A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Teorias de Aprendizagem E O Ensino de LE. Abordagens de Ensino de LE Psicologia do Desenvolvimento.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Teorias de Aprendizagem E O Ensino de LE. Abordagens de Ensino de LE Psicologia do Desenvolvimento."— Transcrição da apresentação:

1 Teorias de Aprendizagem E O Ensino de LE

2

3 Abordagens de Ensino de LE Psicologia do Desenvolvimento

4 Teorias de Desenvolvimento Inatista Ambientalista Interacionista Psicologia Tradicional Psicologia Cognitiva Movimento Construtivista Psicologia da Aprendizagem Estruturalismo Behaviorismo Cognitivismo Sociointeracionismo Método Audiolingual Estratégias mentais Ab. Comunicativa Abordagem Gramatical

5 Estágios Cognitivos de Piaget Sensório-motor ( nascimento até os 2 anos) Pré-operacional ( 2 a 7 anos) Operacional Concreto (7 a 11 anos) Operacional Formal (após 11 anos)

6 Piaget & Vygotsky PiagetVygotsky Abordagem biológica e natural Desenvolvimento cognitivo= do individual para o social Abordagem sócio- histórica Desenvolvimento cognitivo= do social para o individual

7 Piaget e Vygotsky Desenvolvimento antecede aprendizagem Dimensão cognitiva do desenvolvimento e da aprendizagem Aprendizagem antecede o desenvolvimento Dimensão social do desenvolvimento e da aprendizagem O desenvolvimento ocorre através da interação entre o objeto físico e o sujeito O desenvolvimento ocorre através da interação social entre sujeito e objeto social

8 Foco no produto --------------- Foco no processo Foco no professor ---------------Foco no aprendiz “ Nós passamos a perceber o aprendiz como pessoas completas com dimensões comportamentais, cognitivas, afetivas, sociais, experienciais, estratégicas e políticas” Larsen-Freeman (1991) Transformações

9 Visões do Aprendiz: Mímicos ( anos 50) Cognitivos (anos 60) Afetivos e Sociais ( anos 70) Aprendiz estratégico ( anos 80) Político (anos 90)

10 Cook (2003) Século XIX Influência do estudo das línguas clássicas Estudo de línguas: Gramática tradução

11 Gramática-tradução Contato com novas civilizações e sua literatura Treinamento do pensamento lógico Linguagem como disciplina acadêmica Foco em regras gramaticais e vocabulário Conhecimento adquirido através de trabalho árduo

12 Método Direto Século XX – migração em massa, guerras mundiais necessidade de se falar a língua rapidamente, diversidade de falantes ( dificuldade de aprender através da L1)

13 Método Direto Língua materna banida do ensino de LE Sucesso mensurado a partir da proficiência do aluno ser equivalente à pronúncia do falante nativo. Foco na gramática, vocabulário e pronúncia

14 Abordagem Natural Décadas de 70 e 80 Um adulto pode reproduzir a “rota” de aprendizagem da criança (nativa) Evitava-se o foco explícito na gramática Evitava-se o reforço negativo Exposição a insumo significativo Hipótese da ordem natural

15 Críticas Evidências provenientes da aquisição de L1 Negligência do social e do cultural Negligência à relevância da instrução para o aprendizado

16 Abordagem Comunicativa Ocorre paralelamente à Abordagem Natural Foco no sentido e no propósito da aprendizagem ESP; Task-based learning Perspectiva sociolinguística e perspectiva interacional/sociointeracional

17 Qual Teoria está implícita? Read and write in your notebook all the indefinite pronouns that appear in the text. Gil and Veloso, now two very famous stars, did better than other Tropicalists. Some were tortured; one never recovered from the treatment he had at the hands of the police. Others went into hiding or gave up performing completely.

18

19 Suppose you have a restaurant just for spiders. What do you serve? Fill in the menu with delicious spider treats. Remember: spiders can only slurp, not chew! What about talking to a friend to decide what delicious spider treats can fill the menu?.....

20

21 Um livro de Português...Qual a teoria implícita? Em vários lugares encontramos imagens que foram criadas para facilitar a comunicação entre pessoas de diferentes países e idiomas. Essas imagens, conhecidas como pictogramas, possuem semelhanças com aquilo que representam, tornando o entendimento mais imediato. Talvez você já tenha visto alguns dos pictogramas apresentados a seguir. Tente descobrir o significado de cada um deles.

22 Um livro de português... Pesquise em jornais, revistas, livros etc. outros pictogramas. Sua pesquisa também pode ser feita quando você estiver em: rodovias, supermercados, ruas, lanchonetes...

23

24

25 Considerações finais... As mudanças nas abordagens frente ao ensino de línguas não são provenientes de uma razão isolada. Elas ocorrem devido a mudanças no conceito de um “bom uso da língua”, do “bom falante da língua”. As mudanças nas abordagens frente ao ensino de línguas não são provenientes de uma razão isolada. Elas ocorrem devido a mudanças no conceito de um “bom uso da língua”, do “bom falante da língua”. Elas originam-se, também e principalmente, devido a mudanças das circunstância sociais, políticas e geográficas da sociedade Elas originam-se, também e principalmente, devido a mudanças das circunstância sociais, políticas e geográficas da sociedade


Carregar ppt "Teorias de Aprendizagem E O Ensino de LE. Abordagens de Ensino de LE Psicologia do Desenvolvimento."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google