A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

TÉCNICAS DE GESTÃO E ELABORAÇÃO DE PROJETOS DE PESQUISA Juliana Barbosa Coelho.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "TÉCNICAS DE GESTÃO E ELABORAÇÃO DE PROJETOS DE PESQUISA Juliana Barbosa Coelho."— Transcrição da apresentação:

1 TÉCNICAS DE GESTÃO E ELABORAÇÃO DE PROJETOS DE PESQUISA Juliana Barbosa Coelho

2 METODOLOGIA DA PESQUISA Profa. Dra. Kátia Barbosa Macêdo Universidade Católica de Goiás

3 Pesquisa A pesquisa é um procedimento reflexivo sistemático, controlado e crítico, que permite descobrir novos fatos ou dados, relações ou leis, em qualquer campo do conhecimento. (Ander- Egg, 1978) É um trabalho de produção de conhecimento sistemático, não meramente repetitivo mas produtivo, que faz avançar a área de conhecimento a qual se dedica.

4 Exigências da pesquisa A existência de uma pergunta que se deseja responder; A elaboração de um conjunto de passos que permitam chegar à resposta; A indicação do grau de confiabilidade na resposta obtida.

5 Planejamento da pesquisa 1 1- Preparação da pesquisa: 1.1-Decisão; 1.2-Especificação dos objetivos; 1.3-Elaboração de um esquema; 1.4-Constituição da equipe de trabalho; 1.5-Levantamento de recursos e cronograma.

6 Planejamento da pesquisa 2 2- Fases da pesquisa: 2.1-Escolha do tema; 2.2-Levantamento dos dados; 2.3-Formulação do problema; 2.4-Definição dos termos; 2.5-Construção de hipóteses ou questões norteadoras; 2.6-Indicação de variáveis;

7 Planejamento- fases da pesquisa 2.7-Delimitação da pesquisa; 2.8-Amostragem; 2.9-Seleção de métodos e técnicas; 2.10-Organização do instrumental da pesquisa; 2.11-Teste de instrumentos e procedimentos;

8 3-Execução da pesquisa 3.1-Coleta de dados; 3.2-Elaboração dos dados; 3.3-Análise e interpretação dos dados; 3.4-Representação dos dados; 3.5-Conclusões 3.6-Relatório de pesquisa; 4- Divulgação.

9 Planejamento Identificar a modalidade mais adequada ao projeto, tendo em vista a natureza do tema, da questão e os recursos disponíveis. Fazer um levantamento bibliográfico que subsidie as decisões do desenho da pesquisa, como teorias de base, técnicas de coleta e análise, campo, etc

10 Planejamento Selecionar um tema considerando prioridades do setor, instituição, município, lacunas conceituais e teóricas, relevância social. Refletir sobre a relevância e pertinência da questão. Formular uma questão central que demande investigação.

11 Formulando o problema Tornar o problema concreto e explícito através de: Imersão sistemática no assunto; Estudo da literatura existente; Discussão com pessoas que acumularam experiência prática no campo de estudo.

12 Formulando o problema O pesquisador deve identificar um tema preciso, recortar o objeto; Escolher e organizar o tempo de trabalho; Realizar uma pesquisa bibliográfica ou revisão de literatura; Analisar e organizar o material selecionado.

13 Delimitação do problema Definição de problema Identificação e descrição dos problemas Organização dos serviços Priorização dos problemas Explicação dos problemas Causas imediatas e mediatas Conseqüências diretas e indiretas

14 Construir o Projeto de pesquisa O problema que exige respostas deve ser delimitado dentro de um campo de estudo; A tarefa de pesquisa deve ser exeqüível Deve-se evitar coleta de dados para favorecer uma resposta- tendenciosa Definir os conceitos e teorias a serem utilizados Prever as etapas com cronograma e recursos

15 Projeto Empreendimento planejado Conjunto de atividades inter-relacionadas e coordenadas Objetivos específicos Orçamento definido Tempo limitado ONU (1984)

