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ESTRATEGIA EMPRESARIAL 1ª parte PROF. PAULO ROBERTO LEITE.

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1 ESTRATEGIA EMPRESARIAL 1ª parte PROF. PAULO ROBERTO LEITE

2 EMENTA  A disciplina enfoca a gestão estratégica como forma de desenvolver o pensamento e o comportamento estratégico, a partir da aplicação de ferramentas que compõe o processo de planejamento estratégico, que envolve a análise do ambiente interno e externo, formulação e implantação de ações estratégicas, envolvendo a tomada de decisão relativa à definição dos aspectos de negócios como produtos, serviços, clientes, posicionamento, dentre outros.

3 OBJETIVO  Capacitar o aluno a desenvolver uma visão estratégica e atuar em um mercado competitivo, aplicando ferramentas de gestão para a análise de cenários, perspectivas, formulação e implementação das estratégias empresariais, contribuindo para a tomada de decisão, com foco na melhoria dos resultados, bem como para a superação dos desafios atuais e futuros

4 CONTEUDO PROGRAMÁTICO  Cenário competitivo, Conceitos de Gestão e competitividade estratégica;  Análise do ambiente externo – ambiente geral, análise do setor, cenários e ambiente competitivo;  Análise do ambiente interno – recursos, capacidades, competências essenciais, a matriz Swot e a avaliação estratégica;  Dinâmica competitiva – motivadores do comportamento competitivo, probabilidade de ataque, probabilidade de resposta, mercados de ciclo rápido, mercados de ciclo lento;  Planejamento e Implementação Estratégica;  Estratégia ao nível de negócios – liderança em custos, diferenciação, vantagem competitiva, cadeia de valor;  Estratégias de fusões e aquisições; alianças estratégicas e internacionalização;  Estratégia de redes de negócios.  Governança Corporativa – diferenças de propriedade e controle administrativo, conselho de administração;

5 BIBLIOGRAFIA  Básica  BARNEY, J. B.; HESTERLY,W.S. Administração estratégica e vantagem competitiva. 3ª edição. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2011.  COSTA, Eliezer Arantes. Gestão estratégica: da empresa que temos para a empresa que queremos. São Paulo: Saraiva, 2007.  FERNANDES, B.H R. e BERTON, L.H. Administração Estratégica de Competência empreendedora à avaliação de desempenho. São Paulo: Saraiva, 2005.  GHEMAWAT, Pankaj. A estratégia e o cenário dos negócios. 2ª Edição. Porto Alegre: Bookman, 2007.  Complementar  CHRISTENSEN, Clayton M. O dilema da inovação: quando as novas tecnologias levam empresas ao fracasso. São Paulo: M. Books, 2012  HERRERO FILHO, Emílio. Balanced scorecard e a gestão estratégica: uma abordagem prática. 10. ed Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.  HITT, M.; IRELAND, D.; HOSKISSON, R., Administração Estratégica. Pioneira Thomson Learning: São Paulo, 2002.  MINTZBERG, Henry. Safari da estratégia - um roteiro pela selva do planejamento estratégico. Porto Alegre Bookman 2010.  PORTER, M., Estratégia Competitiva: Técnicas para análise de indústrias e da concorrência. 2ª edição. Rio de Janeiro: Campus, 2004.  ZACARELLI, S.B. Estratégia e Sucesso nas empresas. São Paulo: Saraiva, 2000.  Bases de dados: PROQUEST e EBSCO

6 METODOLOGIA E PLANEJAMENTO  1ª AULA A 6ª AULA: AULAS EM 3 PARTES:  1ª PARTE = TEORIA EXPOSITIVA  2ª PARTE = DISCUSSÃO DE TEMAS SOLICITADOS PELO PROFESSOR  3ª PARTE = TRABALHO EM GRUPO: SEMINARIO  7ª AULA: SEMINARIOS DE GRUPOS = 50% DA NOTA  8ª AULA : PROVA FINAL INDIVIDUAL = 50% DA NOTA

7 SEMINARIO FINAL  CONSIDERAR UMA EMPRESA DE SEU CONHECIMENTO E ELABORAR UM PLANO ESTRATÉGICO, USANDO TODAS AS TECNICAS DO CURSO, PARA UMA SEMINARIO AO FINAL DO CURSO.  NOTA SERÁ DA APRESENTAÇÃO DO SEMINARIO (50%)  SUGESTÃO DE TEMA PARA O TRABALHO: REDE DE RESTAURANTE REDE DE LOJAS HOTEL HOSPITAL REDE DE FAST FOOD REDE LABORATORIAL REDE SUPERMERCADO SHOPPING CENTER PIZZARIA SEGUROS MIDIA TRANSPORTE UNIVERSIDADE RECICLAGEM / REMANUFATURA REDE DE HORTIFRUT E COMMERCE OUTRO À ESCOLHA

8 1º EXERCICIO EM GRUPO  EM SALA DE AULA E EM GRUPO  ESCOLHAM UMA EMPRESA E IDENTIFIQUEM ASPECTOS DE MUDANÇAS, NO CENÁRIO E NA EMPRESA, QUE PODERÃO IMPACTÁ-LA.  EXPOR DE FORMA SINTÉTICA ESTAS IDEIAS PARA DISCUSSÃO EM PAINEL  PROXIMA AULA TRABALHO INDIVIDUAL :  1) RESPONDER AS QUESTÕES 2 E 3 DO CAP 1 LIVRO TEXTO : BARNEY.  2) TRAZER UM ARTIGO SOBRE ESTRATÉGIA PARA COMENTAR EM SALA DE AULA

