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Indicadores de Desempenho e Balanced ScoreCard

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Apresentação em tema: "Indicadores de Desempenho e Balanced ScoreCard"— Transcrição da apresentação:

1 Indicadores de Desempenho e Balanced ScoreCard

2 O que não pode ser medido , não pode ser melhorado .
BSC - Manutenção O que não pode ser medido , não pode ser melhorado . Se você não pode mensurar o seu trabalho , esqueça ! Tudo que não agrega VALOR destrói VALOR.

3 BSC - Manutenção Estratégias Um caminho , maneira ou ação estabelecida e adequada para conseguir os desafios e objetivos de uma organização.

4 Fatores Estratégicos para o Sucesso
BSC - Manutenção Fatores Estratégicos para o Sucesso São os fatores que limitam ou podem limitar o desempenho de uma organização. Exemplos: Disposição mais eficaz das maquinas de uma fábrica . Ampliação da linha atual de produto . Estratégias Exemplos: Melhorar os serviços para os clientes . Aumentar a eficácia de compras.

5 Dificuldades , entendimento e desdobramento da Estratégia
BSC - Manutenção Dificuldades , entendimento e desdobramento da Estratégia Exemplos: Melhorar os serviços para os clientes . O que isso quer dizer ? Como saber se isso foi alcançado ? O que fazer para assegurar que todas as pessoas envolvidas , de todos os níveis da organização : Entendam o significado da estratégia ? Saibam como agir para tornar realidade essa estratégia?

6 ( CONJUNTO EQUILIBRADO DE INDICADORES DE DESEMPENHO )
BSC - Manutenção BALANCED SCORECARD ( CONJUNTO EQUILIBRADO DE INDICADORES DE DESEMPENHO ) É uma ferramenta que traduz a visão e a estratégia da empresa da empresa num conjunto equilibrado de medidas de desempenho .

7 ( CONJUNTO EQUILIBRADO DE INDICADORES DE DESEMPENHO )
BSC - Manutenção BALANCED SCORECARD ( CONJUNTO EQUILIBRADO DE INDICADORES DE DESEMPENHO ) Um bom Scorecard é simples. Seis ou menos indicadores em cada perspectiva. Medir somente o que pode ser influenciado diretamente. Medir somente o que se relaciona com objetivos que são chaves.

8 BALANCED SCORECARD Um Scorecard pode ser usado de várias formas.
BSC - Manutenção BALANCED SCORECARD ( CONJUNTO EQUILIBRADO DE INDICADORES DE DESEMPENHO ) Um Scorecard pode ser usado de várias formas. SISTEMA DE MEDIDAS DE DESEMPENHO PROPORCIONA FOCO E PRIORIDADES AMBIENTE DE TRABALHO PARA O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO MEIO DE COMUNICAÇÃO FERRAMENTA PARA A GESTÃO DO NEGÓCIO FERRAMENTA PARA A GESTÃO DE MUDANÇAS

9 BALANCED SCORECARD BSC - Manutenção KPI - INDICADORES DE DESEMPENHO
( CONJUNTO EQUILIBRADO DE INDICADORES DE DESEMPENHO ) KPI - INDICADORES DE DESEMPENHO Sao guias que nos permitem medir a eficácia das ações tomadas , bem como medir os desvios entre o programado e o realizado . Através dos indicadores é possível fazermos comparações ao longo do tempo , com relação a dados internos e externos . ALTA DIREÇÃO RESUMOS CORPORATIVOS RESUMOS DE DADOS BÁSICOS MÉDIA GERÊNCIA UNIDADES DE MEDIDAS TECNOLÓGICAS BASE

10 BALANCED SCORECARD BSC - Manutenção KPI - INDICADORES DE DESEMPENHO
( CONJUNTO EQUILIBRADO DE INDICADORES DE DESEMPENHO ) KPI - INDICADORES DE DESEMPENHO ELES TRADUZEM A ESTRATÉGIA EM METAS PROPORCIONAM DIREÇÃO ELES PROPORCIONAM REALIMENTAÇÃO DE DESEMPENHO PARA ENTENDER O QUE ESTÁ OCORRENDO ELES VERIFICAM O IMPACTO DE AÇÕES PARA COMPARAR O DESEMPENHO COM O PADRÃO ELES CRIAM MELHORIAS PARA IDENTIFICAR OPORTUNIDADES

11 BALANCED SCORECARD BSC - Manutenção Indicadores guia e de ocorrência
( CONJUNTO EQUILIBRADO DE INDICADORES DE DESEMPENHO ) Indicadores guia e de ocorrência ( Lead & Lag indicators ) INDICADORES GUIA : AQUELES QUE HABILITAM Anteriores na cadeia de causa e efeito Eles predizem resultados futuros Ex. Motivação do empregado , duração do ciclo . INDICADORES DE OCORRÊNCIA : RESULTADOS Posteriores na cadeia de causa e efeito Mostram os resultados de ações Ex. Satisfação do cliente , lucro .

