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Prof. Esp. Flávio Euripedes de Oliveira

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Apresentação em tema: "Prof. Esp. Flávio Euripedes de Oliveira"— Transcrição da apresentação:

1 Prof. Esp. Flávio Euripedes de Oliveira
Baseado no material da Profª Benedita Aparecida de Oliveira Reis

2 “Tudo no mundo está dando respostas, o que demora é o tempo de perguntas”
José Saramago

3 O que vem a ser... ALFABETIZAÇÃO? ALFABETIZAR? ALFABETIZADO?
ALFABETISMO? ANALFABETISMO? LETRAMENTO?

4 ALFABETIZAÇÃO: Ação de ensinar/aprender a ler e a escrever; Uso social da escrita; Reação ao analfabetismo; Correspondência entre dois modos de representação: as linguagens falada e escrita;

5 Conceito atual de alfabetização enfatiza:
Que a criança aprende a ler e escrever pensando. Por isso usa-se hipóteses sobre objetos de conhecimentos;

6 “A criança interage ativamente com seu meio, construindo suas próprias ‘categorias de pensamento’ ao mesmo tempo que organiza o mundo” Emília Ferreiro

7 LETRAMENTO: Estado ou condição de quem se envolve nas numerosas e variadas práticas sociais de leitura e escrita; Estado ou condição de quem não apenas sabe ler e escrever, mas cultiva e exerce as práticas sociais que usam a escrita.

8 “...Aprender a ler, a escrever, alfabetizar- se é, antes de mais nada, aprender a ler o mundo, compreender o seu contexto, não numa manipulação mecânica de palavras, mas numa relação dinâmica que vincula linguagem e realidade”. Paulo Freire

9 Ler não é decifrar, escrever não é copiar (Ferreiro)
Ler e escrever de forma letrada é um conjunto de competências e habilidades, comportamentos e conhecimentos. Ler não é decifrar, escrever não é copiar (Ferreiro)

10 Letramento é, sobretudo, um mapa do coração do homem, um mapa de quem você é, e de tudo que você pode ser. (Kate M. Chong)

11 DIMENSÕES DO DESENVOLVIMENTO COGNITIVO

12 O desenvolvimento lógico do pensamento:
DIMENSÃO LÓGICA O desenvolvimento lógico do pensamento: Independe de conteúdos específicos; Depende de vivências e experiências; Vincula-se à alfabetização;

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14 DIMENSÃO PERCEPTIVO- MOTORA
O desenvolvimento dos esquemas de coordenação sensório-motora: Possibilita os desempenhos necessários para aprender a ler e escrever; Integra anatômica e funcionalmente os órgãos diretamente comprometidos com a manipulação do meio ambiente; Afirma a dominância psicomotora (controle / autocontrole)

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16 DIMENSÃO SÓCIO-AFETIVA
As dimensões sociais e afetivas da vida do aluno são: Integrantes do processo de alfabetização, nas quais a criatividade e a individualidade do aluno se manifestam; O ponto em que se manifesta o modo de ser próprio das diferentes classes sociais e onde ela se torna mais palpável;

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18 O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO
“ Alfabetizado é aquele indivíduo que sabe ler e escrever; já o indivíduo letrado, o indivíduo que vive em estado de letramento, é não só aquele que sabe ler e escrever, mas aquele que usa socialmente a leitura e a escrita, pratica a leitura e a escrita, responde adequadamente as demandas sociais de leitura e escrita”. (Soares)

19 NÍVEL 1 : PRÉ-SILÁBICO As crianças produzem riscos ou rabiscos típicos da escrita que a criança tem como forma básica: modelo de letra cursiva ou de imprensa; Realismo Nominal; A criança não separa os elementos das palavras, fazem sempre uma leitura global do que está escrito.

