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REMUNERAÇÃO E MOTIVAÇÃO

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Apresentação em tema: "REMUNERAÇÃO E MOTIVAÇÃO"— Transcrição da apresentação:

1 REMUNERAÇÃO E MOTIVAÇÃO

2 MOTIVAÇÃO, DESEMPENHO E RECOMPENSAS
A questão da motivação do homem no trabalho é de difícil compreensão devido a dois fatores : não existem fatores motivacionais que sejam universais. Eles variam de país a país e de organização para organização; eles também variam de indivíduo para indivíduo. ________________ Adm. de RH - Salários

3 MOTIVAÇÃO, DESEMPENHO E RECOMPENSAS
mesmo para um indivíduo, a intensidade das necessidades e preferências por fatores de satisfação variam ao longo do tempo; os fatores de satisfação sofrem influência da interação do indivíduo com o grupo ________________ Adm. de RH - Salários

4 MOTIVAÇÃO, DESEMPENHO E RECOMPENSAS
________________ Adm. de RH - Salários

5 TEORIA DA EQUIDADE “o indivíduo determina equidade e se motiva comparando suas contribuições (insumos) e recompensas (resultados) com as de outro indivíduo dentro ou fora da organização” R/I < R/O injustiça devido a estar sub-recompensado R/I = R/O equidade MUDANÇAS NO COMPORTAMENTO mudar seus insumos mudar seus resultados distorcer percepções sobre si mesmo distorcer percepções sobre o outro escolher uma referência diferente deixar o campo ________________ Adm. de RH - Salários

6 TEORIA DA EXPECTATIVA 1 2 3 ESFORÇO DESEMPENHO RECOMPENSAS METAS
ESFORÇO DESEMPENHO RECOMPENSAS METAS INDIVIDUAL INDIVIDUAL ORGANIZACIONAIS PESSOAIS esforço-desempenho - emprego de esforço levará ao desempenho desempenho-recompensa - bom desempenho - obtenção de resultados recompensas-metas pessoais - resultados - satisfação de neces. pessoais ________________ Adm. de RH - Salários

7 SETE FALÁCIAS DA MOTIVAÇÃO
O dinheiro é um motivador efetivo; Motivação aumenta o desempenho; O líder pode motivar seus liderados; Funcionários felizes são produtivos; Fatores de satisfação são universais; Punições podem ser utilizadas como motivadores; É possível notar facilmente quando uma pessoa está motivada. (Picarelli e Wood, 1999) ________________ Adm. de RH - Salários

8 Relacionadas ao Trabalho
TIPOS DE RECOMPENSAS Sociais definição : algo que é transmitido ao funcionário, significando um reconhecimento por uma realização; exemplos : agradecimento público, cartas de reconhecimento, etc. Simbólicas definição : algo que é dado ao funcionário, como reconhecimento por uma meta atingida ou uma realização; exemplos : passagens de avião para viagem em família,etc. Relacionadas ao Trabalho definição : uma forma de reconhecimento diretamente ligada ao trabalho do funcionário; exemplos: promoções, participação em projetos especiais, maiores responsabilidades. Financeiras definição : recompensa monetária por uma realização importante; exemplos : bônus, ações da empresa, prêmios especiais. ________________ Adm. de RH - Salários

9 CRITÉRIOS PARA POTENCIALIZAR OS REFORÇADORES
CRITÉRIO DA ESPECIFICIDADE E DA PRONTIDÃO; CRITÉRIO DA CONTINGÊNCIA E DA PERSONALIZAÇÃO; CRITÉRIO DA SINCERIDADE. (Picarelli e Wood, 1999) ________________ Adm. de RH - Salários

10 PROGRAMAS DE RECONHECIMENTO
As formas de reconhecimento do desempenho podem ser financeiras ou não-financeiras; Essa formas de reconhecimento pressupõem certa informalidade no uso, ou seja, o hábito do reconhecimento e da premiação deve ser absorvido como um traço cultural; Na utilização dessas práticas deve ser feito um diagnóstico do estilo gerencial e da cultura organizacional, para que se possam determinar as formas mais adequadas de reconhecimento.

11 RAZÕES PARA O RECONHECIMENTO
A finalização de um projeto bem-sucedido; A conquista de um novo e importante cliente; A renovação de um contrato de fornecimento de produtos ou serviços; A melhoria substancial da qualidade ou da produtividade; Uma realização excepcional, como a solução de um problema crônico; O feedback positivo de um cliente satisfeito;

12 RAZÕES PARA O RECONHECIMENTO
Os resultados positivos da implementação de um sistema, processo ou equipamento inovador; Um bom resultado numa auditoria de segurança; A conquista de um prêmio de qualidade; A melhoria das condições de vida no trabalho como fruto do esforço dos próprios funcionários; O atendimento ou superação de metas de vendas e produção.

