Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouCaio Lancastre Weber Alterado mais de 7 anos atrás
1
POSSIBILIDADES E DESAFIOS PARA INCLUSÃO DE UM ALUNO
CEGO NO ENSINO A DISTÂNCIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. Alexandre Guimarães Bezerra Cavalcante - Universidade de Fortaleza Lana Paula Crivelaro Monteiro de Almeida - Universidade de Fortaleza Andrea Chagas Alves de Almeida - Universidade de Fortaleza
2
A Inclusão A Inclusão
3
A Inclusão de alunos com necessidades especiais em disciplinas regulares do ensino superior é uma tarefa complexa e desafiadora, exigindo do educador múltiplos saberes da prática educativa, principalmente porque pressupõe o respeito às diferenças existentes entre os educandos, independentemente de sua capacidade ou dificuldade, de sua origem socioeconômica ou cultural. A Inclusão
4
Segunda Guerra Mundial
Declaração Universal dos Direitos Humanos (1948) Política Nacional para a Integração da Pessoa Portadora de Deficiência (1993) Dificuldade de acesso às Escolas Regulares Portaria n.º1.679 de 2 de dezembro de 1999 Inclusão Social
5
Aprendizagem Significativa
Relacionar a nova informação com os conhecimentos e experiências prévias; Motivação e disposição de aprender significativamente; Materiais e conteúdos de aprendizagem com significado potencial lógico; Aprendizagem Significativa
6
Aprendizagem Significativa
Materiais e instrumentos apropriados; Adequada organização de tipos específicos de atividades e de estratégias de ensino oferecidas. (HARIS; HODGES, 1999). Aprendizagem Significativa
7
Aprendizagem Significativa
E quando essa realidade está presente em disciplina na modalidade a distância (EAD)? Aprendizagem Significativa
8
O Estudante Cego Aceitação da condição de ser cego;
Características e o funcionamento próprios de cada sentido; Orientado a seguir as mesmas regras e as normas da disciplina; Apresentação de alternativas(o tornem capaz de realizar as atividades). Os estudantes cegos são como quaisquer outros. Eles têm, basicamente, as mesmas necessidades emocionais, intelectuais e físicas relativas a todo ser humano. O Estudante Cego
9
Relatar os desafios e possibilidades do ensino à distância de um estudante cego matriculado em uma disciplina do Núcleo de Educação a Distância de uma instituição particular de ensino superior. Objetivo do Estudo
10
Descrição da Experiência
Núcleo de Educação a Distância da UNIFOR; Estudante cego, matriculado na disciplina de Metodologia do Trabalho Científico no semestre ; Situação ainda não vivenciada pelo setor; Desafios encontrados pela equipe na condução do caso; Estratégias utilizadas para facilitar o processo de ensino aprendizagem do estudante; Ações planejadas para a continuação do acompanhamento da disciplina no decorrer do semestre. Descrição da Experiência
11
Participação efetiva do estudante; Equipe de assessores NEAD;
Programa de Apoio Psicopedagógico (PAP); Biblioteca da Universidade; Professor x Terapeuta; Ação provocativa do professor. Metodologia
12
Metodologia
13
Metodologia
14
Metodologia
15
Metodologia
16
Metodologia
17
Com a experiência relatada, percebe-se uma maior integração e vínculo docente-discente em uma construção coletiva, o que possibilita maior autonomia do estudante e um aprofundamento do conhecimento docente no que diz respeito ao processo de inclusão. Conclusão
18
Portanto...
19
A sociedade é formada por todas as pessoas que fazem parte dela não podendo, ao contrário do que acontece, ser deixado de lado qualquer indivíduo.
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.