A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

1 Tânia Konvalina-Simas ISMAI 2008/ Equipa docente 2. Programa 3. Calendarização 4. Objectivos 5. Elementos de estudo 6. Métodos de ensino e.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "1 Tânia Konvalina-Simas ISMAI 2008/ Equipa docente 2. Programa 3. Calendarização 4. Objectivos 5. Elementos de estudo 6. Métodos de ensino e."— Transcrição da apresentação:

1 1 Tânia Konvalina-Simas ISMAI 2008/2009

2 2 1.Equipa docente 2. Programa 3. Calendarização 4. Objectivos 5. Elementos de estudo 6. Métodos de ensino e de aprendizagem 7. Avaliação 8. Apresentação de Trabalhos para Avaliação: Objectivos, Metodologia e Temas

3 Tânia Konvalina-Simas ISMAI 2008/2009 3 Dr Agostinho Almeida Drª Tânia Konvalina-Simas Drª Cecília Gama

4 Tânia Konvalina-Simas ISMAI 2008/2009 4 APRESENTAÇÃO E REVISÃO de conceitos base 1.Sexualidade e género 1.1.Sexo, género e biologia 1.2.Socialização de género 1.3.Identidade de género e sexualidade 1.4.Sexualidade humana 1.5.Género, sexualidade e desigualdade 2.Raça, etnia e migrações 2.1.Etnicidade 2.2.Preconceito e discriminação 2.3.Conflitos e relações étnicos: uma perspectiva histórica 2.4.Projecções do desenvolvimento nas relações étnicas

5 Tânia Konvalina-Simas ISMAI 2008/2009 5 3.Religião e sociedade moderna 3.1.Definição e variedades de religião 3.3.Teorias da religião 3.4.Tipos de organização religiosa 3.5.Género e religião 3.6.Movimentos milenaristas 3.7.Desenvolvimentos recentes na religião: a revolução islâmica 3.8.A religião no Reino Unido 3.9.A religião nos EUA 3.10.Religião, secularização e mudança social 4.Os media 4.1.Os primeiros mass media: os jornais 4.2.O impacto da televisão 4.3.Teoria dos media 4.4.A globalização dos meios de comunicação 4.5.Questões da regulamentação dos media

6 Tânia Konvalina-Simas ISMAI 2008/2009 6 5.Organizações e rede 5.1.As organizações e a vida moderna 5.2.Teorias das organizações 5.3.Questões da burocracia 5.4.A influência das grandes empresas 5.5.O reordenamento da tecnologia e das organizações modernas 6.Educação 6.1.O desenvolvimento da literacia e da escolarização 6.2.Comparação de sistemas escolares no mundo 6.3.Educação superior 6.4.Teorias da escolarização 6.5.Educação e reprodução cultural 6.6.Educação e desigualdade 6.7.Inteligênica e desigualdade 6.8.O futuro da educação

7 Tânia Konvalina-Simas ISMAI 2008/2009 7 7.Trabalho e vida económica 7.1.O trabalho renumerado e o trabalho não renumerado 7.2.A divisão do trabalho e a dependência económica 7.3.Tendências do sistema ocupacional 7.4.Os sindicatos e o conflito industrial 7.5.As mulheres e o trabalho 7.6.O desemprego 7.7.O futuro do trabalho 8.Crime e desvio 8.1.O estudo do comportamento desviante 8.2.Teorias sobre o crime e o desvio 8.3.Crimes e estatísticas criminais 8.4.Prisões e punições 8.5.Género e crime 8.6.As vítimas do crime 8.7.Crimes dos abastados e poderosos 8.8.Crime organizado 8.9.Crime, desvio e ordem social

8 Tânia Konvalina-Simas ISMAI 2008/2009 8 9.Política, governo e terrorismo 9.1.O poder e a autoridade 9.2.O conceito de estado 9.3.A democracia 9.4.Os partidos políticos e o sufrágio nos países ocidentais 9.5.A participação política das mulheres 9.6.Forças globais 9.7.A guerra e o poder militar 9.8.Um mundo sem guerra 10.Cidades e espaços urbanos 10.1.A cidade tradicional 10.2.Características do urbanismo moderno 10.3.Teorias do urbanismo 10.4.Padrões de desenvolvimento urbano ocidental no pós-guerra 10.5.O urbanismo e as influências internacionais 10.6.A urbanização do terceiro mundo

9 Tânia Konvalina-Simas ISMAI 2008/2009 9 11.O Ambiente e os riscos de degradação ambiental 11.1.Definição de mudança global 11.2.Influências na mudança social 11.3.Mudança actuais e perspectivas futuras 11.4.Ameaças ao ambiente global SOBRAM 2 AULAS PARA AVALIAÇÃO

