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PublicouAPARECIDA DE FÁTIMA MACAÚBAS Alterado mais de 9 anos atrás
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SISTEMA DE ESCRITA ALFABÉTICA (SEA) e CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA
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APRENDIZAGEM INICIAL DA LÍNGUA ESCRITA
ALFABETIZAÇÃO LETRAMENTO aquisição de uma tecnologia: o sistema alfabético e ortográfico Desenvolvimento de habilidades de uso da tecnologia da escrita
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ESCRITA Objeto simbólico, substituído que representa algo
ESCRITA Objeto simbólico, substituído que representa algo. Não constitui uma transcrição fonética da fala, mas estabelece uma relação essencialmente fonêmica, isto é, procura representar aquilo que é funcionalmente significativo, estabelecendo um sistema de regras próprias (Kato, 1986; Ferreiro e Teberosky, 1991) EXEMPLOS: [ profe’sor] professor [taksi] táxi
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AQUISIÇÃO DA ESCRITA Para aprender a ler e escrever, o indivíduo necessita entender a relação estabelecida entre a Fala e a Escrita e conhecer o sistema de regras da escrita
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1.2 Alguns princípios do Sistema de Escrita Alfabética (SEA)
APROPRIAÇÃO DO SISTEMA DE ESCRITA ALFABÉTICA E A CONSOLIDAÇÃO DO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO 1.2 Alguns princípios do Sistema de Escrita Alfabética (SEA)
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Como as crianças aprendem o SEA
APROPRIAÇÃO DO SISTEMA DE ESCRITA ALFABÉTICA E A CONSOLIDAÇÃO DO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO SISTEMA NOTACIONAL MERO CÓDIGO SEA Trabalho Cognitivo e Conceitual - Mero Código Como ensinar a Língua Escrita O que é que as letras notam? Como as letras notam As crianças formulam ideias variadas sobre a SEA Métodos e Processos Como as crianças aprendem o SEA
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“[...] a escrita é um sistema notacional (FERREIRO, 1985, MORAIS, 2005), ou seja, é constituído de regras próprias e princípios abstratos e seu aprendizado implica um processo cognitivo complexo e conceitual por parte do aprendiz” (BRASIL, 2012, p. 10).
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O que são sistemas notacionais
O que são sistemas notacionais? Assim como a numeração decimal e a moderna notação musical (com pentagrama, claves de sol, fá e ré), a escrita alfabética é um sistema notacional. Nestes sistemas, temos não só um conjunto de “caracteres” ou símbolos (números, notas musicais, letras), mas, para cada sistema, há um conjunto de “regras” ou propriedades que definem rigidamente como aqueles símbolos funcionam para poder substituir os elementos da realidade que notam ou registram.
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Para a identificação do princípio alfabético a criança deve reconhecer a relação SOM-LETRA e ser capaz de analisar, refletir, sintetizar as unidades que compõem as palavras faladas. (Tunmer, Pratt, Herreman, 1984)
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As crianças de um modo geral recorrem à oralidade para fazer várias hipóteses sobre a escrita, mas usam também a escrita dinamicamente para construir uma análise da própria fala. (Abaurre, 1988 p. 140) A aquisição da escrita exige que o indivíduo reflita sobre a fala, estabeleça relações entre os sons da fala e sua representação na forma gráfica entrando em jogo a CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA
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Formulação de hipótese sobre a escrita Reflexão sobre a relação entre a fala e a escrita Uso da consciência fonológica
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CONSCIÊNCIA METALÍNGUISTICA é a capacidade do ser humano de pensar sobre a linguagem de forma consciente, expressando seu pensamento através da própria linguagem. Dentre os componentes da consciência metalingüística encontra-se a consciência fonológica, ou seja, a consciência com relação aos sons que ouvimos e falamos.
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CONSCIÊNCIAFONOLÓGICA A consciência fonológica envolve o reconhecimento pelo indivíduo de que as palavras são formadas por diferentes sons que podem ser manipulados, abrangendo não só a capacidade de reflexão (constatar e comparar), mas também a de operação com fonemas, sílabas, rimas e aliterações (contar, segmentar, unir, separar, adicionar, suprimir, substituir, e transpor). (Moojen ET AL ; 2003 p.11) Através de tal consciência identificamos palavras que rimam, começam ou terminam com os mesmos sons e somos capazes de manipular a estrutura sonora para a formação de novas palavras.
