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Comunicação Estratégica Comunicação Organizacional

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Apresentação em tema: "Comunicação Estratégica Comunicação Organizacional"— Transcrição da apresentação:

1 Comunicação Estratégica Comunicação Organizacional

2 Texto - Comunicação Integrada de Marketing: uma Ferramenta do Posicionamento Estratégico?
Fabiano Palhares Galão Edson Crescitelli Thais Accioly Baccaro

3 EMPRESA e POSICIONAMENTO
O alcance de uma posição privilegiada é baseado nas escolhas estratégicas que a empresa faz. É um desafio alcançar posição competitiva sustentável em um ambiente altamente dinâmico e mutável. O cenário de oferta é superior a demanda, e o marketing tem função importante na hora de traças as estratégias competitivas da empresa.

4 Conceituando... O marketing estratégico contribui para o alcance de desempenho superior ao orientar a empresa para as oportunidades existentes ou criar oportunidades atrativas, que sejam adaptadas aos seus recursos e, ao mesmo tempo, que tenham potencial de crescimento e rentabilidade. LAMBIN (2000)

5 Segmentação de Mercado
Posicionamento São elementos que caracterizam o marketing estratégico: A segmentação de mercado enquanto processo de identificação e análise de subgrupos de compradores de produto-mercado com características similares de resposta. E o posicionamento que é o ato de desenvolver a oferta e a imagem da empresa, de maneira que ocupem posição competitiva distinta e significativa nas mentes dos compradores-alvo, sendo em última análise a maneira como a empresa deseja ser percebida por eles. Cravens e Piercy (2007)

6 Posicionar a Marca Posicionar a marca é o ato de desenvolver ações que façam com que a marca mantenha-se na lembrança do consumidor e seja a primeira a ser lembrada quando uma situação de compra ou de consumo estiver em evidência. A empresas tem hoje diversas ferramentas de comunicação para comunicar com o mercado de forma diferencial, sejam elas as tradicionais como propaganda e promoção de vendas, como as mais inovadoras advindas da evolução tecnológica, ou seja através da internet e comunicação móvel.

7 Posicionar a Marca Posicionamento é a ação de projetar o produto e a imagem da empresa para ocupar um lugar DIFERENCIADO na mente do público-alvo. KOTLER;KELLER. 2006, P.305

8 Comunicação Integrada
Surge o conceito de comunicação integrada de marketing, diante da necessidade de articular a comunicação dentre as diversas modalidades existentes, com vistas a enviar suas mensagens ao público de forma INTEGRADA e não FRAGMENTADA, atingindo o máximo impacto possível.

9 Comunicação Integrada
Foi durante os anos 80 que muitas empresas começaram a ter perspectiva ampla da comunicação de marketing e perceberam a necessidade de maior integração das ferramentas promocionais. Foi caracterizada pelo rápido surgimento de áreas como promoção de vendas, marketing direto e Relações Públicas. (BELCH;BELCH,2007) Um dos fenômenos mais importantes ocorridos no campo do marketing nos anos 90 foi a Comunicação Integrada de Marketing (CIM). Tida como potencial contribuição para a melhoria do desempenho da promoção de produtos e serviços. (SOUZA, 2004).

10 Conceituando... A CIM é um processo de comunicação que abrange o planejamento, a criação, a integração e a implementação de diversas formas de comunicação (publicidade, promoção de vendas, evento, etc.) que são lançadas ao longo do tempo para os clientes ou clientes potenciais almejados de uma marca... A CIM considera todos os pontos de contato que um cliente tem com uma marca como possíveis canais de entrega de mensagens. SHIMP (2009)

11 É a chave para comunicação integrada de marketing.
Coerência Uniformidade É a chave para comunicação integrada de marketing.

12 Texto – Comunicação organizacional integrada: em busca de um conceito
Adrine Couto Cabral Grazielle Matos Santos Valter Lima Santos Tais Olívia Rochas dos Santos Rodrigo Cesar Reis de Oliveira Matheus Pereira Matos Felizola

13 Conceituando... É possível encarar de várias maneiras a comunicação integrada, que em síntese, constitui uma somatória dos serviços de comunicação feitos, sinergicamente por uma ou várias organizações e tendo em vista sobretudo os públicos a serem atingidos e a consecução dos objetivos propostos [...] a real eficácia da comunicação é o objetivo último de um trabalho integrado [...] isto só é possível mediante uma ação conjugada de todas as áreas que produzem, emitem e vinculam mensagens para os mais diferentes públicos. (KUNSCH, 1986, p.113)

14 Comunicação Organizacional Integrada
Junção da comunicação INSTITUCIONAL, MERCADOLÓGICA, ADMINISTRATIVA E INTERNA. KUNSCH (1997)

15 A comunicação integrada só é eficiente se criar sinergia
A comunicação integrada só é eficiente se criar sinergia. (CASALI, 2002)

16 Comunicação e Impacto CASALI (2002) ressalta a necessidade da repetição das mensagens essenciais de significado sobre a empresa, através de diferentes veículos e com linguagens diversas para alcançar públicos distintos, que formam o raio receptivo de atuação da empresa. O processo de comunicação integrada provoca sinergia das ações comunicativas dentro da empresa, ou seja, quando integradas as comunicações administrativa, interna, mercadológica e institucional criam um impacto máximo.