9 QUESTÕES INICIAIS  Qual a sua definição de estratégia empresarial?  Porque estudar estratégia e sua gestão ?  Pela oportunidade de carreira em empresas competitivas assim como identificar o papel da empresa no setor  Entender o seu papel na obtenção de resultados da empresa  Se pretender empreender é vital o conhecimento para formular o negócio

10 ESTRATEGIA EMPRESARIAL CENÁRIO E SUAS MUDANÇAS PROF. PAULO ROBERTO LEITE

11 CENARIO ATUAL  Volatilidade dos clientes  O curto ciclo de vida das coisas  Importância dos serviços  A sustentabilidade nos três eixos  Importância da governança empresarial  A velocidade da mudança tecnológica  A inovação – colaboração –concorrência  A busca da perenização dos negócios  Entre outros aspectos

12 MUDANÇAS VISÍVEIS  Mercado: variedade e profusão de produtos; amplitude global; visão do cliente e serviços, hábitos familiares; etc.  Motivação pessoal: empreendedorismo; capacitação; sistemas de trabalho flexíveis; auto avaliação; etc  Inovação : motor de competitividade; desenvolvimento de produtos; ciclo de vida dos produtos;  Serviços: fidelização; rapidez;  Competências essenciais: terceirização;  Concorrência entre cadeias de suprimentos: parcerias verdadeiras; compartilhamento de informações; visão consumidor.

13 GESTÃO ESTRATÉGICA Adaptado de Tachizawa e Rezende  “ Processo de adaptação continua que as organizações tem que enfrentar, mudando hábitos, temperamento, cultura, estratégias, adequando-se às mudanças do meio ambiente visando sua permanência no mercado”

14 O QUE É ESTRATÉGIA ? Whittington, Richard  Classica ou Racional: mais antiga e planejamento reacional ( Ansoff e Porter)  Evolucionária ou Fatalista: apoia-se na evolução garantida pelos mais fortes (Hannan e Freeman)  Processualista ou Pragmática: adaptam-se às condições de falibilidade da organização e mercados ( Mintzberg,Cyert e March)  Sistêmica ou Relativista: depende das condições sociais e culturais

15 PARA QUE SERVEM AS ESTRATÉGIAS E COMO SÃO DESENVOLVIDAS Processos Resultados Deliberados Emergentes Maximização de lucros Outros Clássica Evolucionária Sistêmica Processual

16 DEFINIÇÃO CLASSICA Chandler (1962)  “Estratégia é a determinação das metas e objetivos básicos e de longo prazo de uma empresa; e a adoção de ações e alocação de recursos necessários para atingir estes objetivos”

17 DEFINIÇÃO EVOLUCIONISTA McCloskey (1990)  “Os métodos formais não obterão altos lucros por muito tempo. A formalidade faz com que seja fácil copiá-los.”

18 DEFINIÇÃO PROCESSUALISTA Mintzberg  “É como um processo de artesão, continuo e adaptável, no qual a formação e a implementação estão indissoluvelmente ligadas ”

19 VANTAGEM COMPETITIVA  Definição simples:  Geração de uma relação entre o benefícios oferecidos aos clientes e o custo total do fornecimento maior que o concorrente.  Quociente : benefícios / custos  Vantagem temporária ou permanente  Benefícios oferecidos podem ser entendidos como valor de diferentes naturezas.

20 MEDIDAS DE COMPETITIVIDADE  Usados como comparação entre empresas do mesmo setor  Indices de lucratividade: lucro / ativo; lucro/patrimônio; margem/vendas; LPA; P/L; etc  Indices de liquidez: ativo/passivo;  Indices de alavancagem: exigível / ativo  Indices de atividade: giro de estoques;

21 ETAPAS DE ESTUDO DE ESTRATÉGIA EMPRESARIAL

22 MISSÃO EMPRESARIL  Missão: O que a empresa deseja ser no longo prazo.  Queremos ser lideres do mercado  Entregar produtos superiores ao mercado  Valores que acreditamos....  Influencia da missão no desempenho da empresa:  Nenhum  Melhorar  Piorar

23 OBJETIVOS  Objetivos: Elementos a serem atingidos pela empresa, derivados da declaração de missão, e que de preferencia que possam ser mensurados.  Oferecer retorno maior que 10% aos acionistas  Cumprir as leis locais  Respeitar nossos funcionários

24 ANALISE EXTERNA E INTERNA  Ameaças e oportunidades do ambiente competitivo  Evolução destas ameaças  Forças e fraquezas internas  Identificação de áreas propicias às melhorias e as correções necessárias

25 ESCOLHA DE ESTRATÉGIA  Estratégias Corporativa: múltiplos mercados  Verticalização  Diversificação  Alianças estratégicas  Fusões e aquisições  Estratégias de Negócios: único mercado  Custos e diferenciação

26 IMPLANTAÇÃO DA ESTRATÉGIA  Politicas e práticas baseadas na estratégia  Práticas organizacionais básicas:  Estrutura organizacional coerente com a estratégia e seus objetivos  Sistemas de controle  Politicas de relações humanas


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