A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

REDAÇÃO 6- Gêneros Textuais AULA DIGITAL.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "REDAÇÃO 6- Gêneros Textuais AULA DIGITAL."— Transcrição da apresentação:

1 REDAÇÃO 6- Gêneros Textuais AULA DIGITAL

2 Quadrinho ou Tirinha / Charge / Notícia / Carta /
Índice Gêneros Textuais Quadrinho ou Tirinha / Charge / Notícia / Carta / / Redes Sociais / Poesia / Romance / Novela/ Conto / Fábula / Crônica / História infantil / Teatro/ Horóscopo / Bula / Propaganda Composição dos Gêneros Textuais Prática histórica; função social; heterogeneidade situcionalidade; aceitabilidade; Tipologia Textual; relação entre gênero e suporte; mutabilidade Textos Instrucionais

3 O que são gêneros textuais?
● São formas relativamente estáveis de compor um texto; ● São diversos gêneros que se distinguem pelo conteúdo temático e pelo estilo; ● São entidades escolhidas de acordo com as intenções do enunciador; ● Cada gênero tem sua esfera de atuação e seu suporte; ● Entretanto, não são formas rígidas, mas conjugam-se e variam; ● São orais ou escritos.

4 Alguns gêneros textuais
Quadrinho ou Tirinha - Mistura linguagem verbal e não verbal. Todo e qualquer elemento presente é fundamental para sua interpretação. Utiliza personagem e atribui a eles fala por meio de balões, ou então expressão por intermédio de expressões corporais e ações. Professor, leia cada exemplo destacando as características específicas do gênero apresentado.

5 Charge - É parecida com a tirinha
Charge - É parecida com a tirinha. Diferencia-se por ser constituída por apenas um quadro (figura abaixo) e por, geralmente, ser mais crítica que o quadrinho. Em geral, caricatura suas personagens envolvidas em questões cotidianas.

6 Notícia - Texto que tem por objetivo relatar um ocorrido
Notícia - Texto que tem por objetivo relatar um ocorrido. Almeja fazer isso de forma neutra, imparcial. Geralmente circula em jornais. Professores bloqueiam av. Paulista no sentido Consolação em SP Uma assembleia realizada por professores da rede estadual interdita todas as faixas da avenida Paulista na altura da alameda Casa Branca, no sentido Consolação (centro de São Paulo), na tarde desta quinta-feira. Segundo a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), há 1,6 km de lentidão no local, da praça Oswaldo Cruz até a rua Plínio de Figueiredo. Por volta das 16h10, a CET registrava 48 km de lentidão ou 5,6% dos 868 km de vias monitoradas, índice abaixo da média. (Folha online)

7 Carta - Gênero cada vez mais em desuso, vale-se de um destinatário e de um remetente; tem como suporte o papel. É breve e objetivo, marcado, em geral, pelo uso formal da linguagem.

8 - Oriundo da carta, diferencia-se desta pelo suporte — a Internet — e por ser menos obediente à norma culta em determinadas situações.

9 Redes Sociais - São gêneros diferentes entre si, mas têm um suporte comum: a Internet. Utilizam a linguagem informal e criam um novo padrão linguístico. São um meio de comunicação informal na maioria das vezes.

10 Poesia - Gênero literário, poético, marcado pelo trabalho linguístico e pela subjetividade, entre outros fatores. Quem diz que Amor é falso ou enganoso, ligeiro, ingrato, vão, desconhecido, Sem falta lhe terá bem merecido Que lhe seja cruel ou rigoroso. Amor é brando, é doce e é piedoso; Quem o contrário diz não seja crido: Seja por cego e apaixonado tido, E aos homens e inda aos deuses odioso. Se males faz Amor, em mi se veem; Em mim mostrando todo o seu rigor, Ao mundo quis mostrar quanto podia. Mas todas suas iras são de amor; Todos estes seus males são um bem, Que eu por todo outro bem não trocaria. Camões

11 Romance - Gênero literário em prosa, narrativo, com grande extensão, com vários personagens e espaços. Distingue-se da novela não só pela extensão, mas também por possuir várias células dramáticas.