12 BALANCED SCORECARD BSC - Manutenção Processos Internos e chave
( CONJUNTO EQUILIBRADO DE INDICADORES DE DESEMPENHO ) Processos Internos e chave PROCESSOS INTERNOS : As medidas se relacionam com os processos internos que tem um grande impacto na satisfação do cliente e no atendimento dos objetivos financeiros de uma organização. PROCESSOS CHAVE : São aqueles que afetam a maior parte de uma organização e são cruciais para o sucesso . Estes processos geralmente são inter-departamentais.

13 ( CONJUNTO EQUILIBRADO DE INDICADORES DE DESEMPENHO )
BSC - Manutenção BALANCED SCORECARD ( CONJUNTO EQUILIBRADO DE INDICADORES DE DESEMPENHO ) Perspectivas APRENDIZAGEM PROCESSOS CLIENTE FINANCEIRA RH E RECURSOS DE KNOW-HOW DESEMPENHO DE PROCESSO PERCEPÇÃO DO CLIENTE FINANCEIRA PARA CIMA GUIA (LEADING) PARA BAIXO OCORRÊNCIA (LEGGING) Pontos importantes : Entender as relações de causa e efeito. Entender os conceitos de indicadores guia e de ocorrência. Planejar e comunicar um conjunto equilibrado de indicadores.

14 BALANCED SCORECARD BSC - Manutenção
( CONJUNTO EQUILIBRADO DE INDICADORES DE DESEMPENHO ) Perspectiva APRENDIZAGEM e CRESCIMENTO ORGANIZACIONAL DO QUE TRATA : Capacidade dos funcionários Capacidade dos sistemas de informação Motivação Novos produtos e serviços Alinhamento das metas departamentais ou individuais com as metas da empresa INDICADORES TÍPICOS : Satisfação dos funcionários Produtividade Treinamentos Reciclagem

15 BALANCED SCORECARD BSC - Manutenção Perspectiva PROCESSOS
( CONJUNTO EQUILIBRADO DE INDICADORES DE DESEMPENHO ) Perspectiva PROCESSOS DO QUE TRATA : Não somente o controle e melhoria dos processos existentes Identificação dos processos chave e internos nos quais uma organização deve atingir excelência: Esses processo podem ser inteiramente novos Podem ser processos de inovação Processos de inovação estão relacionados com a criação de valor a longo prazo para os clientes ( criação e desenvolvimento de produtos ou serviços ) INDICADORES TÍPICOS : Estão dirigidos para os processos internos que terão maior influência na satisfação do cliente e nos resultados financeiros . Qualidade Tempo de resposta Custos

16 ( CONJUNTO EQUILIBRADO DE INDICADORES DE DESEMPENHO )
BSC - Manutenção BALANCED SCORECARD ( CONJUNTO EQUILIBRADO DE INDICADORES DE DESEMPENHO ) Perspectiva CLIENTES DO QUE TRATA : Identificação de segmentos de clientes / mercados nos quais a empresa quer competir Alinhamento dos indicadores com segmentos específicos de clientes e de mercado Identificação e avaliação de propostas de valor para os segmentos alvo INDICADORES TÍPICOS : Satisfação de clientes Retenção de clientes Participação na conta total de clientes Participação no mercado Captação de novos clientes

17 BALANCED SCORECARD BSC - Manutenção Perspectiva FINANCEIRA
( CONJUNTO EQUILIBRADO DE INDICADORES DE DESEMPENHO ) Perspectiva FINANCEIRA DO QUE TRATA : Medidas financeiras de desempenho vinculadas a estratégia da empresa Conseqüências econômicas das ações tomadas Podem refletir cada fase do ciclo de vida da empresa : crescimento / sustentação / maturidade Indicadores financeiros servem de guia para as medidas das outras perspectivas INDICADORES TÍPICOS : Retorno sobre o investimento Receita operacional Valor econômico agregado Crescimento das vendas

18 BALANCED SCORECARD BSC - Manutenção Desenhando um scorecard
( CONJUNTO EQUILIBRADO DE INDICADORES DE DESEMPENHO ) Desenhando um scorecard VISÃO DO NEGÓCIO FATORES ESTRATÉGICOS PARA O SUCESSO INDICADORES METAS QUANDO ? QUANTO ? QUEM ? ESTRATÉGIAS RELAÇÃO CAUSA E EFEITO DESDOBRAMENTO Processo Principal Sub-processo 1 Sub-processo 2

19 BALANCED SCORECARD MANUTENÇÃO
BSC - Manutenção BALANCED SCORECARD MANUTENÇÃO MISSÃO : Gestão dos ativos de toda a Clariant , baseado em maximizar o retorno em investimento ( ROI ) no recurso . ESTRATÉGIA : Colaborar com o sucesso de clientes interno e externo , prestando serviços com qualidade , produtividade com custos compatíveis , respeitando a segurança e meio ambiente . FATORES CRÍTICOS PARA O SUCESSO : Utilização de profissionais capacitados e motivados Utilização de materiais e procedimentos adequados Otimização dos recursos disponíveis Eficiência de compras técnicas Atendimentos em prazos adequados Otimização dos custos de manutenção Utilização de serviços de prestadoras capacitadas Gestão adequada de estoque Busca contínua de zero acidentes e incidentes Busca contínua da confiabilidade operacional dos equipamentos

