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Ana, Andreia, Carine, emanueli janaina. Estrutura organizacional O serviço de enfermagem abrange 70% dos profissionais de um hospital, sendo que ele deve.

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1 Ana, Andreia, Carine, emanueli janaina

2 Estrutura organizacional O serviço de enfermagem abrange 70% dos profissionais de um hospital, sendo que ele deve ser dirigido por uma enfermeira, relaciona-se com todos os serviços do hospital, por isso é necessário que os integrantes da equipe de enfermagem conheçam o hospital. Para se manter um bom entrosamento e relacionamento entre as várias seções e setores, é necessário que as funções de cada seção sejam bem definidas e que haja estreita colaboração entre todos. Nesse sentido, é importante considerar o valor da comunicação entre os profissionais.

3 Quando um grupo de pessoas contribui com seus esforços para o alcance de um objetivo, torna-se necessário estabelecer um acordo sobre atribuições de cada uma e definir as relações de trabalho que devem existir entre elas. Assim, considerando o serviço de enfermagem como um grupo organizado de pessoas, onde é grande o número, a complexidade e a diversidade das atividades realizadas, é evidente a necessidade da divisão e distribuição do trabalho entre os seus elementos, bem como do estabelecimento do padrão de relações entre eles.

4 Assim o corpo clínico, o serviço social, o serviço de nutrição e dietética, serviço de higienização, e outros, o serviço de enfermagem também se encontra subordinado às diretorias de competência. O serviço de enfermagem é uma equipe com: Grande número de pessoas; Grande número de tarefas; Grande complexidade e diversidade dessas tarefas. Por esse motivo é evidente a necessidade de organização e orientação, assim como da divisão de trabalho nessa equipe: “ preciso determinar quem faz, o quê e onde”. O hospital é uma organização que possui características que o tornam diferentes de outras empresas

5 Resultado de um processo através do qual a autoridade é distribuída, as atividades são especificadas desde os níveis mais baixos até a alta administração e um sistema de comunicação é delineado, permitindo que as pessoas realizem as atividades e exerçam a autoridade que lhes compete para o atingir os objetivos organizacionais.

6 Os três componentes da estrutura Organizacional : 1. Determina as relações formais de subordinação; 2. Identifica o agrupamento de indivíduos em departamentos; 3. Inclui projeto de sistemas para assegurar a comunicação eficaz.

7 ESTRATÉGIAS DE COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL - Conhecimento da estrutura da organização e suas redes formais e informais de comunicação – “Cuidado com o que diz”; - A comunicação não é um canal de mão única “Consultar áreas envolvidas antes de comunicar”; - Clara, simples e precisa –” O emissor é responsável por garantir a compreensão da mensagem”; - Buscar feedback – Supervisionar a compreensão do comunicado; - Usar métodos múltiplos de comunicação; - Informação e Comunicação são diferentes, mas interdependentes » Não sobrecarregar subordinados de informações.

8 COMUNICAÇÃO = envolve percepção e sentimentos. INFORMAÇÃO = formais, impessoais e não influenciadas por valores, emoções, expectativas e percepções. CANAIS DE COMUNICAÇÃO *Ascendente = comunicações à um nível hierárquico superior; *Descendente = repasse de informações aos subordinados; *Horizontal = interação entre mesmo nível hierárquico e em segmentos diferentes; *Diagonal = interação entre grupos diferentes (chefes, funcionários de outro segmento)=fundamental para organização e menos formal; *Parreira = espontânea sujeita a erros e distorções, não respeita padrões hierárquicos.

9 FORMAS DE COMUNICAÇÃO Escrita: mensagens escritas (inclusive eletrônicas) permitem documentação, porém abertas a várias interpretações; Face a face: mensagem oral = rápida, porém tende a impossibilitar o acesso a muitas pessoas; Não verbal: expressão facial, movimentos corporais, gestos (linguagem corporal) – mais confiável que a verbal, porém mais sujeita a interpretação incorreta; Por telefone: rápida, porém sem registro.

10 Geralmente, a organização apresenta-se sob dois aspectos: a organização formal e a informal. A organização formal é aquela que é planejada, escrita e aprovada pela instituição, contém cargos e funções e pode ser visualizada pelo organograma, pelas regras, pelos regulamentos e pela divulgação em manuais. A organização informal é aquela não planejada formalmente. Ela aparece de forma espontânea e natural, em decorrência do relacionamento e da interação entre os funcionários.

