Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouIasmin Fernandes Ferrão Alterado mais de 8 anos atrás
1
1 PLANEJAMENTO
2
2 O QUE É PLANEJAMENTO E QUAL SUA IMPORTÂNCIA É um processo que consiste em preparar um conjunto de decisões tendo em vistas agir, posteriormente, para atingir determinados objetivos. O Planejamento requer que se pense no futuro. É composto de várias etapas interdependentes, as quais, através de seu conjunto, possibilitam à pessoa ou grupo de pessoas atingir os objetivos.
3
3 No Processo de Planejamento procuramos responder às seguintes perguntas: O que pretende alcançar? Em quanto tempo pretendo alcançar? Como posso alcançar isso que pretendo? O que fazer e como fazer? Quais os recursos necessários? O que e como analisar a situação a fim de verificar se o que pretendo foi alcançado?
4
4 Na área educacional temos 3 tipos de planejamento: Planejamento educacional; Planejamento de currículo; Planejamento de ensino.
5
5 Planejamento educacional, de currículo e de ensino Planejamento educacional: Consiste na tomada de decisões sobre a educação no conjunto do desenvolvimento geral do país. Planejamento de currículo: Consiste na formulação de objetivos educacionais a partir dos objetivos expressos nos guias oficiais e tendo em vista a realidade da escola. Planejamento de ensino: > É a especificação do planejamento do currículo.
6
6 Etapas do planejamento de ensino Conhecimento da realidade. Elaboração do plano. Execução do plano. Aperfeiçoamento do plano.
7
7 CONHECIMENTO DA REALIDADE ALUNO -Aspirações - Frustações -Necessidades -Possibilidades AMBIENTE -Escolar - Comunitário Sondagem Diagnóstico
8
8 Conhecimento Da realidade Determinação Dos objetivos Seleção e organização Dos conteúdos Seleção e organização Dos procedimentos de ensino Seleção dos recursos Seleção de procedimentos De avaliação Estruturação do Plano de ensino Desenvolvimento do plano Avaliação feedback Replanejamento Etapa de aperfeiçoamento Preparação Etapa de Execução PLANEJAMENTO DE ENSINO E AVALIAÇÃO
9
9 Componentes básicos do planejamento de ensino Objetivos Conteúdos Procedimentos de ensino Humanos Recursos de ensino Materiais Avaliação
10
10 Recursos de ensino – Humanos Professor; Aluno (colegas de outras classes) Pessoal da escola (diretor e outros profissionais) Comunidade (pais, profissionais, autoridades, etc)
11
11 Recursos de ensino - Materiais Do ambiente: Natural (água, folha,pedra, etc.) Escolar (quadro, giz,cartazes, etc.) Da comunidade (biblioteca, indústrias, lojas, repartições públicas, etc.)
12
12 Avaliação É o processo pelo qual se determinam o grau e a quantidade de resultados alcançados em relação aos objetivos, considerando o contexto das condições em que o trabalho foi desenvolvido. Avaliar continuamente o desenvolvimento do aluno; Selecionar e ou montar instrumentos de avaliação; Registrar os dados de avaliação; Aplicar critérios de avaliação;interpretar resultados da avaliação; Comparar os resultados com os critérios estabelecidos (feedback).
13
13 Tipos de planejamento de ensino Planejamento de curso Planejamento de unidade Planejamento de aula
14
14 Importância do planejamento de ensino Evita a rotina e a improvisação. Contribui para a realização dos objetivos previstos e para a eficiência do ensino Garante maior segurança na direção do ensino, além de economizar tempo e energia.
15
15 Características de um bom planejamento de ensino Ser elaborado em função das necessidades dos alunos e das condições de local, tempo e recursos. Deve apresentar flexibilidade e clareza.
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.