10 Tânia Konvalina-Simas ISMAI 2008/2009 10 Dia 24 de Abril – 1º teste Dia 19 de Junho – 2º teste

11 Tânia Konvalina-Simas ISMAI 2008/2009 11.Proporcionar aos alunos a oportunidade de aprendizagem activa das teorias explicativas da estrutura e funcionamento das sociedades modernas e dos fenómenos/factos sociais..Compreender os métodos de avaliação e explicação sociológicas mais relevantes..Compreender como o indivíduo é condicionado e influenciado pelo seu contexto social e como, por sua vez, molda e afecta o mesmo.Compreender a importância da Sociologia no contexto da Criminologia, enquanto sistema vivo em que o indivíduo se desenvolve, age e move.

12  _ Berger, P., Luckmann, T. (1973). A Construção Social da Realidade. 13ªEd.Petropolis: Editora Voz Lda.  _ Costa, A.F. (2001). Sociologia. 3ªEd.Lisboa: Quimera.  _ Dadoun, R. (1998). A Violência. Lisboa: Publicações Europa-América Lda  _ Étienne, J., et al. (2008). Dicionário de Sociologia. 2ºEd. Lisboa:Plátano Editora  _ Giddens, A. (2006). Sociology. Fifth Ed. UK: Polity Press.  _ Giddens, A. (2004). Sociologia. 4ªEd. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian  _ Grafmeyer, Y. (1994). Sociologia Urbana. Lisboa: Publicações Europa-América Lda  _ Macionis, J.(1989). Sociology. 2nd Ed.USA: Prentice Hall.  _ Malinowksi, B.(1976). Crime e costume na sociedade selvagem. Lisboa: Editora Meridiano.  _ Mele, C., Lin, J. Ed.(2005). The Urban Sociology Reader. New York: Routledge.  _ Moore, S. (2001). Sociology Alive! Third Ed. UK: Nelson Thornes Ltd.  _ Rubington, E., Weinberg, M. (2003). The Study of Social Problems: Seven Perspectives. Sixth Ed.New York: Oxford University Press.  _ Schaefer, R. (2006). Sociologia. 6ª Ed. Brasil: McGraw-Hill Interamericana do Brasil Lda.  _ Thompson, J. (1982). Sociology. UK: Made Simple Books.  _ Shaw, M. (1994). Global Society and International Relations. Cambridge: Polity Press.  _ Worsley, P.(1983). Introdução à Sociologia. 5ºEd.Lisboa: Publicações D.Quixote. Tânia Konvalina-Simas ISMAI 2008/2009 12

13 Tânia Konvalina-Simas ISMAI 2008/2009 13

14 Tânia Konvalina-Simas ISMAI 2008/2009 14 Avaliação contínua:.Realização de dois testes intercalares (30% cada um).Apresentação de trabalhos de grupo (30%).Assiduidade e participação (10%) Avaliação final:.Exame

15 Tânia Konvalina-Simas ISMAI 2008/2009 15  1.Desenvolver a capacidade de pesquisa de informação, de selecção e de estruturação da informação seleccionada.  2.Utilização e compreensão de terminologias e conceitos da Sociologia de forma operante em diversos contextos.  3.Sensibilização para e compreensão da diversidade das variáveis que condicionam e influenciam o comportamento humano enquanto membro de um grupo, integrado numa cultura e numa sociedade.  4. Desenvolver a capacidade para reflectir sobre e debater as causas, assim como as implicações e manifestações, de diversos fenómenos e tendências sociais.  5. Desenvolver capacidade de expressão individual, de debate e de deliberação acerca das questões sociológicas relevantes da actualidade.

16 Tânia Konvalina-Simas ISMAI 2008/2009 16.Apresentação oral na terceira hora de aula..Tempo: 50 minutos (25m para apresentação e 25m para discussão e/ou actividades)..Um tema por semana em grupo ou individual..Constituirá 30% da avaliação contínua..Poderão utilizar todo o tipo de material assim como recorrer à apresentação de casos específicos dentro do tema..Será avaliada a qualidade da apresentação do material assim como a capacidade para estimular discussão no grupo.

17 Tânia Konvalina-Simas ISMAI 2008/2009 17 Sugeridos pelos alunos a partir de cada item do programa


Carregar ppt "1 Tânia Konvalina-Simas ISMAI 2008/ Equipa docente 2. Programa 3. Calendarização 4. Objectivos 5. Elementos de estudo 6. Métodos de ensino e."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google