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NEUROAPRENDIZAGEM NA COGNIÇÃO ESCOLAR
Maria do Carmo Camenote Mendes
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NEUROAPRENDIZAGEM “Ensinar sem levar em conta o funcionamento do cérebro seria como tentar desenhar uma luva sem considerar a existência da mão.” Leslie Hart Aprendizagem baseada no cérebro Brain-based learning
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NEUROAPRENDIZAGEM conhecimento sobre os processamentos cerebrais envolvidos no ato de aprender. conhecimento do funcionamento do corpo favorece o diagnóstico e a cura
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Recorte da neuroaprendizagem.
ESCOLA / CULTURA Trabalha com ato de aprender; Recorte da neuroaprendizagem.
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INDEPENDENTE DA ESCOLA
O homem sempre aprendeu... ...e continua aprendendo Sobrevivência
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O PROCESSO DE APRENDIZAGEM
Envolve diversas áreas do conhecimento e distingue os seres humanos de outras espécies.
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O PROCESSO DE APRENDIZAGEM
Permite a sobrevivência, a manutenção da cultura e dos processos educacionais como consequência. Independe da herança ou meio social
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O PROCESSO DE APRENDIZAGEM
Tem por base: Atenção, memória, percepção, simbolismos que permitem formação de conceitos, resolução de problemas, raciocínio, expressão...
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Quanto mais cedo e mais qualificadas forem essas trocas
ambientais, melhor será a aprendizagem. O cérebro não é tecnológico, é ecológico
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prática, método e motivação.
Maximizar os processos cognitivos através de: oportunidade, prática, método e motivação.
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OPORTUNIDADE - ocasião favorável
acontecimento capaz de melhorar o estado atual , uma situação nova que traga benefícios; leitura, jogos, trabalhos, pesquisas, debates, noa.
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PRÁTICA repetição é uma das ferramentas mais úteis para o cérebro aprender...tudo é prática...
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MÉTODO é a maneira, o como fazer seguindo uma ordem, um formato
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MOTIVAÇÃO é o impulso que faz agir para atingir os objetivos, envolve fenômenos emocionais, biológicos e sociais e é um processo responsável por iniciar, direcionar e manter comportamentos relacionados com objetivo, faz com que o indivíduo dê o melhor de si.
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NOSSO OBJETIVO Disseminação dos conceitos para os profissionais que estão à frente do processo. Uso de ferramentas simples e disponíveis para maximizar os processos
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EXPERIÊNCIA SENSORIAL COMO APRENDIZAGEM
TATO; OLFATO; PALADAR; VISÃO; AUDIÇÃO.
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HOMÚNCULO
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FERRAMENTA 1 Diferentes habilidades; Auditivo, visual e cinestésico;
Hemisfério DIREITO E ESQUERDO.
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FERRAMENTA 2 JOGOS LÓGICOS (SUDOKU, HITORI, HASHI, CALCUDOKU...)
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FERRAMENTA 3 ARTES (CORES, CRIATIVIDADE, AUTOESTIMA, TATO, MEMÓRIA, CORPO...)
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JOGOS DE TABULEIRO VISO ESPACIAL; PENSAMENTO LATERAL; CRIATIVIDADE;
FOCO; CUMPRIMENTO DE REGRAS; MEMÓRIA...
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JOGOS DE ESTRATÉGIA DESENVOLVIMENTO DE ESTRATÉGIA, RACIOCÍNIO.
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PALAVRA CRUZADA MEMÓRIA; DESENVOLVIMENTO DE LINGUAGEM; CONEXÕES.
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LEITURA LINGUAGEM; CRIATIVIDADE;
ELEMENTOS MAIS RICOS DA ESTIMULAÇÃO COGNITIVA.
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TANGRAM CAPACIDADE DE IMAGINAR E USAR, E ROTACIONAR A FIGURA GEOMÉTRICA, ESTIMULA O PENSAMENTO ABSTRATO - MATEMÁTICA
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ÁBACO ORGANIZAÇÃO DO PENSAMENTO
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EDUCAÇÃO FÍSICA DESENVOLVER HABILIDADES COGNITIVAS;
AUMENTAR A AUTOESTIMA; EQUILIBRIO EMOCIONAL; RECONHECER O OUTRO E SABER COMPARTILHAR; TRABALHAR EM GRUPO; AUTONOMIA; CRIATIVIDADE.
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CORES E NOMES
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EQUAÇÃO VERDADEIRA Mova dois palitos e torne a equação verdadeira e sem usar sinal de diferente.
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LINGUAGEM HIPOPÓTAMO TEM 10 LETRAS, MAS EVENTUALMENTE TEM 13. PORQUE ?
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QUANTAS VEZES ESTÁ ESCRITO A PALAVRA - FUTEBOL
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OBRIGADA!!! maisprojetoseducacionais@gmail.com NEUROAPRENDIZAGEM
PALESTRA E OFICINA OFICINAS DE JOGOS LÓGICO ORIENTAÇÃO PLANEJAMENTO ANUAL
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