A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O Consumidor Internacional. Os RITUAIS CULTURAIS no comportamento do consumidor são diversos de um lugar para o outro. Então, não dá para simplesmente.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O Consumidor Internacional. Os RITUAIS CULTURAIS no comportamento do consumidor são diversos de um lugar para o outro. Então, não dá para simplesmente."— Transcrição da apresentação:

1 O Consumidor Internacional

2 Os RITUAIS CULTURAIS no comportamento do consumidor são diversos de um lugar para o outro. Então, não dá para simplesmente “adaptar” um produto/serviço sem antes entender/perceber os anseios e gostos do consumidor local. Na França, vender queijo é algo muito peculiar – uma vez que são oferecidas mais de 130 marcas do produto em suas várias versões. A importância que o francês dá para o queijo é tanta, que o governo fez com que os melhores cozinheiros visitassem escolas elementares nos anos 90, a fim de educar o paladar à preparação da comida e aos rituais de consumo. Nos EUA, apesar dos filmes terem um alto grau de aceitabilidade no exterior, é difícil prever quais serão populares fora do país.

3 Em termos de CAMPANHAS DE MARKETING INTERNACIONAL, para que tenham êxito, faz-se necessário um entendimento profundo da cultura do mercado-alvo (valores, língua, costumes, atitudes, etc.). FATORES CULTURAIS NO COMÉRCIO INTERNACIONAL - Linguagem (falada, escrita e meios de comunicação) - Valores (relacionados a tempo, trabalho, mudança, riqueza, realização pessoal, riscos,...) - Política (nacionalismo, soberania, poder, ideologias) - Tecnologia (transporte, urbanização, ciência) - Organização Social (mobilidade social, sistemas de status, parentesco) - Educação (alfabetização, planejamento de recursos humanos, educação) - Religião (sistemas filosóficos, rituais, objetos sacros)

4 Quando uma empresa faz negócios em diversos países, os gerentes podem escolher duas amplas abordagens de segmentação: - do país (ex.: Brasil) - de mercado (ex.: o Brasil é a localização física, mas as variáveis para segmentação são as necessidades e vontades comuns entre consumidores de diferentes nacionalidades). A questão relevante é saber o que esses consumidores compartilham em comum (vontades e necessidades semelhantes)

5 MARKETING PADRONIZADO Diz respeito a padronizar o Plano de Marketing, levando em conta a adaptação dos produtos/serviços às preferências locais. Exemplo: na Tailândia, os produtos de higiene pessoal devem ter o aroma mais forte para serem bem-sucedidos em vendas.

6 CASE IMPULSE A propaganda global do desodorante Impulse, veiculou simultaneamente em 31 países, onde foi permitido que cada país fizesse a sua versão, desde que preservando a mensagem principal: “Se um estranho de repente lhe oferecer flores...Isso é Impulse”. Os homens não resistem ao efeito de Impulse”.

7 CASE IMPULSE Nos anos 80 e 90 havia em Portugal um desodorizante que se chamava Impulse. Nas várias versões do anúncio via-se uma mulher, que se borrifava profusamente com Impulse – e profusamente não é um exagero: a mulher aspergia-se desde os joelhos até ao queixo (cada embalagem devia dar, no máximo, para uma semana). Ela saía então para a rua e causava grandes “estragos”. Aparecia-lhe subitamente um homem que lhe oferecia um ramo de flores. Então ouvia-se: “E se um desconhecido lhe oferecer flores… isso é impulse! … Impulse, só não a protege de um grande amor”. Mas os anos passaram e as portuguesas, vendo que nenhum estranho lhes oferecia flores, desistiram e mandaram o impulse à fava. Uma pesquisa rápida mostra que ele ainda existe e anda pela Argentina a enganar as mulheres.

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20 A FACE OCULTA DO CONSUMIDOR

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

31

32

33

34

35

36


Carregar ppt "O Consumidor Internacional. Os RITUAIS CULTURAIS no comportamento do consumidor são diversos de um lugar para o outro. Então, não dá para simplesmente."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google