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OBJETIVO SOBRE ESSE MATERIAL

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Apresentação em tema: "OBJETIVO SOBRE ESSE MATERIAL"— Transcrição da apresentação:

1 PARTE INTEGRANTE DO GUIA DE IMPLEMENTAÇÃO DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR

2 OBJETIVO SOBRE ESSE MATERIAL
Informar e engajar a redes, a comunidade escolar e a sociedade em geral sobre a implementação da Base Nacional Comum Curricular SOBRE ESSE MATERIAL Planejar a comunicação é fundamental para o sucesso da implementação da BNCC. Será preciso informar técnicos, gestores escolares, professores e famílias sobre as etapas do processo e suas implicações. O envolvimento de cada um é indispensável para o engajamento de todos. Oferecemos aqui uma sugestão de plano de comunicação, com mensagens gerais e específicas, identificando públicos que devem ser sensibilizados e como essas mensagens podem ser transmitidas. Sugerimos também alguns materiais de apoio. Todos esses elementos podem ser adaptados à realidade de cada rede. Você pode utilizá-los da forma que preferir. Bom trabalho!

3 BOAS PRÁTICAS NÃO GERAIS RECOMENDAMOS!
Definir uma pessoa ou equipe para cuidar da comunicação. Se houver uma área de comunicação na secretaria, ela deve ser envolvida desde o início da implementação; Compartilhar as mensagens-chave com representações com as quais a secretaria costuma interagir, mesmo que elas não apareçam como públicos estratégicos: conselhos de educação; ministério público; conselho tutelar; outras secretarias de governo etc; Checar constantemente se as mensagens estão chegando na ponta como o planejado; Definir o que dizer e para quem dizer (diferentes mensagens para diferentes públicos); Criar canais de escuta para a base: os professores devem ser ouvidos e envolvidos desde o início da fase de implementação; Definir um cronograma claro, marcando quando e como fará a comunicação com os diferentes públicos; Trabalhar com assessoria de imprensa para publicação de pautas a respeito da BNCC e o andamento da implementação na rede. Não envolver/ouvir os professores desde o início; Deixar a comunicação das ações de implementação para o final do processo; Tratar a BNCC como projeto ou política de um governo; Publicar informações no site ou no Facebook da secretaria e assumir que os professores estão bem informados só por causa disso. Mandar um ofício para as escolas e assumir que os professores estão bem informados só por causa disso.

4 MENSAGENS-CHAVE GERAIS O que todos precisam saber sobre a BNCC e sua implementação
A BNCC determina os conhecimentos e habilidades essenciais que todos os alunos do país têm o direito de aprender, ano a ano. A BNCC não é projeto de governo ou partido, é política de Estado, prevista no Plano Nacional de Educação (PNE) e na Lei de Diretrizes e Bases (LDB). A BNCC e o trabalho conjunto entre estado e municípios favorece a aprendizagem, que deve ser contínua e coerente, independente da rede de ensino e, sobretudo, quando um aluno muda de uma rede para outra. A BNCC será obrigatória para todas as redes, públicas e privadas. O estado/município irá realizar um processo de adaptação curricular alinhado à BNCC e que contempla as diversidades locais. A (re)elaboração curricular é colaborativa, com o envolvimento e participação de todos da comunidade escolar. A BNCC não é currículo: ela irá orientar a construção dos currículos locais. O trabalho conjunto entre estado e municípios é importante para garantir um currículo de qualidade para todos os alunos. A BNCC foi construída com participação da sociedade e educadores em todas as etapas, desde 2015.

5 Este Plano de Ação traz sugestões de mensagens chave para públicos estratégicos, considerando as diversidades regionais e diversos canais de comunicação.

6 EQUIPE PEDAGÓGICA LOCAL, EQUIPE PEDAGÓGICA REGIONAL, DIRETORES/COORDENADORES REGIONAIS
Objetivo Público apropriado da BNCC e trabalhando para engajar gestores escolares e professores na implementação. Ações sugeridas Envio de /carta/ofício informando sobre a revisão curricular à luz da BNCC; Reuniões de apresentação da BNCC e do processo de revisão curricular com cada coordenador/líder regional Materiais de apoio sugeridos PPT de apresentação da BNCC e da proposta de revisão curricular; Textos introdutórios da BNCC explicando a diferença entre Base e currículo Guia de Leitura da Base da Nova Escola Vídeos de 1 minuto sobre a Base da Nova Escola FAQ Mensagem chave específica O engajamento da rede é essencial para garantir a transformação da educação do estado/município/região

