A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

RESULTADOS E DISCUSSÃO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "RESULTADOS E DISCUSSÃO"— Transcrição da apresentação:

1 RESULTADOS E DISCUSSÃO
A IMPORTÂNCIA DA MONITORIA NO ENSINO – APRENDIZAGEM NA DISCIPLINA DE FÍSICO – CALCULO II e GEOMETRIA ANALÍTICA Jessica Pollyanna Veiga Wanzeler Rodrigues - Unifesspa Roberto Nazareno de Silva Gonçalves - Unifesspa Adriano Souza da Costa - – Unifesspa Edilma Pereira Oliveira (Coordenador do Projeto) - Unifesspa Agência Financiadora: Diproj/ PROEG INTRODUÇÃO Sendo uma modalidade de ensino e aprendizagem a monitoria colabora com a formação integrada do aluno nas atividades de ensino, pesquisa e extensão dos cursos de graduação. Além disso, como instrumento para a melhoria do ensino de graduação, através do estabelecimento de novas práticas e experiências pedagógicas que visem fortalecer a articulação entre teoria e prática e a integração curricular em seus diferentes aspectos, tem também a finalidade de promover a cooperação mútua entre discente e docente, a vivência com o professor e como as suas atividades técnico-didáticas (FARIA, 2003). Muito tem-se debatido, nas últimas décadas, a respeito de temas relacionados à Educação Matemática, a diversidade de tópicos que abrange todos os níveis de ensino como o fundamental, o médio e o superior nos aspectos relacionados ao processo de ensino e aprendizagem dos conhecimentos matemáticos. As disciplinas de cálculo no ensino superior apresentam as mais altas taxas de reprovação nos cursos da área das ciências exatas, devido à complexidade desta disciplina quando comparadas ao curso de matemática ofertado nos anos anteriores de ensino (MALTA, 2014). Desta forma, neste projeto de monitoria teve como objetivos melhorar os indicadores de ensino-aprendizagem proporcionando condições de permanência e de sucesso dos alunos no curso de graduação em engenharia e ao mesmo tempo contribuindo para o envolvimento dos alunos nas atividades de docência, de pesquisa e de extensão, além de possibilitar a utilização do potencial do aluno assegurando-lhe uma formação profissional qualificada e sua plena inserção nas atividades, acadêmicas da universidade intensificando e assegurando a cooperação entre professores e estudantes nas atividades básicas da instituição. Na figura 1 é apresentado o desempenho dos 32 alunos matriculados no semestre de na turma de Cálculo II e Geometria Analítica, ocorreu um índice de evasão de 12,5% (sem aproveitamento (S)), ficando assim 87,7 até o final da disciplina. A partir disso, é apresentado mais claramente os resultados obtidos na figura 2 com o índice de reprovação (31,23%) e de aprovação de (56,25%). MATERIAIS E MÉTODOS Os discentes procuraram o serviço de monitoria, no qual tiveram a oportunidade de sanar suas dúvidas, para atendê-los da melhor forma possível, foi intercalado dias entre os três monitores, assim foi estabelecido horários para esclarecer as dúvidas da matéria. Havia uma sala reservada para o atendimento dos discentes, possuindo um quadro branco e pinceis, caso fosse necessário a utilização e dependendo da quantidade de participantes no dia. Em sala de aula a docente passava listas de exercícios, nas quais foi possível sondar as maiores dificuldades dos estudantes, assim os mesmos procuravam o serviço de monitoria onde foram orientados e tiveram a oportunidade de tirar suas dúvidas, individualmente ou em pequenos grupos. Além disso, algumas das atividades da disciplina Cálculo II e Geometria Analítica trata-se da parte teórica de temas vistos de maneira clara em sala de aula através de ferramentas gráficas como Wolfram Mathematica Versão 9.0, aplicativos como o Winplot 1.55 entre outros.O trabalho realizado pelos monitores consistiu em levar o aluno a pensar, construir e desenvolver a atividade até chegar a resposta, e não simplesmente entregá-la pronta. Figura 4: Desempenho de Cálculo II e Geometria Analítica de Fonte: Turma de RESULTADOS E DISCUSSÃO Através do estudo dirigido com orientador os monitores puderam desenvolver conhecimento da disciplina a ponto de permitir que os mesmos pudessem servir de apoio aos demais discentes, à medida que os alunos procuram os mesmo para tirar dúvidas de listas de exercícios passados em sala de aula era realizado relatórios explicativos ao docente, que acrescentava informações das quais se analisava as dificuldades enfrentadas na disciplina. Com isso, foi possível o orientador melhorar a didática, buscando o conteúdo em diferentes bibliografias que pudessem facilitar o aprendizado. Figura 5: Índice de Aprovação (REG, BOM e EXC) e Reprovação (INS) de Fonte: Turma CONSIDERAÇÕES FINAIS O projeto possui um papel fundamental na formação dos discentes, uma vez que permitiu aos monitores uma breve experiência acadêmica, auxiliando a professora orientadora em suas atividades, melhorando o nível de conhecimento e preenchendo as lacunas deixadas quando o mesmo passou por esse módulo. Como também, houve notável benefício aos alunos assistidos pela monitoria, pois a mesma serviu como interface da docente com os discentes, potencializando a interação em sala de aula e dessa forma aumentando o nível de esclarecimento dos alunos sobre cálculo II e geometria analítica. Portanto, foi evidente a relevância da monitoria para a instrução dos alunos e retificação do conhecimento dos monitores. Assim, observa-se a real necessidade de ações como está, as quais irão auxiliar os professores em suas atividades e aprimorar o conhecimento dos monitores e alunos na disciplina aumentando a qualidade da educação na universidade. REFERÊNCIAS Figura 1: Estrutura molecular do metano Fonte: Wolfram Mathematica, Versão 9.0 Figura 2: Coordenadas Polares usando o winplot Fonte: winplot versão 1.55 STEWART, James. Cálculo. 7 edição, Volume 1. São Paulo: Cengage Learning, 2013. STEWART, James. Cálculo. 7 edição, Volume 2. São Paulo: Cengage Learning, 2013. Wolfram Research, Inc., Mathematica, Version 9.0, Champaign, IL, 2016 FARIA, J. P. A monitoria como prática colaborativa na universidade. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada e Estudos da Linguaguem. Pontificia Universidade Católica de São Paulo, 2003. MALTA, I. Linguagem, leitura e matemática in CURY, H. N. Disciplinas matemáticas em cursos superiores: reflexões, relatos, propostas. Porto Alegre: EDIPUCRS, p SCHNEIDER, M.S.P.S. Monitoria: instrumento para trabalhar coma diversidade de conhecimento em sala de aula. Revista Eletrônica Espaço Acadêmico, v. Mensal, p.65, 2006. Figura 3: Funções de três variáveis (Mathematica 9.0) 23ª Brigada de Infantaria de Selva - Marabá Assessoria de Comunicação - ASCOM Centro de Tecnologia de Informação e Comunicação - CTIC Pró-Reitoria de Administração e Infraestrutura - PROADI APOIO: REALIZAÇÃO: PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO - PROEG


Carregar ppt "RESULTADOS E DISCUSSÃO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google