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Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais Pós-Graduação em Estudos de Linguagem Ambientes Sociotécnicos para o ensino/aprendizagem de Línguas.

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1 Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais Pós-Graduação em Estudos de Linguagem Ambientes Sociotécnicos para o ensino/aprendizagem de Línguas TRANSFORMAÇÃO EDUCACIONAL Suzanne Silva Rodrigues de Morais EVOLUÇÃO DA WEB APRENDIZAGEM UBÍQUA APRENDIZAGEM MÓVEL

2 EVOLUTION OF THE WORLD WIDE WEB: FROM WEB 1.0 TO WEB 4.0 AGHAEI, S.; NEMATBAKHSH, M.A.; FARSANI, H.K (2012) UBIQUITOUS LEARNING: AN AGENDA FOR EDUCATIONAL TRANSFORMATION COPE, B.; KALANTZIS,M. (2008) A HISTORICAL OVERVIEW OF M- LEARNING Toward Learner-Centered Education CROMPTON, H. (2013)

3 EVOLUTION OF THE WORLD WIDE WEB: FROM WEB 1.0 TO WEB 4.0 AGHAEI, S.; NEMATBAKHSH, M.A.; FARSANI, H.K (2012) A HISTORICAL OVERVIEW OF M- LEARNING Toward Learner-Centered Education CROMPTON, H. (2013) A HISTORICAL OVERVIEW OF M- LEARNING Toward Learner-Centered Education CROMPTON, H. (2013)

4 EVOLUTION OF THE WORLD WIDE WEB: FROM WEB 1.0 TO WEB 4.0 AGHAEI, S.; NEMATBAKHSH, M.A.; FARSANI, H.K (2012) UBIQUITOUS LEARNING: AN AGENDA FOR EDUCATIONAL TRANSFORMATION COPE, B.; KALANTZIS,M. (2008) A HISTORICAL OVERVIEW OF M- LEARNING Toward Learner-Centered Education CROMPTON, H. (2013)

5 Evolução da WEB: Da Web 1.0 à Web 4.0 INTERNET: rede que conecta milhões de computadores pelo mundo. WEB: uma das várias ferramentas de acesso a essa rede. “(...) pode ser definida como um sistema tecno-social para interagir seres humanos baseados em redes tecnológicas.” (FARSANI, 2012, p. 1 – tradução própria)

6 Tim Berners-Lee  Inventou a World Wide Web (WWW) em 1989.  Fundador e diretor da W3C.  www.w3.org

7 Web 1.0 Web informativa

8 Web 2.0 Web Colaborativa

9 Tecnologias e Serviços da Web 2.0

10

11 Diferenças entre Web 1.0 e Web 2.0 Web 1.0Web 2.0 LeituraLeitura/Escrita EmpresasComunidade Cliente/ServidorPonto a ponto Dados proprietáriosDados compartilhados Formulários WebAplicações Web

12 Web 3.0 Semântica estuda o significado e a interpretação do significado de uma palavra, de um signo, de uma frase ou de uma expressão em um determinado contexto.

13 Web 3.0 - Semântica

14 Diferenças entre Web 2.0 e Web 3.0 Web 2.0Web 3.0 Ler/ escreverWeb portátil pessoal ComunidadesIndividuais Compartilhamento de conteúdoConteúdo dinâmico e atualizado Diário de rede (blog)Acesso ilimitado (lifestream) AJAXRDF Wikipedia, googleDbpedia, igoogle Marcaçãoenvolvimento do usuário

15 Web 4.0

16 Web 5.0

17 A HISTORICAL OVERVIEW OF M-LEARNING Toward Learner-Centered Education CROMPTON, H. (2013)  2005 – Ano em que aparece o termo “Aprendizagem móvel”.  Definição – não há uma definição definitiva.

18 Aprendizagem Móvel - Definição Quinn (2000) e Soloway et al. (2001) “Uso de um palm como instrumento de aprendizagem.” O’Malley et al. (2003) “aprendizagem que acontece quando o aluno aproveita as oportunidades de aprendizagem oferecidas pelas tecnologias móveis.”

19 Aprendizagem Móvel - Definição Traxler’s (2005) “Qualquer oferta educativa onde as únicas tecnologias são dispositivos portáteis ou computadores de mão.” Sharples et al. (2005) “O processo de adquirir conhecimentos através de conversas em vários contextos, entre as pessoas e tecnologias pessoais interativas.”

20 Aprendizagem Móvel - Definição Crompton, Muilenburg e Berge (2013) “Aprendizagem em vários contextos, por meio de interações sociais e de conteúdo, usando dispositivos eletrônicos pessoais.”

21 Mudanças Pedagógicas na Aprendizagem ANTES Tabula Rasa AGORA Consumidor de conhecimento

22 Mudanças Pedagógicas na Aprendizagem Piaget (1929) – Teoria Cognitiva da Aprendizagem. Bruner (1966) – Pedagogia centrada no aluno.

23 Mudanças Pedagógicas na Aprendizagem TeoriasDécadaPrincipais doutrinas Aprendizagem por descoberta 1970Conhecimento é descoberto Aprendizagem Construtivista 1980Interação com o meio Aprendizagem Construcionista 1980Criação de objetos sociais Aprendizagem baseada em problemas 1990Resolução de tarefas Aprendizagem sócio- construtivista 1990Social e Individual

24 Avanços na Tecnologia Década de 70Década de 80

25 Avanços na Tecnologia Década de 90 Sem as tecnologias de banda larga sem fio a aprendizagem móvel não existiria.

26 Tecnologia e Aprendizagem Aprendizagem móvel: Casamento entre aprendizagem e tecnologia. Oferece oportunidades como flexibilidade, acessibilidade e conveniência. Pedagogia personalizada, centrada no aluno, contextualizada e cooperativa.