7 SECRETÁRIOS DE EDUCAÇÃO (em casos de regime de colaboração)
Objetivo Secretários aderindo ao regime de colaboração e motivados a mobilizar suas redes para a implementação. Ações sugeridas Envio de carta/ Reunião de apresentação da Base e da proposta de revisão curricular estadual; Marco de lançamento do regime de colaboração (evento) Mobilizar canais de comunicação das secretarias para informar sobre a BNCC e a revisão curricular. Pautar a imprensa local (com ajuda das secretarias municipais) Materiais de apoio sugeridos Mensagens pelo whatsapp Envio do Guia de Implementação impresso PPT de apresentação da Base e do processo de revisão curricular Mensagem chave específica A implementação é um processo que requer muitos recursos técnicos e financeiros. Unir esforços pode gerar economias e resultar em um currículo de qualidade para todos.

8 DIRETORES E COORDENADORES ESCOLARES
Objetivo Gestores escolares apropriados da Base, engajados no processo de implementação e formando os professores. Ações sugeridas Reuniões formativas e orientadoras; Reuniões de planejamento de como formar e engajar os professores; Prever e construir canal de feedback para entender as preocupações e dificuldades Materiais de apoio sugeridos BNCC impressa; PPT de apresentação da Base; Modelo de carta/ ; FAQ; Vídeos explicativos sobre a BNCC; Guia de Leitura da Base da Nova Escola. Mensagens chave específica Base não é currículo: as especificidades regionais e abordagens pedagógicas são definidas pelo currículo. A participação das escolas é fundamental para a construção de um currículo de qualidade, que represente a diversidade regional e que melhore a aprendizagem dos alunos.

9 PROFESSORES Objetivo Ações sugeridas Materiais de apoio sugeridos
Professores apropriados da BNCC e engajados no processo de implementação. Ações sugeridas Envio de mensagens por WhatsApp Criar páginas especiais para professores no site, com materiais que informem sobre a importância da BNCC e sobre a implementação; Encontros e palestras formativas sobre BNCC e o papel do currículo na formação dos alunos; Viabilizar/organizar grupos de trabalho sobre a importância e o porquê da BNCC e sobre os documentos e referências curriculares da rede e das escolas; Criar canais de feedback e/ou escuta das opiniões e sugestões dos professores, sistematizar esse material e disseminar.   Materiais de apoio sugeridos Textos introdutórios da BNCC Cards de WhatsApp Guia de leitura da Base (NE) Vídeos de 1 minuto sobre a Base FAQ Mensagens chave específica Ao dar clareza para o que deve ser aprendido ano a ano, a BNCC se torna aliada do professor, organizando seu trabalho. A colaboração dos professores é indispensável para a construção do novo currículo; A BNCC, o novo currículo e os novos PPPs garantem a autonomia do professor em sala de aula;

10 ALUNOS E PAIS Objetivo Ações sugeridas Mensagens chave específica
Público informado sobre a (re)elaboração curricular do estado/município. Ações sugeridas Releases e entrevistas para imprensa; Compartilhamento e disseminação do passo a passo do processo (previsto em cada público estratégico)  Mensagens chave específica A (re)elaboração curricular está sendo feita com a colaboração de todos para garantir um aprendizado mais significativo para a vida dos alunos; Os alunos poderão mudar de escola sem perder conteúdo das disciplinas; Todos os alunos terão direito de acesso aos mesmos conhecimentos essenciais, independente se frequentam uma escola estadual, municipal ou particular.

11 Características particulares Abordagem recomendada
DICA! Use diferentes sensibilizações para regiões/públicos com características particulares. Recomendamos as abordagens para os seguintes públicos: Características particulares Abordagem recomendada Escolas de difícil acesso, isoladas geograficamente A revisão curricular à luz da BNCC é uma oportunidade de inclusão, de aprendizagem de qualidade com equidade e representativa das realidades de todos. Comunidades escolares com características específicas (indígenas, quilombolas etc) A (re)elaboração curricular é um caminho para garantir a diversidade cultural de todos e de cada um dos alunos. Regionais/redes que preferem não aderir ao regime de colaboração A união de esforços pode gerar economia de recursos e resultar em um processo de implementação da BNCC com mais qualidade, favorecendo o aluno , que é o mesmo independente da rede em que está atualmente matriculado.


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