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PublicouTheodoro Aníbal Borges Angelim Alterado mais de 7 anos atrás
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Obesidade em crianças e adolescentes: realidade brasileira e papel do Educador Físico Doutorando: Fernando Adami adamifernando@uol.com.br Universidade de São Paulo – USP Faculdade de Saúde Pública
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1. OBESIDADE: CONCEITO, IMPORTÂNCIA, DETERMINATES 2. ATIVIDADE FÍSICA: CONCEITOS, IMPORTÂNCIA E SITUAÇÃO ATUAL 3. QUE EDUCAÇÃO FÍSICA QUEREMOS? SUMÁRIO DA APRESENTAÇÃO 4. O QUE É IMPORTANTE PARA O EDUCADOR FÍSICO?
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OBESIDADE Aspectos Comportamentais Aspectos Fisiológicos GenéticaAmbiente Taxa energética em repouso Taxa energética em atividade Tempo em atividade Seleção de macronutrientes Efeito térmico do alimento Assimilação de alimento Onde, como e quando comer Balanço energético e armazenamento Gasto e consumo energéticos Speakman (2004); Stubbs & Tolkamp (2006 )
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OBESIDADE DOENÇA CRÔNICA WHO (1999)
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OBESIDADE DOENÇA CRÔNICA Diabetes não-insulino-dependente Doença da vesícula biliar Dislipedimias Resistência à insulina Apnéia de sono Baixa eficiência da respiração Doenças associadas à obesidade Doença coronariana Hipertensão Osteoartrite (joelhos ) Câncer de mama e pós-menopausa em mulheres Câncer do endométrio e de cólon Anormalidades de hormônios reprodutivos Ovário policístico Dores nas costas Análise de risco relativo (RR) RR entre 1 e 2 RR próximo 2 e 3 RR muito maior que 3 Bray (1989); Haslam & James (2006); WHO (1999)
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TÓPICOS IMPORTANTES ATIVIDADE FÍSICA EDUCADOR FÍSICO 1) Obesidade é uma doença crônica definida como excesso de gordura corporal e que está associada com quadros de doenças OBESIDADE
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IMPORTÂNCIA SOBREPESO E OBESIDADE Custo econômico Obesidade infância e adolescencia Consequencias Psicológicas Morbi- mortalidade Prevalência
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OBESIDADE NA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA 33% 20% 17% 5% 2% Sobrepeso incluindo obesidade de acordo com o critério de Cole (2000) Crianças e adolescentes de 5 a 17 anos Lobstein et al. (2004)
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OBESIDADE NA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA Sobrepeso incluindo obesidade de acordo com o critério de Cole (2000) Crianças e adolescentes de 5 a 17 anos Lobstein et al. (2004); Wang et al. (2002)
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OBESIDADE NA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA de Assis et al. (2006) 17,4 18,1 22,0 82,6 81,9 78,0 21,0 79,0 NE and SE Fpolis França EUA Sobrepeso incluindo obesidade Não sobrepeso N OBESIDADE (COLE, et al. 2000) 3,85,7 Fpolis França Brasil 5,73,8
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OBESIDADE NA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA
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TÓPICOS IMPORTANTES ATIVIDADE FÍSICA EDUCADOR FÍSICO 1) Obesidade é uma doença crônica definida como excesso de gordura corporal e que está associada com quadros de doença. 2) A obesidade na infância e adolescência tem aumentado no mundo inteiro e no Brasil, sendo que aqui há tendência maior de aumento nos grupos mais ricos OBESIDADE
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Diabetes Tipo II
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TÓPICOS IMPORTANTES ATIVIDADE FÍSICA EDUCADOR FÍSICO 1) Obesidade é uma doença crônica definida como excesso de gordura corporal e que está associada com quadros de doença. 2) A obesidade na infância e adolescência tem aumentado no mundo inteiro e no Brasil, sendo que aqui há tendência maior de aumento nos grupos mais ricos 3) A obesidade na infância e adolescencia está associada com quadros de morbidade durante todo o ciclo de vida OBESIDADE
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IMPORTÂNCIA SOBREPESO E OBESIDADE Custo econômico Obesidade infância e adolescencia Consequencias Psicológicas Morbi- mortalidade Prevalência
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DETERMINANTES
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Mudanças em hábitos alimentares
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DETERMINANTES
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Sedentarismo
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TÓPICOS IMPORTANTES ATIVIDADE FÍSICA EDUCADOR FÍSICO 1) Obesidade é uma doença crônica definida como excesso de gordura corporal e que está associada com quadros de doença. 2) A obesidade na infância e adolescência tem aumentado no mundo inteiro e no Brasil, sendo que aqui há tendência maior de aumento nos grupos mais ricos 3) A obesidade na infância e adolescencia está associada com quadros de morbidade durante todo o ciclo de vida 4) O estilo de vida é o maior determinante do quadro de aumento da obesidade nos dias atuais OBESIDADE