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A consciência e a manipulação dos sons das palavras supõem a aquisição de diferentes níveis de consciência fonológica. Tais níveis estão relacionados às diferentes maneiras através das quais as palavras e sílabas podem ser divididas em unidades sonoras menores
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CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA: NÍVEIS
Significado X som da palavra LÉXICA inicial Consciência fonológica SILÁBICA final-rima segmentação Correspondências fonemas - grafemas FONÊMICA
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PALAVRA
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Para avançar em suas hipóteses a criança “[…] precisa ser desafiada, convidada a refletir sobre as palavras, observando, no interior das mesmas, as partes orais e escritas”. (MORAIS; LEITE, 2012, p. 17) “[...] a capacidade de refletir sobre partes sonoras das palavras é uma condição necessária para a criança avançar em direção a uma hipótese alfabética [...]”(MORAIS, LEITE, 2012, p. 24)
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Rima- Que palavra rima com „dragão‟
Rima- Que palavra rima com „dragão‟? (rato / sabão / café) - O que Claudionor põe embaixo do cobertor? Um urso de pelúcia. | Uma carta de amor. | Um pijama estampado. Aliteração - Que palavra começa como „trator‟? (prato / fada / trigo) - Troca o trigo, traz o troco. __oca o __inco, __az o __oco Sílaba- Quais são os pedaços (as sílabas) da palavra „sorvete‟? Qual é a palavra que começa como „sopa‟? (moça – sofá – fita) contar o número de sílabas; dizer qual é a sílaba inicial, medial ou final de uma determinada palavra; subtrair uma sílaba das palavras, formando novos vocábulos. Fonemas - Que palavra começa com / s /? Segmentação de fonemas - Quais são os sons da palavra „uva‟? Dizer quais ou quantos fonemas formam uma palavra; descobrir qual a palavra está sendo dita por outra pessoa unindo os fonemas por ela emitidos; formar um novo vocábulo subtraindo o fonema inicial da palavra. Palavra: contar o número de palavras numa frase, referindo- verbalmente ou batendo uma palma para cada palavra, ordenar corretamente uma oração ouvi da com as palavras desordenadas
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CONHECIMENTO DAS RELAÇÕES
SEA CONSCIÊNCIA FONÊMICA CONSCIÊNCIA SILÁBICA FASE PRÉ-FONOLÓGICA Icônica Garatuja Pré- silábica Silábica sem valor sonoro Silábica com valor sonoro Silábico-alfabética Alfabética Ortográ-fica PEK FMB PTEK PETEKA MBFABV PETECA CONHECIMENTO DAS LETRAS CONHECIMENTO DAS RELAÇÕES FONEMA-GRAFEMA
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Qual é a hipótese de escrita de Talita?
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Qual é a hipótese de escrita de Ricardo?
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PORQUE É PRECISO A CRIANÇA FAZER A LEITURA DO QUE ESCREVEU?
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CONHECIMENTO DAS LETRAS
Traçar letras maiúsculas. Traçar letras minúsculas. Distinguir letras maiúsculas de traçado semelhante. Distinguir letras minúsculas de traçado semelhante. Relacionar letras maiúsculas com as minúsculas correspondentes. Reconhecer diferentes tipos de letras. g g g g g M/N O/Q F/P M/W A/V Z/N h/n c/o l/i p/d b/d p/q A/a D/d G/g Nomear letras. Saber a ordem alfabética. Reconhecer letras. Relacionar letras com os fonemas que representam.
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alfabetização e letramento
Leitura de histórias CONHECIMENTO DAS LETRAS Cantinho de leitura CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA Material escrito de vários gêneros Biblioteca LEITURA E ESCRITA DE PALAVRAS LEITURA E ESCRITA DE TEXTOS alfabeto calendário COMPREENSÃO E VOCABULÁRIO listas
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ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA E FONÊMICA
VOCABULÁRIO LEITURA TEXTO COMPREENSÃO TEXTO FRASES FRASES PALAVRAS PALAVRAS SÍLABAS FONEMAS LEITURA ESTRUTURA DA LÍNGUA ESCRITA CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA E FONÊMICA
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o que se pretendeu ensinar?
ACOMPANHAMENTO DO ENSINO DA APRENDIZAGEM DOS ALUNOS DA ESCOLA DOS PROFESSORES DA REDE interna à sala de aula externa à escola, à rede interna à escola, à rede O aluno aprendeu o que lhe foi ensinado ? Foi ensinado o que se pretendeu ensinar? METAS Foi aprendido, logo, foi ensinado o que DEVERIA ser ensinado e aprendido SEGUNDO CRITÉRIOS EXTERNOS?
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