13 ESCOLHENDO A FORMA DE RECONHECIMENTO
Reconhecimento não-financeiro; Recompensas de baixo custo; Recompensas monetárias ou equivalentes; Recompensa focada no desenvolvimento; Celebrações grupais. ________________ Adm. de RH - Salários

14 CONCLUSÃO No Brasil, iniciativas voltadas para o reconhecimento têm sido utilizadas há muito tempo, com resultados variados. Um aspecto que parece essencial é utilizar as alternativas criativas para ajudar a construir um ambiente de trabalho mais informal e sem tensões; As alternativas criativas podem ser usadas para reforçar comportamentos desejados, premiar o espírito empreendedor e a iniciativa, encorajar a busca de inovações e ajudar a desenvolver uma relação mais madura entre funcionários e empresa. ________________ Adm. de RH - Salários

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16 Por que os planos de incentivo
não funcionam? “Apesar de décadas dando relevo à crença muito difusa nos esquemas de pagamento - por - desempenho, nenhum estudo controlado demonstra que as recompensas melhoram a qualidade do desempenho no cargo a longo prazo” Khon, 1995 ________________ Adm. de RH - Salários

17 Por que os planos de incentivo não funcionam?
“A premiação extrínseca faz evaporar a motivação intrínseca” Quando os sistemas de recompensas falham, não culpe o programa - reveja as premissas que estão por trás dele.” Khon, 1995 ________________ Adm. de RH - Salários

18 Por que os planos de incentivo
não funcionam? Os incentivos não alteram as atitudes subjacentes aos comportamentos. As recompensas não criam um envolvimento duradouro. Apenas mudam temporária e meramente aquilo que se faz. Khon, 1995 ________________ Adm. de RH - Salários

19 Por que os planos de incentivo
não funcionam? Punições e recompensas são, na verdade, os dois lados da mesma moeda. Ambas têm efeito punitivo porque são manipuladoras. O relacionamento entre supervisores e subordinados também pode piorar sob o peso dos incentivos Khon, 1995 ________________ Adm. de RH - Salários

20 Por que os planos de incentivo
não funcionam? “Diversas pesquisas encontram pouca correlação entre incentivos financeiros e desempenho. Diferentemente, os programas de treinamento e a fixação de objetivos tinham de longe maior impacto na produtividade do que os planos de pagamento por desempenho”.   Khon, 1995

21 POR QUE AS RECOMPENSAS FALHAM?
O salário não é um motivador As recompensas punem As recompensas rompem os relacionamentos As recompensas ignoram as razões As recompensas desencorajam assumir riscos As recompensas corroem o interesse   Khon, 1995

22 “Os gerentes que insistem que o trabalho não seria bem feito sem as recompensas, deixam de oferecer um argumento convincente à manipulação comportamental. Prometer uma recompensa a alguém que parece desmotivado é um pouco como oferecer água salgada a quem tem sede.” Khon, 1995

23 Hierarquia das necessidades - MASLOW

24 Herzberg Pesquisa sobre satisfação e insatisfação com mais de 1600 empregados de várias categorias, organizações e países: Conclusão: 81% dos fatores que contribuem para a satisfação no trabalho estão ligados a crescimento e desenvolvimento. A maioria dos fatores que levam a insatisfação (69%) estão ligados a higiene ou manutenção no trabalho (segurança, condições de trabalho, políticas da empresa); A inadequação destes fatores promove a insatisfação

25 Herzberg Fatores determinantes da satisfação: realização, reconhecimento, a atratividade do trabalho em si, responsabilidade e progresso (motivacionais); Fatores determinantes da insatisfação: política de administração da empresa, supervisão, salário, relações interpessoais e condições de trabalho, segurança(manutenção ou higiênicos). Como os fatores são diferentes, eles não são opostos;

26 Herzberg Comparação com a higiene e a saúde: a falta de higiene produz doença, mas a sua presença não garante a saúde, ou seja a ausência dos fatores básicos produz insatisfação, mas a presença, não garante a satisfação, pois outros fatores é que promovem a satisfação (realização, reconhecimento, progresso, gosto pelo trabalho,responsabilidade). Daí a necessidade de se criar outras formas de manter os empregados desafiados em seu potencial (próxima aula).

27 NECESSIDADE E MOTIVAÇÃO
Hawkins et al. (2007) falam da utilização em geral dos termos motivação e necessidade como sinônimos. Sendo a motivação a “razão para o comportamento, a força energizante que ativa o comportamento” (p.176). Os autores explicam uma necessidade quando é reconhecida a partir de um vazio entre o estado desejado e o estado atual do consumidor, ela se torna um impulso para a ação que é a motivação.


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