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CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA POR ÁREA DE CONHECIMENTO: A Interdisciplinaridade e o Planejamento a partir das Orientações Curriculares do Estado de Mato.

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1 CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA POR ÁREA DE CONHECIMENTO: A Interdisciplinaridade e o Planejamento a partir das Orientações Curriculares do Estado de Mato Grosso.  Prof. Me. José Aldair Pinheiro Sinop-MT Agosto/2017

2 Objetivos Contextualizar os desafios do ensino e da aprendizagem nas disciplinas das Ciências Humanas; Refletir e debater possibilidades da Interdisciplinaridade e o Planejamento a partir das Orientações Curriculares do Estado de Mato Grosso; Elaborar estratégias de planejamento pedagógico interdisciplinar para os desenvolvimento da aprendizagens a partir da pedagogia e da didática histórico crítica.

3 1- Qualidade da educação escolar ;
PROBLEMÁTICA Objetivos 1- Qualidade da educação escolar ; 2- Novas implicações nas relações de ensinar e aprender nas Ciências Humanas;

4 PROBLEMÁTICA 3 - A interdisciplinaridade no planejamento pedagógico para o desenvolvimento da aprendizagem;

5 CONTEXTUALIZAÇÃO

6 Cenários que envolvem a relação de ensino e aprendizagem em sala de aula;
Desafio de pensar os fins últimos da educação e instituições educativas; Crise das estruturas institucional: Estado, igreja, família, escola... Crise da razão e do saber objetivo; Uma escola com muita dificuldade de acompanhar as mudanças sociais: Comportamentalismo X Sócio-interacionismo; E dentro da sala de aula???

7 Que exigências???? “Na sociedade contemporânea, [...]. O
desafio é educar as crianças e os jovens, proporcionado-lhes um desenvolvimento humano, cultural, científico e tecnológico, de modo que adquiram condições para enfrentar as exigências do mundo contemporâneo” (DELIZOICOV; ANGOTTI; PERNAMBUCO, 2002, p. 13). Que exigências????

8 A bandeira pessoal do professor(a)
“Depende daquele que passa que eu seja túmulo ou tesouro, que eu cante ou chore. Amigo não entre sem desejar”.(Pórtico Grego).

9 O que mais valorizo nas minhas aulas, escola e na educação;
Concepção de Ciências humanas; No cotidiano das aulas o que preciso potencializar; Como “alimento” minha “fonte” de saber, de aprendizagem (pessoas e coisas); Experiências de sucesso (ensino/Aprendizagem) em que me sinto muito bom; Cite ao menos três atitudes (qualidades) necessárias ao professor da área das CH;

10 Caracterização das Área das Ciências Humanas nas Ocs.
Socialização das produções: Influências no pensar, agir e falar pedagógico; Caracterização das Área das Ciências Humanas nas Ocs.

11 Diagnósticos: desafios para ensinar e aprender ciências humanas;

12 Diagnóstico: quais são os maiores desafios da “ensinagem” e da aprendizagem?
Quais são os cinco maiores desafios no processo de ENSINAR e APRENDER na sala de aula na minha disciplina? Visualização: cartaz Tempo: 20 m; Sugestão de texto:

13 Desenvolvimento das capacidades leitoras

14 O Planejamento pedagógico: desenvolver as competências e habilidades, contemplando os objetivos de aprendizagens a partir dos conteúdos específicos para este fim.

15 Planejamento interdisciplinar e as contribuições de cada disciplina

16 - ORIENTAÇÕES DIDÁTICAS SOBRE A LEITURA; Bibliografia:
Ler e Escrever: compromisso de todas as áreas. Ler e Escrever: compromisso no ensino médio. Encaminhamento: Estudar os textos a partir das disciplinas; Socialização (ver como socializar); 1° - Analisar os objetivos de aprendizagem que contribuem para o desenvolvimento da capacidade leitora.

17 - EXERCICIO 1: Analisar os texto: GEMAS PRECIOSAS
Gemas preciosas – Analisar individualmente para valorizar a diversidade de leituras e interpretações

18 EXERCICIO 3: A Didática Histórico Crítica;
Apresentação Análise; Planejamento

19 - Planejamento interdisciplinar
- Identificar o objetivo ou competência a ser trabalhado no planejamento. Em seguida, elencar os tipos de conteúdos que trabalharão tais objetivos. -Encaminhamentos

20 Outras características
Metodológica Proposta 1 - Do local ao global; Proposta 2 – Do Senso Comum ao Conhecimento Elaborado; Proposta 3 - Professores e estudantes como pesquisadores;

21 Outras características
Recursos didáticos Organizar um cartaz e colocar as palavras que compõem a concepção de CH. Usar pincel atômico e folha de sulfite cortada ao meio. Colar as tarjas no cartaz;

22 Matriz de competências e habilidades
Quais competências e habilidades são: Quais objetivos de aprendizagem devem ser considerados para enfrentar os desafios elencados?

23 PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO: Algumas perspectivas
Libâneo; Zaballa e Sacristán; Ausubel; Hernández e Dewey; Gasparin: TEORIA HISTÓRICO CRÍTICA

24 PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO: A Gestão da sala de aula
De acordo com os desafios levantados será elaborado o planejamento; O planejamento deve desenvolver, através dos conteúdos, as competências e as habilidades ou objetivos de aprendizagem que levem a superação dos problemas identificados; Diagnóstico; Planejamento e intervenção; Avaliação; Gestão de sala de aula;

25 PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO: A Gestão da sala de aula
Plano de aula; Os tempos da aula; A avaliação do desenvolvimento da aprendizagem e a apropriação do conteúdo; O Conteúdo trabalhado foi suficiente para desenvolver as competências e as habilidades para superar os desafios de aprendizagem?

