A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ELEMENTOS DA DIDÁTICA DO ONLINE: Algumas reflexões

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ELEMENTOS DA DIDÁTICA DO ONLINE: Algumas reflexões"— Transcrição da apresentação:

1 ELEMENTOS DA DIDÁTICA DO ONLINE: Algumas reflexões
Profa. Dra. Diene Eire de Mello Universidade Estadual de Londrina – UEL – Paraná – Brasil

2 TRAJETÓRIA PROFISSIONAL
CONTEXTUALIZANDO ESTÁGIO POSDOUTORAL Uab - Lisboa Profa. Dra. Daniela Melaré Vieira Barros TRAJETÓRIA PROFISSIONAL Professora alfabetizadora Pedagoga Docente – Formação de Professores

3 Didática do Assíncrono
OBJETO DE NVESTIGAÇÃO Didática do Online Didática do Assíncrono

4 Como pensar uma didática no contexto da sociedade emergente?
QUESTÃO NORTEADORA Como pensar uma didática no contexto da sociedade emergente?

5 Quatro tópicos Conceito de didática Estado da Arte Didática do Online
Diálogos Possíveis Brasil – Europa (tentativa) O que dizem as pesquisas no campo de estudo? Características Reconfiguração dos elementos didáticos

6 SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO
Castels Levy Tofler Lojkine

7 Desafios da didática e Práticas de Ensino
SIMULTANEAMENTE

8 A ORIGEM DA DIDÁTICA MODERNA
Ratke em 1617 – Introdução geral à didática ou arte ensinar Comenio em 1629 escreve a Didática Tcheca – que traduzida para o latim em 1633 consagra o termo Didática. A obra é publicada somente em 1657. A proa e a popa da nossa Didática será investigar e descobrir o método segundo o qual os professores ensinem menos e os estudantes aprendam mais; nas escolas, haja menos barulho, menos enfado, menos trabalho inútil, e, ao contrário, haja mais recolhimento, mais atrativo e mais sólido progresso.

9 A DIDÁTICA NO CONTEXTO BRASILEIRO
Propicia condições para que o indivíduo aprenda: conteúdo planejamento organização recursos objetivos espaços tempos relações estabelecidas e avaliação PEDAGOGIA ciência da Educação DIDÁTICA ciência do ensino

10 RETROSPECTIVA HISTÓRICA DA DIDÁTICA NO BRASIL (Veiga, 2004)
De 1549 a 1930 – Primórdios da didática - intuitiva 1930 a 1945 – Movimento do Pioneiros/ 31 e 32 Ref. Francisco Campos instituída como curso e disciplina c/ duração de 01 ano (3 + 1) De 1945 a 1960 – em 1946 o esquema foi extinto O período pós 64 – Tecnicismo – Acordo MEC-USAID Década de 80 – concepção crítica – a denúncia

11 BRASIL A Didática cuida dos objetivos, condições e modos de realização do processo de ensino. (Libâneo, 2001) Didática é a reflexão sistemática sobre o processo ensino e aprendizagem que acontece na escola e na aula, buscando alternativas para os problemas da prática pedagógica. (Masetto, 1994)

12 Didática é um processo dialético – teórico-prático – que parte do ensino do professor, é contrastado pela aprendizagem dos alunos e se concretiza na ensinagem do professor e dos alunos, uma vez que todos ensinamos e aprendemos tanto em aulas presenciais quanto a distância. Ensinar, do latim “insignare” significa: fazer sinais, marcas, distinções, tornar diferente. Aprender, do latim “apprehendere”, quer dizer: agarrar, apanhar, segurar, receber, apoderar-se. Ensinagem, unindo “insignare” e “apprehendere” temos uma síntese do trabalho do professor e dos alunos que deve refletir-se em sua prática escolar e extraescolar (Gasparin, 2015). BRASIL

13 O ensino é o processo de tentar promover o desenvolvimento dos alunos.
EUROPA Didática é uma disciplina de natureza pedagógica, orientada para as finalidades educativas e comprometida com a compreensão e transformação permanente dos processos sócio-comunicativos, buscando desenvolver o processo de ensino e aprendizagem (Medina Rivilla, 2009). O ensino é o processo de tentar promover o desenvolvimento dos alunos. (Arends, 2008)

14 Criação do triangulo pedagógico (professor, aluno e conhecimento)
EUROPA Criação do triangulo pedagógico (professor, aluno e conhecimento) JEAN HOUSSAYE A aprendizagem implica, necessariamente, método. O método define o modo de gestão das relações entre os alunos, o professor e o saber da turma. Philippe Meirieu

15 Pressuposto Teórico Não é um design de curso, uma plataforma com inúmeras atividades postadas que perdem o sentido de AVA . É propor intencionalmente propostas, desafios, que potencialize a criatividade, a autonomia, a reflexão, a co-criação e a partilha. Não são as tecnologias que são inovadoras, mas o trato didático que ela possibilita

16 CONSTRUÇÃO DE MODELOS PEDAGÓGICOS
(Behar, 2004, p.04)

17 PRESSUPOSTOS TEÓRICOS (Base epistemológica)
MODELO DIDÁTICO Design do Curso

18 Neurodidática - Rivoltela
Capacidade de Regulação do Agir didático do Professor-processo contínuo e não como um produto previsível: deste ponto de vista muda sensivelmente o modo de pensar o planejamento didático” (Rivoltella, 2013, p. 58)

19 TÓPICO 4 -

20 Esquema UC 4 Didática - teoria

21 Didática – diretrizes para cursos online

22 “[...] a tecnologia é só um reagente: se faz o seu dever, desestabiliza as estruturas calcificadas da escola, cria as condições para que se reflita sobre as práticas e para que aceitem modificá-las. Caso contrário, é só um álibi, demagogia” (Rivoltella, 2013, p. 8).

23 Paulo Dias

24 Didática necessita de teoria de base, não é um arranjo de plataformas e atividades

25 Didática – teoria – prática precisa de um fundamento teórico

26 Achados - resultados Scielo RCCAP Categorizar – autores
Teorias – linhas teóricas Áreas ou campos de estudo (medicina, física, pedagogia, politicas educacionais, etc. Trazem elementos para pensar a prática na EaD com fundamento teórico?

27


Carregar ppt "ELEMENTOS DA DIDÁTICA DO ONLINE: Algumas reflexões"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google