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PLANO DE AULA ESC. EST. FLORIANO PEIXOTO PROFESSORA: Elza Maria da Luz SÉRIE: 9º ANO COMPONENTE CURRICULAR: Ensino Religioso, abrangendo História, Língua.

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1 PLANO DE AULA ESC. EST. FLORIANO PEIXOTO PROFESSORA: Elza Maria da Luz SÉRIE: 9º ANO COMPONENTE CURRICULAR: Ensino Religioso, abrangendo História, Língua Portuguesa e Temas Transversais. DURAÇÃO DA AULA: Três horas aula (150 minutos) TEMA: A Sexualidade e Questões de Gênero, vista a partir das Religiões Cristãs, Afro e Indígenas Religiões Cristãs; Religiões de matriz Afro; Religiões de matriz Indígenas; Questões de Gênero; Valores Humanos: Respeito às diferenças culturais/religiosas; DADOS DA AULA   Com esta aula os alunos deverão aprender a lidar com sites para realizar a pesquisa do tema em estudo;   Produzir um texto síntese da pesquisa mostrando o modo de vivência da sexualidade nas culturas religiosas cristãs, indígenas e afrodescendentes, evidenciando as transformações e mudanças de concepção na vivência da sexualidade, bem como os preconceitos sócio/culturais/religiosos nos momentos históricos;   Discutir e relacionar os preconceitos atuais referentes à sexualidade e as questões de gênero nas relações sociais: família, escola, grupos, mídia, etc.   Cultivar o respeito pelas diferenças culturais religiosas. PLANEJANDO COM HIPERTEXTO OU INTERNET

2 METODOLOGIA   Apresentação da história literária:“Sir Gawain e a Bruxa” http://www.npdbrasil.com.br/portugues/litera/litemsg011.htm#ARTIGO03 http://www.npdbrasil.com.br/portugues/litera/litemsg011.htm#ARTIGO03 http://luzelzamaria.blogspot.com Colaboradores: José Roberto Milici e Mônica de Souza Lima Montagem das imagens: Juliana M. Pinheiro. Sobre bruxas e vassouras (Rubem Alves), o texto pode ser encontrado na íntegra no site: http://www.cebi.org.br/noticia.php?secaoId=13&noticiaId=494 http://www.cebi.org.br/noticia.php?secaoId=13&noticiaId=494   Discutir as questões de gênero a partir da história literária e dos recortes do artigo “Sobre Bruxas e Vassouras” de Rubem Alves.   Realizar pesquisa em diversos sites sobre a sexualidade na história e vivência das religiões cristãs, afro e indígenas.   Construir um texto síntese evidenciando as concepções e a vivência da sexualidade nessas culturas religiosas.   Socializar o conteúdo pesquisado.   Fazer um paralelo das diferenças expressas na concepção e na vivência da sexualidade em cada cultura religiosa em estudo.   Produzir um texto síntese da pesquisa mostrando o modo de vivência da sexualidade nas culturas religiosas cristãs, indígenas e afrodescendentes, evidenciando as transformações e mudanças de concepção na vivência da sexualidade, bem como os preconceitos sócio/culturais/religiosos nos momentos históricos;   Discutir e relacionar os preconceitos atuais referentes à sexualidade e as questões de gênero nas relações sociais: família, escola, grupos, mídia, etc;   Cultivar o respeito pelas diferenças culturais religiosas. Obs.: Os Conhecimentos prévios da turma devem ser trabalhados pelo Professor. (Além de situar os pré/conceitos historicamente convencionados através dos tempos, discutir as concepções e vivência da sexualidade e questões de gênero presente na mídia e na sociedade em geral hoje).Com esta aula os alunos deverão aprender a lidar com sites para realizar a pesquisa do tema em estudo;

3 ESTRATÉGIAS E RECURSOS DA AULA   Leitura de textos voltados para o tema em estudo   Pesquisa na internet   Produção textual   Socialização da pesquisa   AvaliaçãoMOTIVAÇÃO   Slides sobre o texto: “Sir Gawain e a Bruxa” http://www.npdbrasil.com.br/portugues/litera/litemsg011.htm#ARTIGO03 http://luzelzamaria.blogspot.com   Artigo de Rubem Alves: “Bruxas e Vassouras” http://www.cebi.org.br/noticia.php?secaoId=13&noticiaId=494   Música de Milton Nascimento – Maria, Maria é um dom... História da Mulher – Maria, Maria – Milton Nascimento, cantada por Elis Regina http://www.youtube.com/watch?v=pnfl_ugUGmA&feature=relatedATIVIDADES   Conversa sobre as relações e questões de gênero apresentadas nos textos...   Discutir o que está posto nos textos e nas entrelinhas do texto sobre as questões de gênero.   Conceituando “bruxas”, ler o artigo de Rubem Alves “Sobre Bruxas e Vassouras”.   Pesquisar na Internet sobre as concepções e a vivência da sexualidade nas religiões cristãs, afro e indígenas.   Produzir um texto síntese sobre o assunto.   Socialização da pesquisa.

