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Educação dos profissionais de saúde e

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Apresentação em tema: "Educação dos profissionais de saúde e"— Transcrição da apresentação:

1 Educação dos profissionais de saúde e
Floripa, maio de 2008 Educação dos profissionais de saúde e seus desafios atuais (estado da arte) Título Laura Camargo Macruz Feuerwerker

2 Desafios do mundo do trabalho contribuem para o reconhecimento da necessidade de mudar a formação dos profissionais de saúde Mudanças no perfil epidemiológico e demográfico: envelhecimento, predomínio doenças crônicas e transtornos afetivos; Pressões pela reorganização das práticas de saúde em busca de maior eficiência e controle de gastos; Mudanças nos cenários de prática profissional em favor do cuidado humanizado: des- hospitalização, atenção domiciliar, des-institucionalização;

3 Integralidade – um conceito polissêmico
Coloca o usuário e suas necessidades no centro da preocupação, tanto na organização do sistema, como na configuração das práticas de saúde; Garantia de acesso ao cuidado de que o usuário (individual ou coletivo) necessita, incluindo acolhimento, escuta, vínculo, resolutividade, continuidade da atenção etc.

4 Quem é, então, o usuário? Um sujeito que vem procurando ajuda e que é portador de necessidades de diferentes tipos. Um sujeito que precisa ser escutado, precisa entender o que está acontecendo consigo, que, geralmente, precisa de alívio para seu sofrimento. E para isso precisa aceder a diferentes tipos de tecnologias em saúde. Mas também é um sujeito portador de desejos, recursos, opiniões, saberes e sentimentos. Acima de tudo, um sujeito à procura de um bom encontro com as equipes/trabalhadores de saúde.

5 O trabalho em saúde envolve um encontro e uma disputa
Tensão constitutiva da atenção em saúde: possibilidade de troca ou de interdição de saberes num território que desafia o saber técnico-científico. Efeito flecha: agir profissional que vai em uma só direção – negação do agir e do saber do outro. Efeito pororoca – trabalhadores que se deixam afetar pelas relações e saberes, recebendo de volta, como aprendizagem, o agir e o saber do outro.

6 O cuidado em saúde buscando a integralidade
Envolve a utilização de diversos “dispositivos” para mudar o foco da organização do trabalho; Geralmente o trabalho está orientado à melhora maneira de assegurar a produção de procedimentos ; A mudança é colocar a necessidade dos usuários no centro; Escuta, diálogo, reconhecimento do usuário como parceiro na construção de sua saúde, articulação do trabalho de diferentes profissionais para ampliar a potência da oferta, diversificação da oferta de recursos terapêuticos, garantia da continuidade do cuidado são atributos desse novo modo de cuidar.

7 E o que as escolas que pretendem mudar a formação tem a ver com isso?
Um dos objetivos das diretrizes curriculares é aproximar a formação dos princípios do SUS; Outro objetivo das diretrizes curriculares é ampliar a formação humanista, tomando a integralidade como um valor no processo de formação; A produção da integralidade também é um desfio colocado para as escolas, então.

8 O ensino das profissões da saúde envolve disputas em vários campos:
Transmissão do conhecimento Saúde O trabalho em saúde Aprendizagem ativa Educação Aprendizagem significativa Orientado aos procedimentos tomando o usuário como objeto Aprendizagem baseada na prática Biológico Ampliado: biológico, social, subjetivo, cultural Orien- tado às necessidadestomando o usuário como sujeito DISPUTA DISPUTA DISPUTA

9 Processo de Trabalho em Saúde Sempre envolve a relação entre duas
pessoas Tecnologias envolvidas no fazer Leves Leve-duras Equipamentos Medicamentos Duras O outro sujeito O outro objeto Relacionais, intersubjetivas Clínica Epidemiologia fragmentação, padronização, procedimentos Indispensáveis para a escuta, a compreensão do contexto e da singularidade daquela situação vivenciada, para a produção de vínculos, construção de confiança, compromisso com a melhoria da situação. do singularidade, subjetividade afecção, incerteza, imprevisibilidade

