A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Treinamento do Microsoft®Office Excel® 2007

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Treinamento do Microsoft®Office Excel® 2007"— Transcrição da apresentação:

1 Treinamento do Microsoft®Office Excel® 2007
A [Nome da empresa] apresenta: Treinamento do Microsoft®Office Excel® 2007 [Observações para o instrutor: para obter ajuda detalhada para personalizar este modelo, consulte o último slide. Além disso, procure pelo texto adicional da lição no painel de anotações de alguns slides. Como esta apresentação contém animações em Macromedia Flash, quando você salvar o modelo pode ser exibida uma mensagem de alerta com relação a informações pessoais. A menos que você adicione informações às propriedades dos próprios arquivos Flash, esse aviso não será válido para esta apresentação. Clique em OK na mensagem.] Introdução aos relatórios de tabela dinâmica®  1

2 Introdução aos relatórios de tabela dinâmica
Conteúdo do curso Visão geral: dê sentido aos dados Lição: coloque seus dados para trabalhar por você A lição inclui uma lista de tarefas sugeridas e um conjunto de perguntas de teste. Introdução aos relatórios de tabela dinâmica 2

3 Visão geral: dê sentido aos dados
Sua planilha contém muitos dados, mas você sabe o que os números significam? Os dados respondem às suas perguntas? Os relatórios de tabela dinâmica proporcionam uma maneira rápida e poderosa de analisar dados numéricos, examinar os mesmos dados de diferentes maneiras e responder a perguntas sobre eles. Neste curso rápido, você aprenderá como os relatórios de tabela dinâmica funcionam e descobrirá como criar um relatório no Excel 2007. Com relatórios de tabela dinâmica, você pode ver quem vendeu mais, e onde; quais trimestres foram mais lucrativos e qual produto foi mais vendido — com apenas alguns cliques de mouse. Introdução aos relatórios de tabela dinâmica 3

4 Introdução aos relatórios de tabela dinâmica
Objetivo do curso Use um relatório de tabela dinâmica para analisar e resumir seus dados. Introdução aos relatórios de tabela dinâmica 4

5 Coloque os dados para trabalhar por você
Lição Coloque os dados para trabalhar por você 5

6 Coloque os dados para trabalhar por você
Imagine uma planilha do Excel com números de vendas. Ela apresenta milhares de linhas de dados sobre vendedores em dois países e também quanto eles venderam em dias individuais. É uma quantidade muito grande de dados para se lidar — listados linha após linha e divididos em várias colunas. Como você pode obter as informações da planilha? Como dar sentido a todos esses dados? Use relatórios de tabela dinâmica. Eles transforma todos os dados em relatórios pequenos, concisos, que informam a você exatamente o que precisa saber. Em resumo, os relatórios de tabela dinâmica conseguem dar ordem a um volume complexo e caótico de dados. Por exemplo, Quem vendeu mais no geral? Quem vendeu mais por trimestre ou por ano? Que país tem o maior nível de vendas? Você pode obter respostas para todas essas perguntas com relatórios de tabela dinâmica. Introdução aos relatórios de tabela dinâmica 6

7 Reveja os seus dados de origem
Antes de começar a trabalhar com um relatório de tabela dinâmica, dê uma olhada em sua planilha do Excel para garantir que ela está bem preparada para o relatório. Quando você cria um relatório de tabela dinâmica, cada coluna dos dados de origem se torna um campo que você pode usar no relatório. Os campos resumem várias linhas de informação dos dados de origem. Introdução aos relatórios de tabela dinâmica 7

8 Reveja os dados de origem
Os nomes dos campos do relatório vêm dos títulos de coluna dos dados de origem. Portanto, verifique se você tem nomes para cada coluna na primeira linha da planilha nos dados de origem. As linhas restantes abaixo dos títulos devem conter itens semelhantes na mesma coluna. Por exemplo, o texto deve estar em uma coluna, os números em em outra coluna e as datas em outra coluna. Em outras palavras, uma coluna que contém números não deve conter texto, e assim por diante. Na imagem mostrada aqui, os títulos de coluna País, Vendedor, Total do Pedido, Data do Pedido e Código do Pedido se tornam nomes de campo. Ao criar um relatório, você saberá, por exemplo, que o campo Vendedor representa os dados do Vendedor na planilha. Introdução aos relatórios de tabela dinâmica 8

9 Reveja os dados de origem
Finalmente, não deve haver colunas vazias nos dados que você está usando no relatório de tabela dinâmica. Também é melhor não haver linhas vazias. Por exemplo, linhas em branco que são usadas para separar um bloco de dados de outro devem ser removidas. Observação: Você também pode usar os dados de fontes externas, o que não é abordado neste curso. Você pode encontrar mais informações sobre as fontes de dados no Cartão de Referência Rápida, cujo link está no fim deste curso. Introdução aos relatórios de tabela dinâmica 9

