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União de Ensino Superior de Campina Grande – UNESC Departamento de Administração Metodologia de pesquisa; Referencial Teórico (revisão de literatura);

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Apresentação em tema: "União de Ensino Superior de Campina Grande – UNESC Departamento de Administração Metodologia de pesquisa; Referencial Teórico (revisão de literatura);"— Transcrição da apresentação:

1 União de Ensino Superior de Campina Grande – UNESC Departamento de Administração Metodologia de pesquisa; Referencial Teórico (revisão de literatura); e, Cronograma

2 METODOLOGIA (COMO?) “A investigação científica depende de um conjunto de procedimentos intelectuais e técnicos para que seus objetivos sejam atingidos: os métodos científicos.” (PRODANOV;FREITAS, 2013, p. 126, grifo nosso); “Método científico é o conjunto de processos ou operações mentais que devemos empregar na investigação. É a linha de raciocínio adotada no processo de pesquisa.” (PRODANOV; FREITAS 2013, p. 126, grifo do autor).

3 Tipos de Pesquisa CritérioClassificaçãoDescrição Do ponto de vista da sua natureza BásicaEnvolve verdades e interesses universais, procurando gerar conhecimentos novos úteis para o avanço da ciência, sem aplicação prática prevista. aplicadaProcura produzir conhecimentos para aplicação prática dirigidos à solução de problemas específicos Quadro 1 – Critérios de Design da Pesquisa Continuação...

4 CritérioClassificaçãoDescrição Objetivo do Estudo ExploratóriaVisa a proporcionar maior familiaridade com o problema, tornando-o explícito ou construindo hipóteses sobre ele. DescritivaExpõe as características de uma determinada população ou fenômeno, demandando técnicas padronizadas de coleta de dados. ExplicativaProcura identificar os fatores que causam um determinado fenômeno, aprofundando o conhecimento da realidade. Continuação...

5 CritérioClassificaçãoDescrição Procedi- mento Técnico Pesquisa Bibliográfica Concebida a partir de materiais já publicados. Pesquisa Documental Utiliza materiais que não receberam tratamento analítico. Pesquisa Experimental Determinamos um objeto de estudo, selecionamos as variáveis e definimos as formas de controle e de observação dos efeitos. Levantamento (Survey) Propõe a interrogação direta de pessoas. (Questionário, entrevista e formulário) (WALTER; AUGUSTO, 2008). Pesquisa de Campo‘Pesquisa de campo é aquela utilizada com o objetivo de conseguir informações e/ou conhecimentos acerca de um problema para o qual procuramos uma resposta, ou de uma hipótese, que queiramos comprovar, ou, ainda, descobrir novos fenômenos ou as relações entre eles. Consiste na observação de fatos e fenômenos tal como ocorrem espontaneamente, na coleta de dados a eles [...]” p. 59. (Questionário, entrevistas e formulários e observação) (WALTER; AUGUSTO, 2008). Estudo de CasoRepresenta a estratégia preferida quando colocamos questões do tipo “como” e “por que”, quando o pesquisador tem pouco controle sobre os eventos e quando o foco se encontra em fenômenos contemporâneos inseridos em algum contexto da vida real. Pesquisa Ex-post-facto O experimento realiza-se depois dos fatos. (Observação, questionário e entrevistas) Pesquisa-AçãoProcura estabelecer uma relação com uma ação ou um problema coletivo. Pesquisa participanteQuando é desenvolvida a partir da interação entre pesquisadores e membros das situações investigadas. Continuação...

6 CritérioClassificaçãoDescrição Abordagem QualitativaO ambiente natural é fonte direta para coleta de dados, interpretação de fenômenos e atribuição de significados. QuantitativaRequer o uso de recursos e técnicas de estatística, procurando traduzir em números os conhecimentos gerados pelo pesquisador. Continuação...