12 Novela - Assim como no romance, a novela apresenta pluralidade de tempo, espaço, ação e personagens; contudo, os fatos se sucedem como um fila indiana, diferentemente do romance, em que há simultaneidade de conflitos. Possui menos células dramáticas do que o romance.

13 Conto - É uma narrativa em prosa
Conto - É uma narrativa em prosa. Diferencia-se do romance por ser bem menor. O tempo e o espaço da história também são menores do que no romance ou na novela. O enredo é linear. Possui poucas personagens, ação única e um clímax. O conto, em geral, é constituído por apresentação, complicação, clímax e desfecho.

14 Professor, relacione as teorias desses três gêneros com possíveis adaptações da atualidade, dando exemplos de telenovelas, minisséries e programas semanários.

15 Fábula - Uma narrativa curta que possui animais ou objetivos como
personagens personificadas — ou seja, representam os seres humanos — com uma lição moral.

16 Crônica - É uma história cotidiana, subjetiva, rápida, crítica e irônica de um fato simples da vida, com poucas personagens e com linguagem coloquial.

17 História infantil - É uma história veiculada para as crianças
História infantil - É uma história veiculada para as crianças. Logo a linguagem sofre adaptações, e é comum haver a presença de desenhos nos livros.

18 Teatro - É a interpretação da vida humana por meio de personagens que discursam diretamente, na maioria das vezes sem a interferência de um narrador.

19 Horóscopo - Possui valor de análise psicológica de um indivíduo, previsão e aconselhamento, valendo-se do misticismo criado por meio dos signos zodiacais. Faz análises a partir da posição dos planetas e dos signos.

20 Bula - É um impresso que acompanha medicamento e contém informações sobre a sua composição, indicações, posologias e contraindicações.

21 Propaganda - É um texto, geralmente verbal e não verbal, que oferece um
produto — utilizando argumentos de autoridade para isso — ou então que almeja tornar algo conhecido. Na propaganda, é comum o trabalho linguístico.

22 O gênero textual: uma prática histórica
O gênero, por ser um fenômeno social inserido em um contexto histórico, sofre mudanças ao decorrer do tempo. Logo já houve um período em que qualquer gênero era oral, passando, posteriormente, a ser escrito e impresso, o que originou os gêneros escritos. Com a impressão e a industrialização, houve a ampliação de variados gêneros e a divulgação em grande quantidade. Já o mundo contemporâneo contribui significativamente para o surgimento ou mudanças de gêneros por meio da Internet. Professor, dialogue com seus alunos como os gêneros textuais acompanham a história da humanidade, a sua evolução. Exemplifique a partir das epopeias que eram contadas oralmente na época clássica, pelos gregos. Depois os folhetins de romances literários, já com a escrita desenvolvida, em seguida, com os meios de comunicação se desenvolvendo, a radionovela e a telenovela. Hoje, existem os vídeos postados em sites na internet que também possuem a estrutura textual de aventura, drama e comédia, como nas histórias gregas do passado.

23 O gênero: uma realização linguística com função social
Um conjunto de palavras ou frases só é efetivamente um texto quando constitui, por meio de algum gênero, um fenômeno social. Dessa forma, os tipos textuais (descritivo, argumentativo, narrativo, expositivo e injuntivo) não são propriamente textos, mas maneiras de se construir um, o qual se encaixará em algum gênero textual. Qualquer indivíduo que queira transmitir uma mensagem terá de se adequar ao contexto dessa mensagem. Assim, uma secretária, de maneira genérica, ao deixar um aviso ao seu chefe, por exemplo, escreverá claramente o conteúdo do recado, respeitando a norma culta, sendo objetiva e colocando-o em um lugar coerente. Professor, retome a discussão abordada no Caderno 1, capítulo 1, sobre o que é um texto, relembrando que este se adéqua as exigências da situação de comunicação.