4 RECURSOS   Computadores ligados à rede de internet;   Data Show;   Slydes contendo o texto “Sir Gawain e a Bruxa”   Texto “Bruxas e Vassouras”;   Letra da música “Maria, Maria”AVALIAÇÃO   Observação da participação individual dos alunos em todas as atividades;   Produção textual em equipe;   Socialização da pesquisa (equipe).Leitura de textos voltados para o tema em estudo   Discussão referente às “Questões de Gênero   Pesquisa na internet   Produção textual   Socialização da pesquisa   Avaliação

5 EXECUTANDO O PLANO DE AULA ESC. EST. FLORIANO PEIXOTO PROFESSORA: Elza Maria da Luz SÉRIE: 9º ANO COMPONENTE CURRICULAR: Ensino Religioso, abrangendo História, Língua Portuguesa e Temas Transversais. DATA: 26/11/2010 DURAÇÃO DA AULA: Três horas aula (150 minutos) TEMA: A Sexualidade e Questões de Gênero, vista a partir das Religiões Cristãs, Afro e Indígenas   A aula foi executada conforme planejamento. Iniciamos com a leitura da história literária “Sir Gawain e a Bruxa”. Texto que tem como colaboradores: José Roberto Milici e Mônica de Souza Lima e montagem das imagens por Juliana M. Pinheiro (cf.: http://luzelzamaria.blogspot.com).Sir Gawain e a Bruxa http://luzelzamaria.blogspot.com   A leitura teve alguns momentos de interrupção provocando a participação dos alunos de modo que sugerissem e ampliassem o texto e o contexto literário.   Foi realizada uma discussão bastante intensa e participativa sobre “Sexualidade e as Questões de Gênero” motivados pelo texto literário enriquecido com recortes do artigo de Rubem Alves sobre “Bruxas e Vassouras” contextualizando o surgimento dos ‘pré/conceitos’ com relação às mulheres (bruxas). Os alunos foram provocados a comentarem sobre as “bruxas” de ontem e de hoje e as mazelas utilizadas para conquistarem seu espaço na sociedade e “a soberania de suas próprias vidas”.Bruxas e Vassouras

6 CONTINUAÇÃO   Foram organizados seis grupos de trabalho para a realização da pesquisa, sob nossa orientação.   As pesquisas foram realizadas no laboratório da Escola, buscando os sites de interesse para o estudo das culturas religiosas. Uma observação fundamental foi o recorte sobre a orientação e a vivência da sexualidade em cada matriz religiosa e as inter-relações quanto ao gênero masculino/feminino na organização e funções internas de cada cultura religiosa.   O trabalho de pesquisa foi intenso, mas o fato de os alunos estarem bastante motivados deu bons resultados. Cada grupo socializou sua pesquisa apresentando uma síntese do conteúdo estudado. As apresentações foram enriquecidas com um vídeo do youtube (confira os endereços abaixo) sobre os conteúdos estudados.   Quanto à avaliação dos alunos, ficou para o Professor da turma, o qual foi observando e anotando durante o processo (uma vez que conhecia melhor os alunos). Os textos dos alunos foram recolhidos por ele, para inclusão nas notas. Ficaram muito bons, por sinal, avaliou o Professor.   Na auto-avaliação, conforme sugerido, demonstraram o quanto foi importante esse estudo e o que tinham aprendido com ele. Houve quem dissesse: “...só agora estou compreendendo o quanto o Ensino Religioso tem pra nos ensinar. Eu nunca dei muito valor, sei lá, essa coisa de religião não me interessa. Eu pensava que essas aulas eram uma maneira de nos obrigar a seguir uma religião.” “Eu aprendi foi muita coisa de cultura, mas é interessante conhecer que tem outras pessoas no mundo que tem religião tão diferente.” “Eu não sou de nenhuma religião mas achei um ‘maste’ conhecer tantas religiões que pensam e vivem diferente das que conheço por aí.” “Eu vi que a gente pode conhecer tantas maneiras de expressar a religião, sem ser de nenhuma delas.””Eu já tinha ouvido falar de outras religiões, mas sabia muito pouco sobre elas, achei legal saber mais sobre elas.””...percebi que todas as religiões são boas, as pessoas é que não conseguem viver bem os seus ensinamentos.”   Percebemos que tanto a participação, envolvimento na pesquisa, socialização e auto- avaliação expressaram avanços nos conhecimentos culturais-religiosos e no rompimento de idéias preconcebidas com relação às denominações religiosas e ao Ensino Religioso.

7 SITES DOS VÍDEOS E PESQUISAS REALIZADAS   A Sociedade Patriarcal Brasileira e a opressão Feminina – Jorge Clésio http://pontodoconhecimento.blogspot.com/2010/12/sociedade-patriarcal-brasileira-.html   Identidade de gênero e Sexualidade http://www.youtube.com/watch?v=3syd1t5UR7c&feature=related   Mensageiro entre dois Mundos – Pierre Verger (religiões afro) http://video.google.com/videoplay?docid=2193789889548066226#   O Sagrado – Mulher, Família e Sociedade (Religiões Afro) http://www.youtube.com/watch?v=l4ZXkQeNQnQ&feature=related   O Sagrado no Catolicismo http://www.gper.com.br/?sec=videos&id=87   História da Mulher – Maria, Maria – Milton Nascimento, cantada por Elis Regina http://www.youtube.com/watch?v=pnfl_ugUGmA&feature=related   Trayller “Promessa Pankararu” – Cultura Indígena http://www.youtube.com/watch?v=bQjpxQtjLt0   Cultura indígena http://www.brasilescola.com/cultura/cultura-indigena.htm   Sabedoria Indígena http://www.youtube.com/watch?v=2kytmhdmIDE&feature=related   Cristianismo http://pt.wikipedia.org/wiki/Cristianismo   Culturas religiosas indígenas e Afro-brasileiras http://www.gper.com.br/noticias/e16497de60b8cdb335b018803d3040fd.pdf   Povos Indígenas do Brasil http://pt.wikipedia.org/wiki/Povos_ind%C3%ADgenas_do_Brasil   Culturas Afro-brasileiras http://pt.wikipedia.org/wiki/Afro-brasileiros   O Sagrado – Cultos Afros http://www.gper.com.br/?sec=videos&id=77


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