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Movimento resultante de contrações musculares Produz gasto energético maior que o gasto energético em repouso Pode ser realizada de diversas formas: Ocupacional, de transporte, domésticas e de lazer Atividade Física Tempo gasto em comportamentos que resultam em baixo gasto energético, próximo ao nível de repouso Sedentarismo Atividade Física e Sedentarismo
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Nível de Atividade Física
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Intensidade da Atividade física Fawkner & Armstrong, 2003; Harrell, et al., 2005 de 3 a 6 METs < 3 METs > 6 METs
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Importância da Atividade Física: Evidências Científicas PERÍODOEVIDÊNCIA Poucos estudos com essa faixa etária; Faltam evidências dos benefícios da atividade física sobre Adiposidade e IMC; 1 estudo mostrou eficácia da atividade física em melhorar saúde óssea; Estudos mostram eficácia da atividade física em melhorar habilidades motoras. Pré-Escolar (2 a 6 anos) Physical activity for preschool children — how much and how? Appl. Physiol. Nutr. Metab. 32: S122–S134 (2007)
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Importância da Atividade Física: Evidências Científicas PERÍODORECOMENDAÇÕES Levar em consideração a natureza da atividade nas crianças: espontâneas e intermitentes; Priorizar o jogo e brincadeiras espontâneas; Priorizar movimentos locomotores, de estabilidade e manipulativos: habilidades motoras fundamentais; Priorizar movimentos vigorosos (saltos, corridas suspensões, balanços); Lúdico e espaço Professor: Motivador Pré-Escolar (2 a 6 anos) Physical activity for preschool children — how much and how? Appl. Physiol. Nutr. Metab. 32: S122–S134 (2007)
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Importância da Atividade Física: Evidências Científicas PERÍODOEVIDÊNCIA Maior quantidade de estudos com esta faixa etária; Há evidências de que a atividade física é eficaz: no combate à obesidade; no combate à hipertensão na diminuição de lipoproteínas (LDL); Diminuição de marcadores para doença coronariana; Melhora da aptidão cardiovascular Escolar Evidence based physical activity for school-age William b. Strong, Robert Malina, et al. The Journal of Pediatrics June 2005
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Importância da Atividade Física: Evidências Científicas PERÍODORECOMENDAÇÕES CONTATO E AGILIDADE CORRIDA DE PERSEGUIÇÃO LUTA HABILIDADES MOTORAS TÉCNICAS DESPORTIVAS JOGO ESTRUTURADO TÉCNICAS DE DANÇA Escolar
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TÓPICOS IMPORTANTES 1) Há evidências científicas de que a atividade física em crianças na idade pré-escolar melhora habilidades motoras. 2) Em crianças na idade escolar, há evidências de que a atividade física melhora também parâmetros de saúde cardiovascular, inclusive redução de níveis de adiposidade e prevalência de obesidade ATIVIDADE FÍSICA EDUCADOR FÍSICO 1) Obesidade é uma doença crônica definida como excesso de gordura corporal e que está associada com quadros de doença. 2) A obesidade na infância e adolescência tem aumentado no mundo inteiro e no Brasil, sendo que aqui há tendência maior de aumento nos grupos mais ricos 3) A obesidade na infância e adolescencia está associada com quadros de morbidade durante todo o ciclo de vida 4) O estilo de vida é o maior determinante do quadro de aumento da obesidade nos dias atuais OBESIDADE
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Importância da Atividade Física: Evidências Científicas
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Med Sci Sports Exerc, 2004, Jan 36(1), 86-92 Atividade Física: Situação atual
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Med Sci Sports Exerc, 2004, Jan 36(1), 86-92 Atividade Física: Situação atual
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TÓPICOS IMPORTANTES 1) Há evidências científicas de que a atividade física em crianças na idade pré-escolar melhora habilidades motoras. 2) Em crianças na idade escolar, há evidências de que a atividade física melhora também parâmetros de saúde cardiovascular, inclusive redução de níveis de adiposidade e prevalência de obesidade 3) A quantidade de atividades físicas diminui durante o período da infância à adolescência. As crianças são mais ativas durante o período da escola do que durante finais de semana e dias livres ATIVIDADE FÍSICA 1) Obesidade é uma doença crônica definida como excesso de gordura corporal e que está associada com quadros de doença. 2) A obesidade na infância e adolescência tem aumentado no mundo inteiro e no Brasil, sendo que aqui há tendência maior de aumento nos grupos mais ricos 3) A obesidade na infância e adolescencia está associada com quadros de morbidade durante todo o ciclo de vida 4) O estilo de vida é o maior determinante do quadro de aumento da obesidade nos dias atuais OBESIDADE
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QUE EDUCAÇÃO FÍSICA QUEREMOS?
