A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Profa. Therezinha Conde

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Profa. Therezinha Conde"— Transcrição da apresentação:

1 Profa. Therezinha Conde
DIDÁTICA Aula 2 BREVE RETROSPECTIVA HISTÓRICA DA DIDÁTICA: CONTRIBUIÇÕES PARA O SISTEMA EDUCACIONAL BRASILEIRO Profa. Therezinha Conde

2 ANTIGUIDADE: Sócrates, Platão, Aristóteles A.C.

3 IDADE MÉDIA: ATÉ O SÉCULO XIV - ESCOLÁSTICA
Sto Agostinho Carlos Magno Sto Tomás de Aquino Objetivo pedagógico:

4 IDADE MODERNA: INÍCIO DO SÉCULO XIV
1540 – Jesuítas (BA, PE) 1592 – 1670 Comenius – Didática Magna

5 IDADE CONTEMPORÂNEA 1766 – 1841 – Johann Friedrich Herbart (Método único de ensino) 1700 – 1900 – Pensadores: Rousseau, Pestalozzi, Froebel, Dewey, Montessori, Dedroly, Claparède, Freinet, Piaget, Francis Galton, Binet

6 IDADE CONTEMPORÂNEA ROUSSEAU ( ) – “O homem é bom no seu estado natural”. O papel do educador: afastar a criança dos vícios da sociedade, permitindo-lhe desabrochar espontaneamente suas potencialidades inatas; não impor e sim desenvolver a curiosidade, a sabedoria

7 IDADE CONTEMPORÂNEA PESTALOZZI ( ) – Defendia a doutrina naturalista: que o homem nasce bom e que o seu caráter era formado pelo ambiente que o rodeia. Aplicou as ideias de Rousseau. “Para sua época, esta ideia era um tanto inovadora porque, na segunda metade do século XVIII, a concepção corrente era de que as transformações revolucionárias seriam o remédio que curaria todos os males sociais. Por isso, ao advogar a ideia de que a educação era um meio de regenerar a sociedade, ele estava introduzindo um elemento novo no ideário pedagógico de seu tempo” (HAIDT, 2000, p. 18).

8 IDADE CONTEMPORÂNEA FROEBEL ( ) - Criador do Jardim de Infância em 1837 dizia que “as crianças são como as plantas, cujo desenvolvimento futuro é uma consequência do tratamento que recebem nos primeiros anos de vida. Por isso, elas devem crescer a luz da natureza, lançando raízes sobre a sua terra, alimentando-se do seu próprio ambiente”.

9 IDADE CONTEMPORÂNEA DEWEY ( ) – “Agir como uma meta é agir inteligentemente. Aprender fazendo”. Ação precede o conhecimento e o pensamento. “Antes de existir como um ser pensante, o homem é um ser que age. “Sua pedagogia baseia-se nas noções de experiência e atividade. Pondo-se contra as proposições de Herbart, Dewey insiste em que só se pode realmente aprender aquilo que corresponde a um interesse verdadeiro e espontâneo , que conecta o indivíduo ao objeto do conhecimento” (CORDEIRO, 2007, p ).

10 IDADE CONTEMPORÂNEA MARIA MONTESSORI ( ) – Em 1912 elaborou o método montessoriano (Escola primária de sucesso internacional). Montessori dava importância a educação sensorial e recusava as técnicas didáticas fixas. Se opunha a pedagogia tradicional, católica. O método montessoriano é centrado na autoeducação por meio de brinquedos educativos (corrente vitalista). “A principal ideia que sustenta as ideias de Maria Montessori é a de que a criança tem que ser posta em primeiro lugar e considerada nas suas especificidades. Na sua concepção, a infância é uma idade própria, com características particulares, o que não permite reduzir a criança a um adulto em miniatura” (CORDEIRO, 2007, p. 175).

11 IDADE CONTEMPORÂNEA DECROLY ( ) – A escola ideal: ambiente onde a criança pudesse observar diariamente os fenômenos da natureza e a manifestação de todos os seres humanos; além de conhecer o meio social em que vive. KILPATRICK (1871 – 1965) – Organismo intervém em toda a atividade: o pensar, o sentir, impulsos (o objetivo, a necessidade é que impulsiona o indivíduo), ação corporal, secreções glandulares.

12 IDADE CONTEMPORÂNEA CLAPARÈDE ( ) – É a favor de uma educação funcional, de uma escola sob medida: pedagogia adaptada ao caráter individual do aluno. Em 1912 criou o Instituto Jean Jacques Rousseau, voltado para psicologia infantil. A educação ideal é aquela que cria na criança um comportamento que satisfaça as suas necessidades orgânicas e intelectuais.

13 IDADE CONTEMPORÂNEA FREINET ( ) – É a favor da não ruptura entre escola e meio social (vida e escola). O educador precisa tornar a escola uma continuidade da vida. O professor deve considerar os interesses de seus alunos, permitindo a livre expressão deles: conversas livres, composição de pequenos textos e desenhos livres. Exemplo: pedir ao aluno que desenhe ou narre oralmente acontecimentos de sua vida, assim como observações e experiências; encorajar o aluno a produzir textos e desenhos livres; levar o aluno a falar e escrever melhor.

14 IDADE CONTEMPORÂNEA PIAGET ( ) – Foi convidado por Claparède para assumir a direção dos estudos do Instituto Jean Jacques Rousseau em Em assumiu a diretoria do centro internacional de educação, órgão que passou a ser filiado à UNESCO. Escola: oferecer ensinamentos sobre a educação moral, social, cívica. É considerado interacionista e conhecido pelos seus estudos sobre os estágios cognitivos/estágios de desenvolvimento intelectual da criança.

15 IDADE CONTEMPORÂNEA 1930 – MEC / Ministério da Saúde 1932 – Manifesto dos Pioneiros – Movimento da Escola Nova 1934 – Didática / cursos de formação de professores 1946 – Prática de ensino integra o currículo nos cursos de formação docente

16 IDADE CONTEMPORÂNEA 1962 – CFE 1964 – Descaminhos da Didática 1970 – Regime Militar 1974 – Estudiosos criticam a didática tradicional dominante

17 IDADE CONTEMPORÂNEA 1980 – I Conferência Brasileira de Educação 1980 – Modelo Construtivista 1996 – LDB 9394 – Parâmetros Curriculares Nacionais 1998/99 – Temas Transversais Século atual - Tics

18 Profa. Therezinha Conde
DIDÁTICA Atividade 2 Profa. Therezinha Conde

19 Representando uma ideia através do desenho, da gravura: O aluno deverá pesquisar gravuras ou desenhar uma sala de aula que represente a escola antiga e atual.


Carregar ppt "Profa. Therezinha Conde"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google