20 Escrever e desenhar têm o mesmo significado;
Não diferencia letras de números e não relaciona a escrita com a fala;

21 PRÉ-SILÁBICO 2 / intermediário
Num dado momento a criança percebe que “escrever” não é “desenhar” Diferenciação qualitativa inter-relacional; Percebe as letras e seus sons; Identifica e escreve o próprio nome e o dos colegas; Percebe o uso de letras diferentes em diferentes posições;

22 Desenhar e escrever o que desenhou
Uma das atividades favoráveis: Desenhar e escrever o que desenhou

23 Inicia com o período silábico e termina no período alfabético.
NÍVEL 2 : SILÁBICO Nesta fase há a descoberta dos sons da fala. Inicia com o período silábico e termina no período alfabético. A criança chega a hipótese de que a escrita representa a fala: fonetização da escrita; Formula a hipótese de que cada letra ou sinal vale por uma sílaba;

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25 Camelo C___M___L___ ou ___A___E___O
Uma das atividades favoráveis: Completar palavras com letras para evidenciar seu som: Camelo C___M___L___ ou ___A___E___O

26 NÍVEL 3 : SILÁBICO-ALFABÉTICO
Compreende que a escrita representa os sons da fala; Percebe a necessidade de mais uma letra para a maioria das sílabas; As crianças dedicam um grande esforço intelectual na construção de formas de diferenciação entre as escritas;

27 Laís – 5 anos Hipóteses Qualitativas: toda escrita tem que ter no mínimo três letras para que “diga algo”.

28 Compreende a função social da escrita: comunicação;
NÍVEL 4 : ALFABÉTICO Compreende a função social da escrita: comunicação; Conhece o valor sonoro de todas ou quase todas as letras;

29 Apresenta estabilidade na escrita das palavras;
Compreende que cada letra corresponde aos menores valores sonoros da sílaba; Procura adequar a escrita à fala; Faz leitura com ou sem imagem;

30 Inicia preocupação com as questões ortográficas;
Separa as palavras quando escreve frases; Produz textos de forma convencional;

31 Luíza – 5 anos

32 A CONSTRUÇÃO DA ESCRITA E DA LEITURA

33 Fase das garatujas: Imitação mecânica do ato de escrever
Fase das garatujas: Imitação mecânica do ato de escrever. A criança dá nome aos seus rabiscos; Torna-se importante a representação gráfica do seu pensamento; A criança entra na fase icônica: Representação da escrita através do desenho.

34 garatuja Entrada fase icônica

35 ORGANIZAÇÃO DIDÁTICA

36 AMBIENTE ALFABETIZADOR
Organizar a sala de aula de maneira que cada sala ofereça materiais que favoreçam a aquisição de conhecimentos Canto de leitura; Alfabeto ilustrado; Seqüência numérica; Calendário; Textos reais / ler e escrever com função social.

37 ORGANIZAÇÃO DA ROTINA Organização de horários; Dias para realização das atividades; Organização do espaço da sala de aula; Exposição de materiais; Planejada com Intencionalidade educativa;

38 Quando as crianças compreendem como o “processo” foi construído, sentem que “fazem parte” deste trabalho de forma integral.

39 A rotina é organizada através de:
Projetos; Atividades seqüenciadas; Atividades permanentes; Atividades ocasionais; Atividades de sistematização.

40 A IMPORTÂNCIA DA PARTICIPAÇÃO DA FAMÍLIA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA CRIANÇA

41 “Antes de ser meu aluno ele é seu filho! “
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42 A turma sabe ler e escrever. E agora?
Depois e dominar os sistema da escrita, as crianças devem ser estimuladas a ler para estudar e a ter mais responsabilidade na melhoria dos próprios textos. Thais Gurgel

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44 Diante de um conflito, é comum recalcarmos os desejos proibidos, procurarmos ignorá- los, tornando-os, por fim, inconscientes. Esses desejos recalcados ou reprimidos não deixam de existir e continuam em nossa vida mental de forma inconsciente, podendo, mesmo, influir no nosso comportamento, nas nossa ações, nos nossos sonhos, nas nossas palavras.

45 Reconhecer a dimensão humana da docência, incluindo as dificuldades do cotidiano escolar, é admitir a presença e a força dos afetos na determinação da identidade do professor e na sua atuação profissional. Tânia Ramos Fortuna


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