27 E-Learning - Aprendizagem Eletrônica Todas as formas de ensino/aprendizagem apoiados na tecnologia.

28 M-Learning - Aprendizagem Móvel A utilização de aparelhos móveis para acessar recursos educacionais, conectar- se a outras pessoas ou criar conteúdos, dentro ou fora da sala de aula.

29 Aprendizagem Móvel – Novas oportunidades para a aprendizagem 1.Aprendizagem Contingente 2. Aprendizagem Situada 3. Aprendizagem Autêntica 4. Aprendizagem Contextualizada 5. Aprendizagem Personalizada Traxler (2011)

30 UBIQUITOUS LEARNING: AN AGENDA FOR EDUCATIONAL TRANSFORMATION COPE, B.; KALANTZIS,M. (2008) u·bí·quo (latim ubiquus, -a, -um) adjetivo 1. Que está ao mesmo tempo em toda a parte. =.ONIPRESENTE 2. Que tem o dom da ubiquidade. =.ONIPRESENTE 3. Que está difundido em todo o lado. = GERAL, UNIVERSAL "ubíqua", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008- 2013, https://www.priberam.pt/dlpo/ub%C3%ADqua [consultado em 12-09-2016].https://www.priberam.pt/dlpo/ub%C3%ADqua

31 Aprendizagem Ubíqua Novo paradigma educacional permitido em parte pelos integrantes dos meios de comunicação digitais.

32 Computação Ubíqua Presença penetrante de computadores em nossas vidas.

33 Computação Ubíqua – Efeitos Sociais Computação Situada: produzimos significados e nos representamos. Qualquer momento e qualquer lugar. Computação Interativa: conexão homem – máquina e homem-homem.

34 Computação Ubíqua – Efeitos Sociais Computação Participativa: Mudança no conceito de autoria/autoridade. Computação Espacial: Mudança na concepção de espaço.

35 Computação Ubíqua – Efeitos Sociais Computação Temporal: Mudança na concepção de tempo. Computação Cognitiva: Novas formas de pensar. Usar o computador como suplemento.

36 Computação Ubíqua – Efeitos Sociais Computação Intuitiva: migrantes digitais x nativos digitais.

37 ALERTAS DA COMPUTAÇÃO UBÍQUA DESIGUALDADE DIGITAL COMPUTADOR COMO O FIM EM SI MESMO.

38 APRENDIZAGEM UBÍQUA Novas Tecnologias Velhos hábitos

39 MOVIMENTOS CARACTERÍSTICOS DA APRENDIZAGEM UBÍQUA Movimento 1: Atenuar as fronteiras institucionais, espaciais e temporais tradicionais da educação.

40 MOVIMENTOS CARACTERÍSTICOS DA APRENDIZAGEM UBÍQUA Movimento 2: Mudar os papéis do professor e aluno. NOVA ORDEM RELACIONAL (Haythornthwaite)

41 MOVIMENTOS CARACTERÍSTICOS DA APRENDIZAGEM UBÍQUA Movimento 3: Reconhecer as diferenças dos alunos e usá-las como recursos produtivos.

42 MOVIMENTOS CARACTERÍSTICOS DA APRENDIZAGEM UBÍQUA Movimento 4: Ampliar o alcance e a mistura de modos de representação. MULTIMODALIDADE

43 MOVIMENTOS CARACTERÍSTICOS DA APRENDIZAGEM UBÍQUA Movimento 5: Desenvolver e conceituar capacidades.

44 MOVIMENTOS CARACTERÍSTICOS DA APRENDIZAGEM UBÍQUA Movimento 6: Conectar o próprio raciocínio na construção coletiva de conhecimento.

45 MOVIMENTOS CARACTERÍSTICOS DA APRENDIZAGEM UBÍQUA Movimento 7: Construir comunidades do conhecimento colaborativo.

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47 “Tudo isso indica que, de inúmeras maneiras, estamos em alto-mar, sem mapas ou remos ou com mapas antigos e remos que perderam a serventia.” Gunther Kress

48 Referências Bibliográficas AGHAEI, S; NEMATBAKHSH, M. A.; FARSANI, H. K. Evolution of the world wide web: from web 1.0 to web 4.0. International Journal of Web & Semantic Technology (IJWesT). v.3, n.1, January 2012. p. 1-10. COPE, B.; KALANTZIS, M. Ubiquitous learning: an agenda for educational transformation. 2008. Disponível em:http://www.networkedlearningconference.org.uk/past/nlc2008/abstracts /PDFs/Cope_576-582.pdfhttp://www.networkedlearningconference.org.uk/past/nlc2008/abstracts /PDFs/Cope_576-582.pdf CROMPTON, H. A historical overview of mobile learning: toward learner- centered education. In: BERGE, Z. L.; MUILENBURG, L. Y. (Eds.) Handbook of mobile learning. Florence, KY: Routledge, 2013. p, 3-14. KRESS, Gunther. O ensino na era da informação: entre a instabilidade e a integração. In:___GARCIA, Regina Leite & MOREIRA, Antonio Flávio Barbosa (org). Currículo na Contemporaneidade- incertezas e desafios. 4 ed. São Paulo: Cortez Editores, 2012, pp. 127-152


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