20 BSC - Manutenção RELAÇÃO DE CAUSA E EFEITO F C P A Custos de produção
Satisfação do cliente P Custos de manutenção Confiabilidade Qualidade da manutenção Qualidade de materiais e serviços Disponibilidade da instalação Documentação procedimento planos Prazos Produtividade Atendimentos ESHA / SAMACO Gestão de estoque A Capacitação técnica profissional Treinamentos comportamentais Motivação sugestões Novas tecnologias Treinamentos ESHA Sistema de informação

21 BSC - Manutenção Indicadores – Processo Principal P Item Indicador
Índice Atual Índice Meta Freq Nível Resp. Como/onde F Custos de produção Custo manutenção / custo de produção Semestral Diretoria Edson luiz Silva SAP Custo total de manutenção / faturamento bruto Anual C Satisfação do Cliente Pesquisa grau de satisfação do Cliente 80% Formulário manut Custos de manutenção Custo real manutenção / budget manutenção 90% Mensal Índices de acidentes na Manutenção Taxa de freqüência acidentes - F 12,60 Sandra ESHA Taxa de gravidade - G 66,54 Disponibilidade Operacional Tempo máx. teórico – tempo perda manutenção / tempo máx. teórico Luciano Gestão estoque Valor de estoque manut / custo total de manut 14% Iwanami A Motivação Desenvolvimento Numero de sugestões / total de colaboradores manutenção 2% 20% Trimestral Edilson Base notes Q&A

22 BSC - Manutenção Indicadores – Sub-processo 1 P Item Indicador
Índice Atual Índice Meta Freq Nível Resp. Como/onde F Equipamentos instalados Idade media dos equipamentos / instalações em operação em anos 11-20 anos Semestral Diretoria Gerência Rodrigo Lisboa SAP Custos de manutenção Custo total da manutenção / patrimônio imobilizado da empresa Mensal Edson luiz Silva Custo manutenção com pessoal / custo total de manutenção Anual Custo manutenção materiais / custo total de manutenção Custo manutenção serviços contratados-terceiros / custo total de manutenção Gestão de estoque Valor imobilizado em estoque / valor imobilizado média mensal Iwanami Rotatividade de estoque 3 meses A Treinamento e Desenvolvimento tecnológico Numero de grupos cip / numero de sugestões 60% Trimestral Edilson Base notes Q&A total de horas em treinamento / total de horas disponíveis do pessoal da manutenção ano 3% SAP - RH Treinamento

23 BSC - Manutenção Indicadores – Sub-processo 1 P Item Indicador
Índice Atual Índice Meta Freq Nível Resp. Como/onde Planejamento da manutenção Backlog - Homens hora planejadas / homens hora trabalhada Mensal Gerência Edson luiz Silva SAP Prazo atendimento solicitado / prazo atendimento realizado Qualidade da manutenção Indisponibilidade devido a manutenção 5% Semestral Rodrigo Freqüência de falhas – numero OT quebras / OT manut total 10% Luciano Retrabalho – numero OT retrabalho / OT total realizada Tempo Médio Entre Falha TMEF-MTBF 12 meses Tempo Médio Para Reparo TMPR-MTTR 11 horas SAMACO Inspeções realizadas / inspeções planejadas 100% Cledir SET Recomendações atendidas / recomendações emitidas 95%

24 BSC - Manutenção Indicadores – Sub-processo 2 P Item Indicador
Índice Atual Índice Meta Freq Nível Resp. Como/onde NR13 Inspeções executadas / inspeções planejadas 70% Mensal Gerência Setorial Luciano SET Plantão quantidade de atendimento 20 Augusto Base notes plantão Atendimento solicitado / atendimento realizado 80% Preditiva Inspeções planejadas av. / inspeções executadas av. 85% Michel Predsystem Recomendações atendidas / emitidas 90% Semestral Isocríticos Calibração executadas / calibração planejadas Keiji Bimax Terceiros Grau de satisfação serviços de terceiros 75% Tarcisio Planilha qualidade terceiros Motores N° Queima de motores 8 2 Caveden Planilha controle motores Lubrificação OT realizada / OT planejada Ednei LUBTEC

25 BSC - Manutenção Indicadores – Sub-processo 2 P Item Indicador
Índice Atual Índice Meta Freq Nível Resp. Como/onde Chamadas área Solicitação de chamadas fora horário de expediente normal 5 Mensal Gerência Setorial Edson luis Silva Manut Área Planejamento OT urgente / OT normal Luciano SAP Aplicação de recursos HH serviços manutenção Quebra / HH total de trabalho 31% HH serviços manutenção preventiva / HH total de trabalho 38% HH serviços manutenção corretiva / HH total de trabalho 32%


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