24 A tipologia textual nos gêneros textuais
Qualquer tipo de gênero textual utilizará tipos textuais na composição de seu texto. Pode usar apenas um ou então mais de um. Exemplo:

25 A heterogeneidade dos gêneros textuais
Os gêneros textuais podem mesclar-se, porém deve-se notar que muitas vezes há um que predomina. Exemplo: Questione os alunos sobre o gênero utilizado nesse exemplo. Depois das respostas, oriente-os: O gênero predominante nesse exemplo é a charge, entretanto o gênero receita está a serviço do primeiro.

26 A situcionalidade do gênero textual - O texto deve adequar-se ao momento de produção (real ou imaginário) no qual é redigido; afinal, a situação (o contexto) determina o discurso (religioso, político etc), o tipo textual (narração, argumentação etc), o gênero textual (carta, artigo etc) e a linguagem utilizada (nível formal ou informal, linguagem culta ou coloquial). A aceitabilidade do gênero textual - No momento da produção textual deve-se ter em mente para qual leitor — real ou imaginário — o texto será direcionado. Isso faz com que tenhamos a noção de aceitabilidade, o que nos induz a estruturarmos o texto sob um foco, uma dada direção.

27 A relação entre gênero e suporte
O suporte é imprescindível para que o gênero circule na sociedade e também garantir coerência a ele. Marcuschi assim o define: (...) entendemos aqui como suporte de um gênero um locus físico ou virtual com formato específico que serve de base ou ambiente de fixação do gênero materializado como texto.(...) Então: a) suporte é um lugar físico ou virtual b) suporte tem formato específico c) suporte serve para fixar e mostrar o texto. O suporte não deve ser confundido com o contexto nem com a situação, nem com o canal em si, nem com a natureza do serviço prestado. Deve-se notar, ainda, que cada suporte aceita um determinado tipo de gênero. Por exemplo, seria estranho um gênero como um sermão religioso ser veiculado em um suporte como uma revista masculina. Exemplos de suporte: Jornal, revista, televisão, rádio, papel, internet, parede

28 Através deste organograma explique as diferenças entre suporte, situação, discurso, etc; como está claramente apresentada no slide anterior.

29 A mutabilidade dos gêneros textuais
O mundo diariamente sofre mudanças, sejam profundas ou não. Consequentemente, isso também ocorre com os gêneros textuais, já que são um fenômeno social. Assim, com o tempo, desaparecem, surgem ou mudam gêneros textuais. Um bom exemplo é a carta. Com o advento da Internet, ela passou a ser menos usada, e, quando utilizada, em contextos específicos (como a de um banco ao seu cliente). Então ela ganhou um versão eletrônica: o .

30 Textos Instrucionais - Hoje em dia, deparamo-nos com muitos textos que dão orientações (bulas, receitas, manuais etc.). Cada um deles procura orientar o leitor, empregando uma linguagem clara e objetiva. De modo geral, os textos instrucionais têm uma forma mais ou menos padronizada, como as receitas e bulas de remédios; os demais empregam a forma que for mais conveniente para atingir seu principal objetivo: informar. O fator mais interessante é que muitos desses textos podem servir de base para produzir textos incomuns e muito criativos. Receita para se fazer um Herói Toma-se um homem Feito de nada como nós Em tamanho natural Embebece-lhe a carne De um jeito irracional Como a fome, como o ódio Depois perto do fim Levanta-se o pendão E toca-se o clarim... Serve-se morto. Banda Ira Procure explicar que essa letra de música do grupo Ira tem como base uma receita; note como o autor segue a mesma estrutura desse texto instrucional para elaborar um texto extremamente expressivo. Aproveite também esse texto para identificar a heterogeneidade, a situcionalidade, a aceitabilidade e a mutabilidade dos gêneros textuais.


Carregar ppt "REDAÇÃO 6- Gêneros Textuais AULA DIGITAL."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google