A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ENSINO E APRENDIZAGEM: DIFERENTES CONCEPÇÕES, DIFERENTES ENFOQUES PARA O ENSINO...

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ENSINO E APRENDIZAGEM: DIFERENTES CONCEPÇÕES, DIFERENTES ENFOQUES PARA O ENSINO..."— Transcrição da apresentação:

1 ENSINO E APRENDIZAGEM: DIFERENTES CONCEPÇÕES, DIFERENTES ENFOQUES PARA O ENSINO...

2 Concepções de Ensino e Aprendizagem: tendências principais

3 ANÁLISE DO DASTT DO SUJEITO JOE ele está claramente falando, em uma postura descontraída (uma das mãos está no bolso), está demonstrando o conteúdo (específico – uma célula), o que é considerado como lecionar (THOMAS & PEDERSEN, 2004). Nesse caso, o professor parece estar “falando” sobre a célula e os alunos “ouvindo” ou assistindo sua aula, numa postura considerada tradicional que revela a crença no ensino por transmissão/recepção. O fato de demonstrar um tópico específico do conteúdo de ciências mostra uma preocupação com o conteúdo específico que deve organizar e ensinar, indicando segundo Van Driel (1998), a importância que o conhecimento específico possui na distinção profissional do futuro professor. Outros elementos presentes no ambiente da ilustração de Joe, revelam traços distintivos que caracterizam a profissão docente, tais como o quadro negro, o apagador, o giz, o apontador que segura para lecionar, além de se situar em uma sala delimitada por paredes. Com relação ao papel do aluno, percebemos em sua ilustração que a postura dos alunos não é de todo rígida (estão em filas, mas um dos alunos está voltado e se expressando), mostra também a diversidade na sala, pois os alunos apresentam-se de modos diferentes (os cabelos são diferenciados, e ainda há distinção de gênero de forma equilibrada). O fato de estarem em filas indica uma disposição organizacional tradicional de sala de aula. Porém, apesar de se apresentarem com uma atitude passiva, os alunos são distinguidos, são notados, indicando um possível começo de descentralização do foco da figura do professor na relação professor/aluno.

4 QUADRO 14: POSIÇÕES EPISTEMOLÓGICAS E DIDÁTICAS REPRESENTADAS PELO DASTT (Draw a science teacher test) – Síntese da Turma – TOTAL: 56% Realista/tradicion al Na primeira representação, o professor domina o cenário de forma tradicional e centralizada, está a frente da sala, posicionado junto ao quadro negro, onde existem traços referenciais do conteúdo. Os aspectos que caracterizam a profissão docente encontram-se presentes no ambiente. Os alunos não possuem nenhuma referência que os caracterize, e estão enfileirados, voltados para o professor numa atitude passiva/receptiva,. caracterizando uma visão epistemológica realista traduzida em uma crença didática tradicional. A segunda representação, traz para sala elementos demonstrativos, o que podemos inferir como uma tentativa de variação de uma aula apenas expositiva. É interessante observar a preocupação do professor com o controle de sala, que aparece explicitamente em seu pedido de “silêncio”, e na postura dos alunos, que apesar de serem representados apenas por suas cabeças parecem ter papel interativo na sala. Isto pode não significar um deslocamento da figura do professor para o aluno, mas que o controle sobre as atitudes dos alunos é uma preocupação desse futuro professor nesse momento.

5 QUADRO 16: POSIÇÕES EPISTEMOLÓGICAS E DIDÁTICAS REPRESENTADAS PELO DASTT (Draw a science teacher test) – Síntese da Turma – TOTAL: 11% Contextualista/instrucional Essas duas representações poderiam, a príncipio, serem consideradas dentro da visão realista e tradicional, pois o professor está a frente da sala, junto ao quadro negro, onde identifica um conteúdo, faz representações e interage com o mesmo, o que é considerado como lecionar. No entanto, em ambas as representações a preocupação instrucional do professor centra-se em sua repercussão no pensamento do aluno, indicando que já existe um deslocamento da figura do professor para a figura do aluno e seu contexto. Pois, na representção 1 o professor está em postura letiva e à sua frente tem um aluno tecendo conexões mentais, um exclamando e um interrogando, indicando uma preocupação com a diversidade de reações que sua prática pode provocar. Assim como na segunda representação onde dois alunos parecem se conectar ao professor (balãozinho com inseto e balãozinho escrito); um pensa em dormir (balãozinho com cama), um pensa em comer (balãzinho com maçã) e um pensa em futebol (balãozinho com gol). Assim, essas representações indicam que apesar de modelarem a sala de aula tradicional nas posturas de aluno e professor, desde esse início, seu foco principal não é totalmente em si, demonstrando uma preocupação com a aprendizagem do aluno, o que pode influenciar e implicar em práticas que transitam pelas visões epistemológicas tradicional e contextualista cujas práticas poderiam ir da posição didática instrucional até a responsiva.

6 QUADRO 17: POSIÇÕES EPISTEMOLÓGICAS E DIDÁTICAS REPRESENTADAS PELO DASTT (Draw a science teacher test) – Síntese da Turma – TOTAL: 5% Relativista/ transiconal- responsiva Essa representação apesar de destacar a figura do professor não o centraliza e o coloca em diálogo com o aluno. No ambiente existem elementos caracteristicos da profissão docente, bem como aqueles que caracterizam o ensino de Ciências, pois os alunos parecem participar de uma aula prática (hands-on). Nesse caso podemos inferir que o professor desloca-se do centro estabelecendo uma relação horizontal com seu aluno onde há compartilhamento de informações, indicativo de foco no interesse dos alunos. Isto permitiria localizá-lo numa visão epistemológica relativista com uma postura didática entre transicional e responsiva.

7 “APRENDER É GRAVAR” ENSINAR É TRANSMITIR CONHECIMENTOS (transmissão – recepção) Decorrências: Ensinar é fácil, basta conhecer os conteúdos a serem transmitidos; Aprender é fácil, basta ter atenção e exercitar repetições (memorização)

8 “Aprender é relacionar”  Ausubel (déc. 70) “Aprender é relacionar o novo com o conhecimento já existente” Princípio fundamental: Partir do que o aluno já sabe!!!

9 A teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel – conceitos básicos Aprendizagem mecânica Aprendizagem significativa subsunçores

10 Informação & Conhecimento “ Conhecer significa o processo pelo qual um sujeito, individual ou coletivo, entra em relação com um objeto ou uma informação, visando obter dele um saber novo. Distingui-se do mero reconhecimento, porque implica a busca, a partir de sua própria experiência, de um saber ainda não produzido. Não é portanto, uma simples informação, porque implica uma qualificação existencial do pensamento frente à realidade” (Sodré, 2012, p.30)

11 INFORMAÇÃO-CONHECIMENTO-SABER informações conhecimentos saberes transmissão/ recepção problematizar/ reflexão/elaboração vivenciar/ ação

12 Informação & Conhecimento - Bibliografia SODRÉ, M. Cultura e educação. In: Reinventando a educação –diversidade, descolonização e redes. Petrópolis: Vozes, p-15-72


Carregar ppt "ENSINO E APRENDIZAGEM: DIFERENTES CONCEPÇÕES, DIFERENTES ENFOQUES PARA O ENSINO..."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google