16 Etapas Aspectos éticos Delimitação do problema Definição de objetivos e da população-alvo Escolha das estratégias de intervenção Identificação de mecanismos de acompanhamento e avaliação Orçamento e cronograma

17 Aspectos éticos Autonomia – consentimento livre e esclarecido Beneficência – riscos x benefícios Não-maleficência – evitar riscos previsíveis Justiça e eqüidade – relevância social, igual consideração dos interesses envolvidos

18 Questões-chave na Justificação Definir porque é importante fazer essa pesquisa- intervenção? Há relevância para a saúde pública, impacto populacional, social? Em quê essa pesquisa avançará em relação a outras já desenvolvidas? A que perguntas sua pesquisa trará respostas? A que grupos sociais a pesquisa poderá interessar?

19 Definição de objetivos Objetivo geral = problema central Objetivos específicos = causas e conseqüências Indicadores de verificação Meios de verificação Objetivos devem ser claros, concisos e contextualizados, pertinentes à problemática Objetivos devem ser viáveis, com tempo e recursos passíveis de execução

20 Objetivos Imagem-objetivo: mais que uma soma de objetivos, uma construção que harmoniza e ordena um conjunto de objetivos Objetivo: uma variável da IO, a situação que se deseja obter ao final do projeto Tipos de objetivos: De resultados e de sistema Originais e derivados Gerais e específicos Únicos e múltiplos Complementares, competitivos e indiferentes Imediatos e mediatos

21 Componentes da metodologia Definição dos tipos de estudo: Documentação 1-indireta, 2-direta (campo ou laboratório); 2.1-Estudo exploratório- aumentar experiência e conhecimento sobre um problema 2.2-Descritivo- descreve com exatidão os fenômenos de determinada realidade 2.3-Experimental – permite testar hipóteses de causa-efeito. 3-Observação – observação ou entrevista.

22 Técnicas de pesquisa Técnica é um conjunto de preceitos ou processos da ciência; habilidade para usar preceitos ou normas. Pode ser: Documentação indireta- pesquisa documental; Documentação direta- pesquisa de campo ou de laboratório Observação

23 População-alvo Sinonímia: população-objetivo, população-meta, grupo meta, grupo focal Grupo de indivíduos que possuem em comum algum atributo, carência ou potencialidade que o projeto pretende suprir ou desenvolver Beneficiários: diretos, indiretos (legítimos e ilegítimos), público

24 Estratégias de intervenção Estratégia, ação, atividade Análise de direcionalidade Análise de viabilidade Política Técnica Administrativa Projetos dinamizadores

25 Estratégias de intervenção: Procedimentos Coleta de dados Documentos Observação Questionários Entrevistas Outros Análise de dados Estatística Análise de conteúdo Análises específicas relacionadas a cada tema ou objeto de estudo.

26 Orçamento e cronograma Ações – Atividades – Insumos Custos Unidade de custo Custo estimado- recursos financeiros, humanos, materiais de consumo, permanentes Cronograma Meses Semanas

27 Efeitos ou conseqüências Todo acontecimento que se pode atribuir à ação do projeto Efeitos procurados e não-procurados Previstos e não-previstos Positivos e negativos

28 Processos e Resultado Processos Conjunto de atividades Funções e operações Atividades: ações que geram um produto Produtos: bens produzidos ou serviços prestados Resultados: produtos, efeitos e impactos

29 Acompanhamento e avaliação Objetivos Indicadores de verificação Meios de verificação Responsáveis Periodicidade Avaliação somativa e formativa

30 Elaborar relatório Normas da ABNT Os resultados podem ser elaborados em forma de: Relatório; Monografia Dissertação ; Tese.


Carregar ppt "TÉCNICAS DE GESTÃO E ELABORAÇÃO DE PROJETOS DE PESQUISA Juliana Barbosa Coelho."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google