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QUE EDUCAÇÃO FÍSICA QUEREMOS?
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Desenvolvimento motor
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QUE EDUCAÇÃO FÍSICA QUEREMOS? Lúdico Educação Física Inclusiva Progressão Variabilidade
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Medir Peso e Estatura e calcular IMC e percentil do IMC no mínimo 1 vez por ano American Medical Association Encorajar a prática de no mínimo 60 minutos de atividade física moderada a vigorosa em todos os dias da semana Recomendar para não consumir mais que 1x dia bebidas industrializadas Recomendar às famílias para limitar tempo das crianças assistindo TV/micro/videogame para não mais que 2 horas Encorajar às famílias para limitar consumo de fast foods para não mais que uma vez por semana Encorajar às famílias a ter refeições juntas tão freqüente quanto possível Consumir 5 ou mais porções de frutas e vegetais diariamente Tomar café da manhã diariamente e aumentar número de refeições diária
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Recomendações Vagas Faltam exemplos claros de como avaliar evolução do peso e estilo de vida Não analisa impacto socioeconômico Pobreza Violência urbana Urbanização Trabalho familiar Falta de espaços para atividade física Crianças com deficiência Uso de medicamentos Falta de acessibilidade Falta de habilidade Falta de política nutricional na escola Falta de recomendações para melhorar alimentação e acesso a alimentos saudáveis na escola
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Incrementar incentivos para criação de programas recreacionais sem fins lucrativos Incrementar colaboração entre órgãos públicos (administração e planejamento) e profissionais da saúde no intuito de desenvolver projetos para minimizar barreiras para a prática de atividade física Incrementar programas de recreação fundamentados em princípios de inclusão Promover esportes não competitivos para crianças e adolescentes de todas as idades, dentro e fora da escola Incrementar programas de recreação específicos para pessoas com deficiência Promover esportes não competitivos para crianças e adolescentes com deficiência, de todas as idades, dentro e fora da escola
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Educador Físico 1) Obesidade é uma doença crônica definida como excesso de gordura corporal e que está associada com quadros de doença. 2) A obesidade na infância e adolescência tem aumentado no mundo inteiro e no Brasil, sendo que aqui há tendência maior de aumento nos grupos mais ricos 3) A obesidade na infância e adolescencia está associada com quadros de morbidade durante todo o ciclo de vida 4) O estilo de vida é o maior determinante do quadro de aumento da obesidade nos dias atuais Obesidade 1) Há evidências científicas de que a atividade física em crianças na idade pré-escolar melhora habilidades motoras. 2) Em crianças na idade escolar, há evidências de que a atividade física melhora também parâmetros de saúde cardiovascular, inclusive redução de níveis de adiposidade e prevalência de obesidade 3) A quantidade de atividades físicas diminui durante o período da infância à adolescência. A redução é maior nas atividades físicas realizadas na escola ATIVIDADE FÍSICA O que é importante para o Educador Físico?
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Desenvolvimento Motor Recomendações em Saúde Pública Crianças com deficiência Sensibilidade
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OBRIGADO PELA ATENÇÃO!!! “Há duas formas para viver sua vida: uma é acreditar que não existe milagres. A outra é acreditar que todas as coisas são um milagre.” Albert Einstein O que é importante para o Educador Físico?
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Livros Importantes
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