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PublicouLetícia Rodrigues Furtado Alterado mais de 7 anos atrás
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ESTRATEGIA EMPRESARIAL 1ª parte PROF. PAULO ROBERTO LEITE
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EMENTA A disciplina enfoca a gestão estratégica como forma de desenvolver o pensamento e o comportamento estratégico, a partir da aplicação de ferramentas que compõe o processo de planejamento estratégico, que envolve a análise do ambiente interno e externo, formulação e implantação de ações estratégicas, envolvendo a tomada de decisão relativa à definição dos aspectos de negócios como produtos, serviços, clientes, posicionamento, dentre outros.
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OBJETIVO Capacitar o aluno a desenvolver uma visão estratégica e atuar em um mercado competitivo, aplicando ferramentas de gestão para a análise de cenários, perspectivas, formulação e implementação das estratégias empresariais, contribuindo para a tomada de decisão, com foco na melhoria dos resultados, bem como para a superação dos desafios atuais e futuros
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CONTEUDO PROGRAMÁTICO Cenário competitivo, Conceitos de Gestão e competitividade estratégica; Análise do ambiente externo – ambiente geral, análise do setor, cenários e ambiente competitivo; Análise do ambiente interno – recursos, capacidades, competências essenciais, a matriz Swot e a avaliação estratégica; Dinâmica competitiva – motivadores do comportamento competitivo, probabilidade de ataque, probabilidade de resposta, mercados de ciclo rápido, mercados de ciclo lento; Planejamento e Implementação Estratégica; Estratégia ao nível de negócios – liderança em custos, diferenciação, vantagem competitiva, cadeia de valor; Estratégias de fusões e aquisições; alianças estratégicas e internacionalização; Estratégia de redes de negócios. Governança Corporativa – diferenças de propriedade e controle administrativo, conselho de administração;
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BIBLIOGRAFIA Básica BARNEY, J. B.; HESTERLY,W.S. Administração estratégica e vantagem competitiva. 3ª edição. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2011. COSTA, Eliezer Arantes. Gestão estratégica: da empresa que temos para a empresa que queremos. São Paulo: Saraiva, 2007. FERNANDES, B.H R. e BERTON, L.H. Administração Estratégica de Competência empreendedora à avaliação de desempenho. São Paulo: Saraiva, 2005. GHEMAWAT, Pankaj. A estratégia e o cenário dos negócios. 2ª Edição. Porto Alegre: Bookman, 2007. Complementar CHRISTENSEN, Clayton M. O dilema da inovação: quando as novas tecnologias levam empresas ao fracasso. São Paulo: M. Books, 2012 HERRERO FILHO, Emílio. Balanced scorecard e a gestão estratégica: uma abordagem prática. 10. ed Rio de Janeiro: Elsevier, 2010. HITT, M.; IRELAND, D.; HOSKISSON, R., Administração Estratégica. Pioneira Thomson Learning: São Paulo, 2002. MINTZBERG, Henry. Safari da estratégia - um roteiro pela selva do planejamento estratégico. Porto Alegre Bookman 2010. PORTER, M., Estratégia Competitiva: Técnicas para análise de indústrias e da concorrência. 2ª edição. Rio de Janeiro: Campus, 2004. ZACARELLI, S.B. Estratégia e Sucesso nas empresas. São Paulo: Saraiva, 2000. Bases de dados: PROQUEST e EBSCO
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METODOLOGIA E PLANEJAMENTO 1ª AULA A 6ª AULA: AULAS EM 3 PARTES: 1ª PARTE = TEORIA EXPOSITIVA 2ª PARTE = DISCUSSÃO DE TEMAS SOLICITADOS PELO PROFESSOR 3ª PARTE = TRABALHO EM GRUPO: SEMINARIO 7ª AULA: SEMINARIOS DE GRUPOS = 50% DA NOTA 8ª AULA : PROVA FINAL INDIVIDUAL = 50% DA NOTA
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SEMINARIO FINAL CONSIDERAR UMA EMPRESA DE SEU CONHECIMENTO E ELABORAR UM PLANO ESTRATÉGICO, USANDO TODAS AS TECNICAS DO CURSO, PARA UMA SEMINARIO AO FINAL DO CURSO. NOTA SERÁ DA APRESENTAÇÃO DO SEMINARIO (50%) SUGESTÃO DE TEMA PARA O TRABALHO: REDE DE RESTAURANTE REDE DE LOJAS HOTEL HOSPITAL REDE DE FAST FOOD REDE LABORATORIAL REDE SUPERMERCADO SHOPPING CENTER PIZZARIA SEGUROS MIDIA TRANSPORTE UNIVERSIDADE RECICLAGEM / REMANUFATURA REDE DE HORTIFRUT E COMMERCE OUTRO À ESCOLHA
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1º EXERCICIO EM GRUPO EM SALA DE AULA E EM GRUPO ESCOLHAM UMA EMPRESA E IDENTIFIQUEM ASPECTOS DE MUDANÇAS, NO CENÁRIO E NA EMPRESA, QUE PODERÃO IMPACTÁ-LA. EXPOR DE FORMA SINTÉTICA ESTAS IDEIAS PARA DISCUSSÃO EM PAINEL PROXIMA AULA TRABALHO INDIVIDUAL : 1) RESPONDER AS QUESTÕES 2 E 3 DO CAP 1 LIVRO TEXTO : BARNEY. 2) TRAZER UM ARTIGO SOBRE ESTRATÉGIA PARA COMENTAR EM SALA DE AULA
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QUESTÕES INICIAIS Qual a sua definição de estratégia empresarial? Porque estudar estratégia e sua gestão ? Pela oportunidade de carreira em empresas competitivas assim como identificar o papel da empresa no setor Entender o seu papel na obtenção de resultados da empresa Se pretender empreender é vital o conhecimento para formular o negócio