17 Algumas definições: Endocomunicação ou Comunicação Interna são as interações, processos de troca e relacionamentos dentro de uma organização Comunicação Mercadológica é o tipo de comunicação voltada diretamente para o mercado, possui a finalidade de “vender” produtos, serviços e ideias.

18 Algumas definições: Comunicação Administrativa tem a função de transmitir toda informação com foco na gestão da empresa. Comunicação Institucional tem a função de divulgar a missão da instituição, transmitir a função da empresa, demonstrando credibilidade.

19 Emissor que é a Organização
Comunicação Organizacional Integrada Emissor que é a Organização Para atingir o receptor que pode ser colaborador, sociedade e consumidores. Utiliza-se das mensagens, que são as informações sobre a empresa, seus objetivos e missão, avisos, normas, projetos, políticas de promoção, dados sobre produtos e suas especificidades, comunicação sobre rotinas, relatórios, conceitos técnicos e motivacionais Os meios vão ser utilizados de acordo com o seu alcance e com o público que se pretende informar. Este processo se estabelece em um ambiente que difere a partir do objetivo que se pretende. O ambiente pode ser Interno e Externo.

20 Texto – A prática da Comunicação Integrada nas organizações
Virgínia Borges Aline Aguiar Ana Catarina Collier Breno Lagares Bruno De Lammare Camila Pereira Alves Daniel de Araújo Fabrícia Morato Leonardo Kubitscheck Maria Marta Oliveira Melissa Bonom Milena Alves Ricardo Campos

21 Conceituando... As imposições de um mercado em mutação constante exigiram uma atuação conjunta e eficaz dos profissionais, para oferecer às organizações instrumentos que realmente pudessem atender à demanda social por informação. (CURVELLO, 2003, p.122)

22 Prática da Comunicação Integrada
O que se busca é na comunicação integrada é complementariedade, a participação e a sinergia entre as habilitações da comunicação social, e não a centralização, nem a compartimentalização.

23 Conceituando... É necessário que haja uma comunicação integrada, desenvolvendo-se de forma conjugada atividades de comunicação institucional (jornalismo, editoração, relações públicas, publicidade) e comunicação mercadológica (propaganda, promoção de vendas, exposições, treinamento de vendas, etc.) formando o composto da comunicação. (KUNSCH, 1986, p.107) A comunicação integrada pressupõe uma junção da comunicação institucional, da comunicação mercadológica e da comunicação interna, que formam o composto da comunicação organizacional. Este deve formar um conjunto harmonioso, apesar das diferenças e das especificidades de cada setor e dos respectivos subsetores. A soma de todas as atividades redundará na eficácia da comunicação nas organizações. (KUNSCH, 1997,p.115)

24 Profissionais Trabalhando no mesmo projeto integrados:
Evita a duplicidade de esforços Poupa Recursos humanos e materiais

25 Sem preconceito... Não é possível realizar um bom trabalho de comunicação integrada, convivendo com disputa intensa entre as áreas, desconhecimento das atividades dos demais profissionais e preconceito entre eles.

26 Especificidades das Habilitações:
Jornalista atua na redação, apuração e edição de notícias para veículos impressos, online, tv, rádio e na prática de reportagem. Publicitário desenvolve atividades nas principais áreas da propaganda: criação, mídia, planejamento, atendimento, e produção.

27 Especificidades das Habilitações:
Comunicação Institucional tem a função de divulgar a missão da instituição, transmitir a função da empresa, demonstrando credibilidade. Produtor Editorial atua em editoras de livros, gráficas, produtoras de CD-ROM, sites para internet, jornais, revistas especializadas desenvolvimento e coordenação de projetos editoriais, desde a concepção à distribuição do produto.

28 Conclusão Pode-se concluir com os três artigos que os autores tem ideias alinhadas a respeito da Comunicação Integrada, onde as empresas devem explorar o potencial de todas as áreas e comunicar com todas, para que esta comunicação seja eficiente e eficaz, alcançando os objetivos e metas.

29 Professora: Patrícia Quitero


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