11 Hierarquia: diferencia a organização em camadas ou níveis de autoridade, tendo os superiores certo grau de autoridade sobre os subordinados. À medida que sobe a escala hierárquica, aumenta a autoridade do ocupante do cargo

12 Organograma: é a representação gráfica da estrutura e as relações de autoridade existentes entre eles, indicando os órgãos por meio de retângulos, e as relações de autoridade por meio de linhas. Permite a visualização de toda a estrutura da organização, bem como o fluxo de autoridade e responsabilidade. É importante a elaboração de um organograma, pois é difícil visualizar a organização como um todo, surgindo assim a necessidade de um gráfico que mostre de forma imediata os órgãos componentes da organização, o fluxo da autoridade e responsabilidade e as linhas formais de comunicação.

13 Estrutura formal: quando se fala em estrutura formal, é aquela planejada, formalizada oficialmente, aquela que está no papel. Representa a tentativa deliberada de estabelecer relações entre os componentes da equipe que deverão alcançar os objetivos propostos, determina quem faz o que dentro da instituição, evidencia as relações de hierarquia e autoridade. A autoridade e responsabilidade são atribuídas por um cargo oficial, reconhecido pela direção a alguém.

14 Estrutura informal: são aspectos não planejados da estrutura, através de interações naturais entre as pessoas que ocupam posições na organização formal, sem passar pelas linhas formais de comunicação. Ex: conversa de corredor. Muitas vezes, a estrutura informal opõe-se aos objetivos organizacionais da instituição, diminuindo o ritmo de trabalho, deixar de fazer algo determinado, danificar projetos ou as estrutura física da instituição como maneira de protesto. A responsabilidade não pode ser delegada, mesmo que a execução de uma atividade seja atribuída a um subordinado, o “chefe” será sempre responsável pelo que o subordinado faz.

15 Poder centralizado: Poucas pessoas tomam decisões, poucas detêm a autoridade e a responsabilidade. Os S. E, possui na sua estrutura um grande número de níveis hierárquicos. Vantagens: as decisões são tomadas por quem tem uma visão geral da organização, criando uniformidade nas decisões, além de estas serem tomadas por pessoas geralmente mais preparadas. Geralmente as pessoas de decidem são mais preparadas para isso. Desvantagens: Sobrecarga da cúpula hierárquica; demora nas decisões; decisões desvinculadas da realidade.

16 Poder descentralizado: As decisões sofrem influência de várias pessoas. O grau de descentralização depende do tamanho da organização, do tipo de atividade que são desenvolvidas, da competência dos subordinados e da facilidade de informações que permitem a tomada de decisões. Vantagens: Maior rapidez na tomada de decisões. A resolução dos problemas é feita por alguém que os conhece, eleva a moral e a motivação, possibilitando o preparo dos elementos de níveis mais baixos. Desvantagens: Falta de uniformidade nas decisões. Despreparo do pessoal para a tomada de decisão. Falta de visão global da organização.

17 Autoridade a autoridade é o poder de comandar subordinados para que executem atividade à realização dos objetivos propostos. O poder de comandar diminui à medida que se vai do alto para baixo na estrutura hierárquica, ou seja, a autoridade flui em uma linha reta, do mais alto nível da organização ao seu nível mais baixo. Com a delegação da autoridade, formando-se os níveis hierárquicos, numa cadeia ininterrupta entre supervisores e subordinados. Responsabilidade: a responsabilidade provém da relação superior/subordinado e refere-se à obrigação que uma pessoa tem de fazer alguma coisa para outrem. A responsabilidade não é delegada, mesmo que a execução de uma atividade seja atribuída a um subordinado, o chefe será sempre responsável pelo que o subordinado faz.

18 Formalização: representa o uso de normas na organização e corresponde ao grau em que normas, procedimentos, instruções e comunicações estão escritos. A formalização nos Serviços de Enfermagem pode ser feita pela descrição de cargos e funções e rotinas, da padronização de procedimentos e pelas escalas de distribuição de pessoal. É preciso analisar qual o nível necessário de formalização para o S. E, uma vez que isso pode funcionar como aspectos para facilitar ou dificultar o desempenho dos indivíduos. Outro ponto a considerar é a forma de elaboração dos instrumentos utilizados para a formalização, na maioria das vezes, as pessoas envolvidas não participam da sua elaboração, tornando suas estruturas prescritivas e normativas dos elementos integrantes.

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