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ESTRATEGIA EMPRESARIAL CENÁRIO E SUAS MUDANÇAS PROF. PAULO ROBERTO LEITE
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CENARIO ATUAL Volatilidade dos clientes O curto ciclo de vida das coisas Importância dos serviços A sustentabilidade nos três eixos Importância da governança empresarial A velocidade da mudança tecnológica A inovação – colaboração –concorrência A busca da perenização dos negócios Entre outros aspectos
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MUDANÇAS VISÍVEIS Mercado: variedade e profusão de produtos; amplitude global; visão do cliente e serviços, hábitos familiares; etc. Motivação pessoal: empreendedorismo; capacitação; sistemas de trabalho flexíveis; auto avaliação; etc Inovação : motor de competitividade; desenvolvimento de produtos; ciclo de vida dos produtos; Serviços: fidelização; rapidez; Competências essenciais: terceirização; Concorrência entre cadeias de suprimentos: parcerias verdadeiras; compartilhamento de informações; visão consumidor.
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GESTÃO ESTRATÉGICA Adaptado de Tachizawa e Rezende “ Processo de adaptação continua que as organizações tem que enfrentar, mudando hábitos, temperamento, cultura, estratégias, adequando-se às mudanças do meio ambiente visando sua permanência no mercado”
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O QUE É ESTRATÉGIA ? Whittington, Richard Classica ou Racional: mais antiga e planejamento reacional ( Ansoff e Porter) Evolucionária ou Fatalista: apoia-se na evolução garantida pelos mais fortes (Hannan e Freeman) Processualista ou Pragmática: adaptam-se às condições de falibilidade da organização e mercados ( Mintzberg,Cyert e March) Sistêmica ou Relativista: depende das condições sociais e culturais
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PARA QUE SERVEM AS ESTRATÉGIAS E COMO SÃO DESENVOLVIDAS Processos Resultados Deliberados Emergentes Maximização de lucros Outros Clássica Evolucionária Sistêmica Processual
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DEFINIÇÃO CLASSICA Chandler (1962) “Estratégia é a determinação das metas e objetivos básicos e de longo prazo de uma empresa; e a adoção de ações e alocação de recursos necessários para atingir estes objetivos”
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DEFINIÇÃO EVOLUCIONISTA McCloskey (1990) “Os métodos formais não obterão altos lucros por muito tempo. A formalidade faz com que seja fácil copiá-los.”
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DEFINIÇÃO PROCESSUALISTA Mintzberg “É como um processo de artesão, continuo e adaptável, no qual a formação e a implementação estão indissoluvelmente ligadas ”
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VANTAGEM COMPETITIVA Definição simples: Geração de uma relação entre o benefícios oferecidos aos clientes e o custo total do fornecimento maior que o concorrente. Quociente : benefícios / custos Vantagem temporária ou permanente Benefícios oferecidos podem ser entendidos como valor de diferentes naturezas.
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MEDIDAS DE COMPETITIVIDADE Usados como comparação entre empresas do mesmo setor Indices de lucratividade: lucro / ativo; lucro/patrimônio; margem/vendas; LPA; P/L; etc Indices de liquidez: ativo/passivo; Indices de alavancagem: exigível / ativo Indices de atividade: giro de estoques;
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ETAPAS DE ESTUDO DE ESTRATÉGIA EMPRESARIAL
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MISSÃO EMPRESARIL Missão: O que a empresa deseja ser no longo prazo. Queremos ser lideres do mercado Entregar produtos superiores ao mercado Valores que acreditamos.... Influencia da missão no desempenho da empresa: Nenhum Melhorar Piorar
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OBJETIVOS Objetivos: Elementos a serem atingidos pela empresa, derivados da declaração de missão, e que de preferencia que possam ser mensurados. Oferecer retorno maior que 10% aos acionistas Cumprir as leis locais Respeitar nossos funcionários
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ANALISE EXTERNA E INTERNA Ameaças e oportunidades do ambiente competitivo Evolução destas ameaças Forças e fraquezas internas Identificação de áreas propicias às melhorias e as correções necessárias
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ESCOLHA DE ESTRATÉGIA Estratégias Corporativa: múltiplos mercados Verticalização Diversificação Alianças estratégicas Fusões e aquisições Estratégias de Negócios: único mercado Custos e diferenciação
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IMPLANTAÇÃO DA ESTRATÉGIA Politicas e práticas baseadas na estratégia Práticas organizacionais básicas: Estrutura organizacional coerente com a estratégia e seus objetivos Sistemas de controle Politicas de relações humanas
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