7 CritérioClassificaçãoDescrição Método Científico DedutivaSugere uma análise de problemas do geral para o particular, através de uma cadeia de raciocínio decrescente. IndutivaO argumento passa do particular para o geral, uma vez que as generalizações derivam de observações de casos da realidade concreta. Hipotético- Dedutivo Formulamos hipóteses para expressar as dificuldades do problema, de onde deduzimos consequências que deverão ser testadas ou falseadas. DialéticoA dialética fornece as bases para uma interpretação dinâmica e totalizante da realidade, já que estabelece que os fatos sociais não podem ser entendidos quando considerados isoladamente, abstraídos de suas influências políticas, econômicas, culturais etc. Como a dialética privilegia as mudanças qualitativas, opõe-se naturalmente a qualquer modo de pensar em que a ordem quantitativa se torna norma. FenomenológicoA fenomenologia preocupa-se em entender o fenômeno como ele se apresenta na realidade. Não deduz, não argumenta, não busca explicações (porquês), satisfaz-se apenas com seu estudo, da forma com que é constatado e percebido no concreto (realidade). Fonte – Adaptado dos autores Prodanov e Freitas (2013, p. 126-128)

8 Técnicas de Pesquisa CritérioDescrição Métodos utilizados na coleta de dados Alguns exemplos: entrevistas, observações diretas, questionários, documentação. Fonte – Adaptado dos autores Prodanov e Freitas (2013, p. 129)

9 EMBASAMENTO TEÓRICO (QUAIS CONCEITOS?) EMBASAMENTO TEÓRICO (QUAIS CONCEITOS?) Responde a questão “[...] ‘quais conceitos?’, aparecem aqui os elementos de fundamentação teórica da pesquisa e, também, a definição dos conceitos empregados. São os que seguem” (PRODANOV; FREITAS, 2013, p. 130, grifo nosso);

10 “[...] [uso] das fontes teóricas (relatórios de pesquisa, livros, artigos científicos, monografias, dissertações e teses), com o objetivo de elaborar a contextualização da pesquisa e seu embasamento teórico, o qual fará parte do referencial da pesquisa na forma de uma revisão bibliográfica (ou da literatura) [...]” (PRODANOV; FREITAS, 2013, p. 130);

11 “[...] estabelecer um marco teórico de referência [...] e sua abrangência em termos temporais” (PRODANOV; FREITAS, 2013, p. 130); “[...] todo projeto de pesquisa deve conter as premissas ou os pressupostos teóricos sobre os quais o pesquisador fundamentará sua interpretação” (PRODANOV; FREITAS, 2013, p. 131, grifo nosso).

12 CRONOGRAMA (QUANDO?) A pesquisa é dividida em partes; Faz-se a previsão do tempo necessário; Lembrar: *há partes que podem ser executadas simultaneamente e outras que dependem das anteriores (análise e interpretação) (PRODANOV; FREITAS, 2013). “[...] dimensiona cada uma das etapas do desenvolvimento da pesquisa, no tempo disponível para sua execução.” (PRODANOV; FREITAS, 2013, p. 139)

13 Quadro 3 – Exemplo de Cronograma Etapa/MêsFev.Mar.Abril. Escolha do Assunto x Delimitação do tema de pesquisa; Construção do problema e da hipótese x 1º Revisão de literatura (bibliográfica) xxx Definição da Justificativa, e dos objetivos x Fundamentação teórica xx Entrega do Projeto de Pesquisa x Fonte - Elaboração própria, inspirada no exemplo de cronograma do livro de Prodanov e Freitas (2013, p. 139)

14 Referência PRODANOV, Cleber Cristiano. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico / Cleber Cristiano Prodanov, Ernani Cesar de Freitas. – 2. ed. – Novo Hamburgo: Feevale, 2013. WALTER, Silvana Anita; AUGUSTO, Paulo Otávio Mussi. O STATUS CIENTÍFICO DA PESQUISA EM ADMINISTRAÇÃO. Revista de Negócios, ISSN 1980-4431, Blumenau, v. 13, n. 4 p. 56 – 71, Out./Dez., 2008.


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