, uma planta venenosa, a planta que Israel encontrou a Leandra, e onde encontramos muitas outras lagartas, besouros e miriápodes, pegamos outra para fazer companhia para Leandra e o grupo batizou de Leo. Leo e Leandra, nossas lagartas. Foi necessário organizar o grupo para que todos participassem dos cuidados e da alimentação dos bichos em nossa sala. Ao longo da semana as crianças comentaram: “Essa lagarta come muito, ela só come e faz cocô, muito cocô.”

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53 “O que a barata come. E os miriápodes
“O que a barata come? E os miriápodes? Essas perguntas todas foram respondidas ao longo do projeto. Cada criança cuidava de um animal em dias diferentes, assim todos cuidavam de todos e descobriam algo novo. Através de filmes coletamos mais informações sobre outros animais. No filme a lagarta virou uma pupa e depois uma mariposa, o louva-deus comia outros animais e as lagartixas também, as formigas no formigueiro tinham uma rainha e comiam sementes, todos os pequenos animais nasciam de ovos, essas descobertas todas foram bastante comentadas e assimiladas pelo grupo. Na semana seguinte uma grande novidade, uma de nossas lagartas virou uma pupa verde, o grupo entrou em alvoroço. ‘Olhe é um casulo verde e vai virar borboleta igual ao filme!’ Todos já conheciam o que viria depois dessa etapa de desenvolvimento e todos passaram a usar a lupa para ver melhor todos os aspectos da pupa”.

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55 Muitas pesquisas, desenhos, artes, escritas
Muitas pesquisas, desenhos, artes, escritas... Exposição e relatos sobre as vivências


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