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Projeto Ler: Prazer e Saber e Jornada da Leitura 2009 - 2014.

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Apresentação em tema: "Projeto Ler: Prazer e Saber e Jornada da Leitura 2009 - 2014."— Transcrição da apresentação:

1 Projeto Ler: Prazer e Saber e Jornada da Leitura 2009 - 2014

2 Contribuir para o desenvolvimento sustentável, o enfrentamento das desigualdades e a promoção da equidade por meio de programas e pesquisas no âmbito das políticas públicas de educação, cultura e assistência social. CENPEC - MISSÃO

3 Fortalecer políticas de educação integral que articulem organizações, atores, espaços e saberes e promovam o desenvolvimento integral da criança, adolescente e jovens Contribuir para a formulação e implementação de políticas para infância, adolescência e juventude que enfrentem as desigualdades socioespaciais Contribuir para a valorização e formação dos profissionais da educação, visando a melhoria da qualidade do processo de ensino e aprendizagem nas escolas públicas Promover a ampliação e a diversificação do letramento Fortalecer a gestão escolar, na sua própria identidade, nas relações com as escolas e demais instituições do mesmo território e como integrante de um sistema, tendo como fim o processo de ensino- aprendizagem Contribuir para a construção de uma base curricular nacional comum CENPEC – OBJETIVOS ESTRATÉGICOS

4

5 Projeto de formação de mediadores visando o estímulo à leitura. Propõe um contato prazeroso de crianças, jovens e adultos com diferentes gêneros textuais, como forma de favorecer o gosto, ampliar repertório cultural e capacidades leitoras. OBJETIVO

6 Roda de leitura Carroça - Roda de leitura Roda de leitura – O Fantasma Guajará Mirim - RO

7 Educação Técnicos da SME, gestores escolares, professores, estagiários. Cultura Técnico da Secretaria de Cultura, bibliotecários, agentes culturais e representantes de outras instituições PÚBLICO DIRETO

8 Semana Literária Mogeiro - PB

9 Ao final das ações, espera-se que: As secretarias tenham iniciado o Plano de Ação para a implementação das ações voltadas para o estímulo à leitura focando os 3 primeiros eixos do PNLL. O planejamento das instituições envolvidas considerem os objetivos de incentivar e disseminar as atividades de leitura orientadas pelo Projeto, abrangendo escolas, bibliotecas, instituições culturais e sociais e comunidade. As propostas do projeto tenham sido multiplicadas para outros agentes culturais/ voluntários do município. O acervo tenha sido ampliado, qualificado e que sua gestão melhore as condições de acesso para a comunidade e a acessibilidade. RESULTADOS ESPERADOS

10 Mogeiro - PB Semana Literária

11 Criado É implantado em 6 municípios da Paraíba 2009 Nasce a Jornada da Leitura Estratégia de reconhecimento de boas práticas, envolveu os municípios da PB 2010 É premiado Projeto Ler: Prazer e Saber ganha menção honrosa do prêmio VivaLeitura 2011 Amplia sua abrangência Atua em municípios de SP, RO e MG 2011/2012 Jornada da Leitura é ampliado Além da premiação, passa a promover ações de assessoria para a construção do PMLL nos municípios 2012 É inaugurado o ambiente virtual de aprendizagem Espaço aberto de troca de experiên- cias, de conheci- mento, de registro e divulgação de atividades 2012 LINHA DO TEMPO Todas as escolas dos municípios participantes recebem uma biblioteca móvel com acervo de 50 a 400 títulos Os planos municipais refletem as diretrizes do PNLL – Plano Nacional do Livro e da Leitura, iniciativa conjunta do MEC e MinC com o objetivo de valorizar e democratizar o acesso e o fomento à leitura e a formação de mediadores.

12 www.jornadadaleitura.org.br

13 Disponibilizar conteúdos e atividades online de formação sobre o tema Leitura; Fomentar práticas de letramento em meio digital; Possibilitar a troca de experiências e saberes de educadores do Ler: Prazer e Saber. OBJETIVOS

14 Apiaí – SP Contação de histórias

15 Organizado em 3 módulos, a oficina aborda a metodologia de mediação de leitura e sua relação com o gênero oral. Oficinas online “Leitura e oralidade” Espaço de apoio aos municípios para o desenvolvimento e implementação das propostas de seus plano, com aporte de materiais e proposição de metas de mobilização. Fórum Plano de Ação PRINCIPAIS AÇÕES

16 Espaço aberto para publicação de relatos, imagens, vídeos e áudios sobre as atividades desenvolvidas Galeria “Registro de atividades de leitura” Seção interativa com dicas de sites, vídeos e livros sugeridas pela equipe gestora e participantes da rede. Mural de dicas Boletim mensal enviado aos participantes da rede Boletim Jornada da Leitura PRINCIPAIS AÇÕES

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18 Municípios participantes: Pedro Leopoldo, Santana do Paraíso e Ijaci, em MG STATUS - FORMAÇÃO LER: PRAZER E SABER Ações preparatórias 2013 Apresentação da proposta e celebração do termo de compromisso Diagnóstico Constituição das turmas de formação e do cronograma de formação Formação 2013 4 oficinas, com carga horária total de 64h 2014 4 oficinas, com carga horária total de 64h Acompanhamento 2013 Uma visita técnica 2014 Uma visita técnica Gestão compartilhada 2013 Uma reunião com todos os gestores e representantes de outras instituições 2014 Uma reunião com todos os gestores e representantes de outras instituições Em 2012, Lei Rouanet aprovada. Prorrogada captação até final de 2014.

19 Municípios participantes: Campina Grande, Alagoa Nova, Serra Redonda, Ingá, Guarabira e Mogeiro–PB; Apiaí e Itaoca–SP; Guajará Mirim-RO STATUS- ASSESSORIA PARA PMLL Ação preparatória 2013 Planejamento das reuniões e agendamento com os municípios. 2014 Planejamento e agendamento com municípios. Assessoria presencial 2013 09 Reuniões, uma em cada município, assessorando a construção do PMLL. 2014 3 reuniões presenciais, 1 por pólo, para avançar com o PMLL. Acompanhamento 2013 Através do site e e- mails 2014 Através do site, principalmente do Fórum Plano de Ação e e-mails.


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