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PublicouLuciano Estrada de Mendonça Alterado mais de 8 anos atrás
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Prof. Thiago Costa ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO II TEORIA DA PREVISÃO DOS ESTOQUES
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TEORIA DA PREVISÃO DOS ESTOQUES Os estoques estão diretamente relacionado com a demanda do produto acabado. As informações vindas do departamento de vendas quanto ao volume de vendas ocorrido estima-se a demanda e em consequência o nível de estoques necessários para atender a linha de produção.
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Atualmente as empresas montam setores de análise logística que analisam comportamento de fornecedores e clientes procurando otimizar os relacionamento para atender a demanda do mercado ao menor custo possível, utilizando-se, em muitos casos, de processos informatizados de transmissão de dados.
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A previsão é estabelecer a demanda futura de produtos acabados, e constitui-se em tarefa importante no processo e para que não haja solução de continuidade na linha de produção. A boa previsão não pode prescindir de analisar os fatores sociais, econômicos, políticos que alteram a maneira de se comportar do cliente em relação ao tipo de produto, e também, os que afetam o ambiente dos negócios da empresa. Devem-se considerar todos os dados conhecidos da dinâmica do mercado e do ramo de atividade.
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Segundo Dias, Marco Aurélio; “Administração de Materiais”, As informações básicas que permitem decidir quais serão as dimensões e a distribuição no tempo da demanda dos produtos acabados podem ser classificadas em duas categorias: QualitativasQuantitativas
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Evolução das vendas no passado; Influência da propaganda; Variações ligadas da situação econômica ( Renda, economia, etc); Variações decorrentes de modismo;
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Qualitativas Opinião de gerentes; Pesquisa de mercado;” Opinião de compradores; Opinião de vendedores;
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Segundo Dias, Marco Aurélio “Técnicas de previsão do consumo podem ser classificadas em três grupos”: PROJEÇÃOEXPLICAÇÃO PREDILEÇÃO
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São aquelas que admitem que o futuro será repetição do passado ou as vendas evoluirão no tempo, segundo a mesma lei observada no passado, esse grupo de técnica é de natureza essencialmente quantitativa. PROJEÇÃO
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Procura-se explicar as vendas do passado mediante leis que relacionam as mesmas com outras variáveis cuja evolução é conhecida ou previsível. São basicamente aplicações de técnicas de regressão e correlação linear. EXPLICAÇÃO
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PREDILEÇÃO Funcionários experientes e conhecedores de fatores influentes nas vendas e no mercado estabelecem a evolução das vendas futuras. Técnicas de natureza essencialmente qualitativa.
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TIPOS DE DEMANDA O padrão de comportamento do mercado consumidor tem características da demanda que variam no tempo com a evolução do consumo. A demanda do mercado é um conceito teórico que representa o desejo do consumidor adquirir determinado produto, porém existem limitações a esse desejo, como por exemplo, o volume de meios de pagamento em circulação, limitando assim a demanda no mercado.
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Quanto mais precisa a técnica de previsão, menor será à margem de erro do valor previsto em relação à demanda efetiva. A precisão da previsão é maior para grandes grupos de itens e para períodos de tempo próximos. Desta forma, temos três modelos básicos de classificação de demanda de materiais:
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2- Demanda crescente ou Demanda decrescente, também conhecido de modelo tendencioso. 1- Demanda Regular ou constante 3- Demanda irregular, também conhecido de modelo sazonal de consumo.
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1- Demanda Regular ou constante Acontece quando a necessidade de materiais é constante ao longo do tempo ou tem pequenas oscilações de tal forma, que podemos identificar um comportamento regular ao longo do tempo.
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Acontece quando nota-se um crescimento ou decréscimo do consumo ao longo do tempo. O consumo médio varia significativamente para cima ou para baixo ao longo do tempo. 2- Demanda crescente ou Demanda decrescente, também conhecido de modelo tendencioso.
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3- Demanda irregular, também conhecido de modelo sazonal de consumo. Acontece quando notam-se variações irregulares sem tendência crescente ou decrescente. São variações aleatórias tanto positivas quanto negativas de grande proporções em um período de tempo.
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Quanto mais conhecemos o comportamento passado do produto maiores possibilidade de acerto na previsão do comportamento futuro. Segundo Dias, Marco Aurélio “Os seguinte fatores podem alterar o comportamento do consumo: Influência políticas; Alterações no comportamento dos cliente; Influências sazonais; Influências conjunturais; Inovações técnicas;”
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Até o próximo encontro!
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