A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PRINCÍPIOS DO DIREITO AMBIENTAL. Princípios norteadores do Direito Ambiental “Os princípios ambientais insculpidos na Lei Maior estão voltados para a.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PRINCÍPIOS DO DIREITO AMBIENTAL. Princípios norteadores do Direito Ambiental “Os princípios ambientais insculpidos na Lei Maior estão voltados para a."— Transcrição da apresentação:

1 PRINCÍPIOS DO DIREITO AMBIENTAL

2 Princípios norteadores do Direito Ambiental “Os princípios ambientais insculpidos na Lei Maior estão voltados para a finalidade básica de proteger a vida, em qualquer forma que esta se apresente, e garantir um padrão de existência digno para os seres humanos desta e das futuras gerações, bem como de conciliar os dois elementos anteriores com o desenvolvimento econômico ambientalmente sustentável.” Paulo de Bessa Antunes

3 1. Princípio da Equidade Intergeracional O Princípio da Equidade Intergeracional, totalmente interligado com o do Desenvolvimento Sustentável, dispõe que: “As presentes gerações não podem deixar para as futuras gerações uma herança de déficits ambientais ou do estoque de recursos e benefícios inferiores aos que receberam das gerações passadas.” (SAMPAIO et al, 2003, p.53). Ou seja, “[…] cada geração tem a responsabilidade de preservar os recursos naturais e a herança humana pelo menos no patamar que recebeu de seus antepassados.” (SAMPAIO et al, 2003, p.55).

4 2. Princípio prevenção É um dos princípios mais importantes do Direito Ambiental, sendo seu objetivo fundamental. Foi lançado à categoria de mega princípio do direito ambiental, constando como princípio nº 15 da ECO-92. O princípio da prevenção relaciona-se com o perigo concreto de um dano, ou seja, sabe-se que não se deve esperar que ele aconteça, fazendo-se necessário, portanto, a adoção de medidas capazes de evitá-lo.

5 3. Princípio precaução Trata-se do perigo abstrato, ou seja, há mero risco, não se sabendo exatamente se o dano ocorrerá ou não. É a incerteza científica, a dúvida, se vai acontecer ou não. Foi proposto na conferência Rio 92 com a seguinte definição: “O Princípio da precaução é a garantia contra os riscos potenciais que, de acordo com o estado atual do conhecimento, não podem ser ainda identificados.”

6 4. Princípio do poluidor pagador Trata-se de importantíssimo princípio, pois reflete um dos fundamentos da RESPONSABILIDADE CIVIL EM MATÉRIA AMBIENTAL. Esse princípio deve ser compreendido como um mandamento para que o potencial causador de danos ambientais preventivamente arque com os custos relativos à compra de equipamentos de alta tecnologia para prevenir a ocorrência de danos. Trata-se da internalização de custos. VS


Carregar ppt "PRINCÍPIOS DO DIREITO AMBIENTAL. Princípios norteadores do Direito Ambiental “Os princípios ambientais insculpidos na Lei Maior estão voltados para a."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google