10 Introdução aos relatórios de tabela dinâmica
Veja como começar a usar um relatório de tabela dinâmica. Você usa a caixa de diálogo Criar Tabela Dinâmica , mostrada aqui. Quando os dados estiverem prontos, clique em qualquer parte dos dados. Na guia Inserir , no grupo Tabelas , clique em Tabela Dinâmicae, em seguida, em Tabela Dinâmica novamente. A caixa de diálogo Criar Tabela Dinâmica será aberta. Observação na etapa 1: Clicar em qualquer local nos dados incluirá todos os dados da planilha no relatório. Se você apenas desejar incluir parte dos dados da planilha no relatório, basta selecionar os dados que deseja usar. Introdução aos relatórios de tabela dinâmica 10

11 Introdução aos relatórios de tabela dinâmica
Veja como começar a usar um relatório de tabela dinâmica. Você usa a caixa de diálogo Criar Tabela Dinâmica , mostrada aqui. A opção Selecionar uma tabela ou intervalo já está selecionada automaticamente. A caixa Tabela/Intervalo mostra o intervalo de dados selecionados, que você pode alterar se desejar. Nova Planilha também está selecionada para você como o local onde o relatório será colocado. Clique em Planilha Existente se desejar colocar o relatório na mesma planilha dos dados. Clique em OK.  Introdução aos relatórios de tabela dinâmica 11

12 Noções básicas sobre relatórios de tabela dinâmica
Isto é o que você vê na nova planilha depois de fechar a caixa de diálogo Criar Tabela Dinâmica . Em um lado está a área de layout pronta para receber o relatório de tabela dinâmica. No outro lado está a Lista de Campos de Tabela Dinâmica. Essa lista mostra os títulos de coluna dos dados de origem. Como mencionado anteriormente, cada título é um campoPaís, Vendedores, entre outros. Introdução aos relatórios de tabela dinâmica 12

13 Noções básicas sobre relatórios de tabela dinâmica
Você cria o relatório de tabela dinâmica, movendo qualquer um dos campos mostrados na Lista de Campos de Tabela Dinâmica para a área de layout. Para isso, marque a caixa de seleção ao lado do nome do campo ou clique com o botão direito do mouse em um nome de campo e selecione um local para o qual mover o campo. Dicas: Se você trabalhou antes com relatórios de tabela dinâmica, pode estar se perguntando se ainda é possível arrastar campos para criar um relatório de tabela dinâmica. É possível, e você verá como fazê-lo no fim da lição. Se você clicar fora da área de layout de um relatório de tabela dinâmica, a Lista de Campos de Tabela Dinâmica desaparece. Para ter a lista de campos de volta, clique dentro da área de layout ou do relatório de tabela dinâmica. Introdução aos relatórios de tabela dinâmica 13

14 Criar um relatório de tabela dinâmica
Agora você está pronto para criar o relatório de tabela dinâmica. Os campos selecionados para o relatório dependem do que você deseja saber. Para começar: quanto cada pessoa vendeu? Animação: clique com o botão direito do mouse e clique em Executar. A animação mostra o processo de colocação dos campos na área de layout. Dicas: Não é preciso usar todos os campos na lista de campos para criar um relatório. Embora o Excel coloque cada campo em uma área padrão do layout, você pode mover um campo para outra área — por exemplo, se desejar que um campo esteja na área de colunas e não na área de linhas. [Observação para o instrutor: para reproduzir a animação enquanto estiver exibindo a apresentação de slides, clique nela com o botão direito do mouse e clique em Executar. Depois de reproduzir o arquivo uma vez, você pode clicar em Voltar (depois de clicar com o botão direito do mouse) e clicar em Executar. Se você estiver clicando no slide para exibir o texto ou avançar para o próximo slide mas nada acontece, clique fora da animação. Às vezes, é preciso clicar duas vezes. Se você tiver dificuldade para exibir a animação, consulte as anotações do último slide desta apresentação sobre como reproduzir uma animação em Macromedia Flash. Se os problemas persistirem, o slide seguinte é um slide duplicado com uma arte estática. Exclua o slide atual ou o seguinte antes de exibir a apresentação.] Para obter a resposta, você precisa de dados sobre os vendedores e seus números de vendas. Na Lista de Campos de Tabela Dinâmica, marque as caixas de seleção ao lado dos campos Vendedor e Valor do Pedido . O Excel coloca cada campo em uma área padrão do layout. Introdução aos relatórios de tabela dinâmica 14

