A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Um olhar sobre a comparação em educação: questões teóricas e epistemológicas.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Um olhar sobre a comparação em educação: questões teóricas e epistemológicas."— Transcrição da apresentação:

1 Um olhar sobre a comparação em educação: questões teóricas e epistemológicas

2 Anos 50 Sistemas educativos enquanto entidades homogéneas Factores históricos, forças ou causas que explicam os fenómenos educativos (religião, raça, língua, espaço geopolítico, ideologia, clima…) Paradigma positivista Determinismo Método científico indutivo Estudos empíricos Estatística Construção de taxonomias

3 Um olhar sobre a comparação em educação: questões teóricas e epistemológicas Anos 60 Explosão demográfica do pós-guerra Democratização do ensino – explosão escolar no ensino secundário /aumento da procura no ensino superior Educação permanente Descolonização e reorganização dos sistemas de ensino pós-coloniais (criação das associações regionais África e mundo Árabe) A educação como investimento económico / teorias do capital humano e da modernização (formação contínua de professores; relações entre os sistemas educativos e o mercado de trabalho) Imi/emigração massiva; educação multi/intercultural; assimilação / integração dos trabalhadores migrantes

4 Um olhar sobre a comparação em educação: questões teóricas e epistemológicas Anos 70 Choque petrolífero Desemprego juvenil Crise Mundial da Educação Falência da tese da igualdade de oportunidades Crise da Escola de Massas: Contradição entre expectativas e mecanismos escolares (selecção, diversificação das fileiras escolares, os “herdeiros”) Contradição entre a crescente diversificação social e heterogeneidade educativas e a capacidade do sistema em responder (currículos, pedagogia, formação de professores) Bifurcação entre a modernização do sistema (em resposta ao mercado de trabalho e às necessidades de desenvolvimento económico) e a valorização da instituição escolar como principal instituição veiculadora do saber académico Contradição entre o papel socializador da escola e a sociedade pedagógica – contextos de socialização alternativos Racionalidade instrumental descentralizadora / desconcentrada (novas formas de regulação dos sistemas educativos)

5 Mapa das comunidades discursivas da educação comparada a) Projectos ou intenções de comparação b) Teorias ou conceitos de comparação c) Objectos ou unidades de comparação d) Práticas ou métodos de comparação

6

7 Mapa das comunidades discursivas da educação comparada 1. Perspectivas Historicistas a) Questões históricas (no sentido descritivo e factual) b) Relaciona os aspectos educativos com os culturais, não há propriamente uma teoria de comparação c) Sistemas educativos nacionais d) Abordagem histórica baseada na descrição dos factos; conhecimento enciclopédico sobre os sistemas de ensino, importância da estatística

8 Mapa das comunidades discursivas da educação comparada 2. Perspectivas positivistas a) Método científico transposto para a EC: identificação, descrição e classificação/ experimentação de hipóteses, formulação de teorias/predição de evoluções futuras b) Funcionalismo estrutural (teoria de referência); educação possui uma função de manutenção e reprodução da ordem social, consenso, produção de resultados generalizáveis c) Sistemas educativos nacionais; tendência para isolar alguns dos seus componentes (financiamento, avaliação) d) Aplicação do método científico à EC

9 Mapa das comunidades discursivas da educação comparada 3. Perspectivas da modernização a) Baseada na crença da educação como factor de desenvolvimento e progresso; classificações, tipologias destinadas a orientar o planeamento educativo nacional e as políticas educativas nacionais e das agências internacionais b) Teorias do capital humano; discurso economicista; utilização de critérios de eficiência e de modelos de “custo-benefício”; escolas da planificação educacional; abordagem sistémica. c) Sistemas educativos nacionais, mas também comparações verticais (financiamento, rendimento escolar, etc.) ; hierarquização dos países com base em critérios de excelência – trabalhos do IEA desde 1959 – International Evaluation of Educational Achievement; PISA, etc.) d) Sofisticação das abordagens quantitativas e dos estudos de correlação; abordagens economicistas recorrendo a modelos de “input-output”; recurso às estatísticas internacionais

10 Mapa das comunidades discursivas da educação comparada 4. Perspectiva da Resolução de Problemas a) Tributária das perspectivas positivistas e da modernização; tem em vista preocupações científicas mas também uma intenção utilitarista face aos decisores políticos. Objectivo principal: contribuir para solucionar um problema concreto. b) Concepções relativistas influenciadas pelo pragmatismo de John Dewey e pelos métodos hipotético-dedutivos de Karl Popper. Definição de “tipos ideais” e estabelecimento de leis sociológicas. c) Identificar problemas pertinentes e elaborar estruturas racionais (ou teóricas) que possam ser aplicadas tendo em vista a sua resolução d) Metodologia de comparação baseada num conjunto de etapas que devem ser seguidas, não há propriamente uma estratégia assente num método

11 Mapa das comunidades discursivas da educação comparada 5. Perspectivas Críticas a) Ruptura com as perspectivas anteriores; discurso crítico relativamente à acção dos organismos internacionais; atenta aos processos de inovação e mudança; ênfase nos actores educativos (consciência e emancipação) b) Recusa do funcionalismo estrutural – manutenção de uma ordem social injusta; situações de dependência ao nível mundial; valorização dos produtos em detrimento do processo educativo. Inspirada nas abordagens marxistas ou neo-marxistas, teorias do conflito, teses da libertação (Freire, Alain Touraine) c) Interrogação sistemática sobre questões como: o papel do Estado na condução dos negócios educativos; processos de reprodução social; desigualdade de oportunidades; democratização do ensino; género e educação; minorias étnicas e sociais e ensino, etc. d) Adopção de metodologias qualitativas e técnicas de investigação alternativas ( estudos de caso, métodos etnográficos, abordagens biográficas)

12 Mapa das comunidades discursivas da educação comparada 6. Perspectivas do sistema mundial 7. Perspectivas sócio-históricas


Carregar ppt "Um olhar sobre a comparação em educação: questões teóricas e epistemológicas."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google