26 Objetivos específicos
- Realizar estudos teóricos-metodológicos que favoreçam a formação contínua de professores pesquisadores, críticos e criativos, capazes de desenvolver novas metodologias, que estejam em sintonia com os novos saberes necessários ao ensino-aprendizagem de História no Ensino Médio, articuladas ao contexto dos alunos; - Conhecer as propostas curriculares da área das ciências humanas e suas tecnologias, mais especificamente da disciplina de História presente nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN+); as Orientações Curriculares para a Educação Básica do Estado de Mato Grosso; Os objetivos de aprendizagem para a disciplina de História e a Proposta Político Pedagógica da unidade escolar; - Acompanhar e assessorar os estudos, reflexões e intervenções pedagógicas dos professores na disciplina de História no ensino médio;

27 Objetivos específicos
 d) - Propiciar a atualização historiográfica dos professores de História do ensino médio; e) - Orientar os professores do médio na elaboração de recursos didáticos pedagógicos, possibilitando o aprimoramento do processo de ensino-aprendizagem; f) - Elaborar recursos e instrumentos didáticos pedagógicos para diagnóstico, planejamento, avaliação e gestão de sala de aula para utilização dos professores do ensino médio; g) - Estabelecer elos de comunicação e estudos entre os professores da área das ciências humanas, que permita repensar o ensino de História nos ensinos fundamental e médio;

28 PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS
Abordagem qualitativa; Pesquisa-ação (THIOLLENT, 2002); Fase exploratória; Estudos bibliográficos; Coleta e análise dos dados; Planejamento e elaboração dos planos de ação; Avaliação;

29 RECURSOS DIDÁTICOS E MATERIAIS
- Materiais impressos, digitais, audiovisuais etc. - As avaliações externas e internas com os índices de proficiência dos alunos; - O PPP da escola; - O planejamento e os instrumentos avaliativos do professor; - As referências bibliográficas que atendam as necessidades formativas definidas pelo grupo em consonância com o PPP da escola. - Oficinas, grupos de estudos, seminário; - A estrutura da escola e do Cefapro como espaço e acervos bibliográficos;

30 AVALIAÇÃO Seminários para apresentação e discussão dos resultados dos planos de intervenção; Aplicação de instrumentos de caráter qualitativo que verifique as fragilidades e os avanços pedagógicos; Registro das observações individuais durante o processo;

31 7. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Avaliação Diagnóstica do Ensino Público Estadual de Mato Grosso ; BOAS, B. F. V. Projeto de intervenção na escola: mantendo as aprendizagens em dia. São Paulo: PAPIRUS, 2010. BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação nacional. Lei nº 9394/96. Disponível em Acessado em 20/02/2017. BITTENCOURT, C. M. Ensino de História: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2004. DAMIANI, M. F,; ROCHEFORT, R.; CASTRO, R. DARIZ, M.; PINHEIRO, S. Discutindo pesquisas do tipo intervenção pedagógica. Cadernos de Educação. FaE/PPGE/UFPel. Pelotas, v. 45, p 57-67, maio/agosto, Disponível em: Acesso em 15 fevereiro de 2017. FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1997. FERNANDES, D. Avaliação das aprendizagens: desafios às teorias, práticas e políticas. Cacém: Texto Editores, 2005. GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 5ª ed. São Paulo: Atlas, 2010. HOFFMANN, J. O Jogo do contrário em avaliação. Porto Alegre: Mediação, 2005.

32 7. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS (Cont.)
IMBERNÓN, F. Formação permanente do professorado: novas tendências. São Paulo: Cortez, 2009. _____________ (Org.) A educação no Século XXI: os desafios do futuro imediato. Porto Alegre: Artes Médicas KARNAL, L. (Org.) História na sala de aula: conceitos, práticas e propostas. 6ª ed. São Paulo: Contexto, 2010. LIBÂNEO, J.C. Que destino os educadores darão à pedagogia. In: PIMENTA, S.G. (Org.). Pedagogia: ciência da educação? São Paulo: Cortez, p LUCKESI, C. Avaliação da aprendizagem escolar. São Paulo: Cortez, 1995. MORAES, M. C. O paradigma educacional emergente. (tese de doutorado). Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 1996. MARCELO, C. Formação de Professores para uma mudança educativa. Porto: Porto editora, 1999. MATO GROSSO. Orientações Curriculares: Concepções para a Educação Básica. Secretaria de Estado de Educação. Cuiabá: Defanti, 2010. MATO GROSSO. Resolução Normativa nº 002/2015/ CEE/ MT. Disponível em Acessado em 21/02/2017. NASCIMENTO, A. W. de S., RIBEIRO, J. O. S. Educação: Enfoques, Problemas, Experiências. Editora Física. SP: 2011. THIOLLENT, M. Metodologia da pesquisa-ação. São Paulo: Cortez, 2011. VASCONCELLOS, C. Para onde vai o Professor - Resgate do Professor como Sujeito de Transformação. 12ª ed. São Paulo: Libertad, 2012.


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