10 O que predomina no ensino de graduação das profissões da saúde
O que predomina no ensino de graduação das profissões da saúde? Quais os novos desafios? O ensino está orientado para a aprendizagem das tecnologias leve-duras (clínica, epidemiologia) e duras (procedimentos diagnósticos e terapêuticos) O desenvolvimento das tecnologias leves (relacionais) geralmente é deixado por conta e risco de estudante – ou no máximo ensinadas em uma disciplina isolada. É preciso ampliar e sistematizar a aprendizagem das tecnologias leves, resgatar o lugar do cuidado dentro das práticas profissionais em saúde e colocar o usuário como sujeito e não objeto da ação profissional. Uma nova combinação dos saberes e tecnologias para produzir o cuidado.

11 O que predomina no ensino das profissões da saúde
O que predomina no ensino das profissões da saúde? Quais os novos desafios? Prática centrada no hospital; Aprendizagem centrada técnicas; É preciso estar em todos os locais em que a vida (e a saúde e a doença) acontecem; É preciso aprender a dialogar com o usuário e sua família em diferentes situações, respeitando e trabalhando para ampliar sua autonomia; É preciso oferecer a oportunidade de estudantes e professores mergulharem nos diferentes contextos reais, enfrentando os desafios daí decorrentes.

12 É preciso reconhecer como acontece o processo de aprendizagem

13 É importante que o processo de formação:
Parta dos conhecimentos e vivências que os estudantes têm para construir a sua formação como futuros profissionais de saúde; Estimule a curiosidade e a criatividade dos estudantes e dê tempo para que possam ativamente buscar as experiências e conhecimentos necessários para avançar em sua formação; Procure respeitar a maneira – única, singular – de cada um no processo de vivenciar experiências e de construir conhecimento.

14 Que estratégias utilizar na formação se se busca a integralidade?
Oferecer aos estudantes a oportunidade de trabalhar, desde o início do curso, em diferentes cenários de produção da saúde; Oferecer aos estudantes a oportunidade de vivenciar realidades e contextos dos usuários, reconhecendo as potencialidades de seu modo de vida. Oferecer aos estudantes a oportunidade de aprender a construir projetos terapêuticos compartilhados: tanto com os demais profissionais, como, sobretudo, com os usuários. Oferecer aos estudantes a oportunidade de participar da produção de linhas de cuidado e não vivenciar somente processos estanques e sem continuidade.

15 Rede-escola: o trabalho como espaço de aprendizagem e construção de significados
Negociação com gestores municipais: necessidades e potencialidades de ambas as partes como base para agenda comum; Necessidade de construir atividades que sejam úteis para as duas partes: indispensável para a mobilização de recursos estratégicos; Integração de docentes e estudantes no processo de trabalho das unidades: situação real é o mote da aprendizagem; Não somente a atenção e a vigilância epidemiológica são espaços interessantes de aprendizagem!!! Presença de estudantes e docentes como dispositivo para educação permanente e de construção de linhas de cuidado; Produção de tecnologias para o cuidado e para a educação em saúde podem ser contribuição efetiva.

16 Integralidade: um objetivo a perseguir
Investigação e produção de conhecimento sobre problemas da prática: Ampliação da capacidade de diálogo com usuários (maneiras de andar a vida); Novas tecnologias para o cuidado (ampliação da clínica, promoção e prevenção); Necessidades das pessoas como foco para construção de linhas de cuidado; Novas relações de cooperação e matriciamento para assegurar continuidade e resolubilidade da’s ações de saúde.

17 Espaços coletivos de reflexão
Coletivos refletindo sobre suas práticas são dispositivo indispensável para produzir mudanças nos serviços de saúde e nas instituições de ensino; O encontro traz o olhar do outro, que vê o mundo de outro lugar. Indispensável para produzir questionamentos! E para produzir o “conforto” necessário para enfrentar o “desconhecido”, ‘’novo”, o desafio.

18 Bem-vindos ao desafio de transformação da formação dos profissionais de saúde!!

19 Contatos: laura.macruz@gmail.com


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