15 Crie um relatório de tabela dinâmica
Agora você está pronto para criar o relatório de tabela dinâmica. Os campos selecionados para o relatório dependem do que você deseja saber. Para começar: quanto cada pessoa vendeu? Para obter a resposta, você precisa de dados sobre os vendedores e seus números de vendas. Dicas: Não é preciso usar todos os campos na lista de campos para criar um relatório. Embora o Excel coloque cada campo em uma área padrão do layout, você pode mover um campo para outra área — por exemplo, se desejar que um campo esteja na área de colunas e não na área de linhas. [Observação para o instrutor: este slide é quase idêntico ao anterior, sendo que ele possui arte estática no lugar de uma animação. Use este slide se você tiver problemas ao exibir a animação. Exclua este slide ou o anterior antes de usar exibir a apresentação.] Na Lista de Campos de Tabela Dinâmica, marque as caixas de seleção ao lado dos campos Vendedor e Valor do Pedido . O Excel coloca cada campo em uma área padrão do layout. Introdução aos relatórios de tabela dinâmica 15

16 Crie um relatório de tabela dinâmica
A tabela cinza à esquerda da ilustração fornece uma visão conceitual sobre como o relatório aparecerá automaticamente com base nos campos selecionados. Veja os detalhes. Os dados no campo Vendedor (os nomes dos vendedores), que não contêm números, são mostrados como linhas no lado esquerdo do relatório. Os dados no campo Valor do Pedido , que contêm números, aparecem corretamente em uma área à direita. E os títulos de coluna? No título sobre os dados do vendedor aparecerá "Rótulos de Linha" acima do campo. No título sobre os totais do pedido aparecerá "Soma de Valor do Pedido". (A parte "Soma de" do título aparecerá porque o Excel usa a função Soma para somar campos com números.) Introdução aos relatórios de tabela dinâmica 16

17 Crie um relatório de tabela dinâmica
Não importa se você marca a caixa de seleção ao lado do campo Vendedor antes ou depois do campo Valor do Pedido . O Excel automaticamente os coloca no lugar certo sempre. Os campos sem números ficarão à esquerda, e campos com números ficarão à direita, independentemente da ordem em que você selecioná-los. Introdução aos relatórios de tabela dinâmica 17

18 Crie um relatório de tabela dinâmica
É isso aí! Com apenas dois clique de mouse, você pode ver rapidamente quanto cada vendedor vendeu. E aqui estão algumas últimas dicas sobre esse assunto. Em primeiro lugar, é aconselhável parar em apenas uma ou duas perguntas respondidas; o relatório não precisa ser complexo para ser útil. Relatórios de tabela dinâmica podem proporcionar uma maneira rápida de obter uma resposta simples. Em seguida, não se preocupe com a possibilidade de criar um relatório de forma errada. O Excel facilita experimentar alternativas e ver como os dados aparecem em diferentes áreas do relatório. Se um relatório não estiver como você queria inicialmente, não demora muito criar um outro layout para os dados, mover as peças de acordo com o seu gosto, ou mesmo recomeçar, se você quiser. Introdução aos relatórios de tabela dinâmica 18

19 Consultar vendas por país
Agora você sabe o total vendido por cada vendedor. Mas os dados de origem mostram dados sobre vendedores em dois países, o Canadá e os Estados Unidos. Sendo assim, outra pergunta que você poderia fazer seria: quais são os totais vendidos por cada vendedor por país? Para obter a resposta, você pode adicionar o campo País ao relatório de tabela dinâmica como um filtro de relatório. Use um filtro de relatório para focalizar um subconjunto de dados no relatório, geralmente uma linha de produto, uma duração ou uma região geográfica. Introdução aos relatórios de tabela dinâmica 19

20 Consultar vendas por país
Usando o campo País como um filtro de relatório, você pode ver um relatório separado para o Canadá ou os Estados Unidos, ou pode ver as vendas para ambos os países juntos. Animação: clique com o botão direito do mouse e clique em Executar. A animação também mostra como “retirá-lo de lá”: Depois de clicar em Adicionar a Filtro de Relatórioo novo filtro de relatório País é adicionado na parte superior do relatório. A seta ao lado do campo País mostra (Todos), e você vê os dados de ambos os países. Para ver apenas os dados de Canadá ou EUA, clique na seta e selecione um dos países. Para ver os dados de ambos os países novamente, clique na seta e, em seguida, clique em (Todos). Dica: para remover um campo de um relatório, limpe a caixa de seleção ao lado do nome do campo na Lista de Campos de Tabela Dinâmica. Para remover todos os campos do relatório para que você possa começar novamente, na Faixa de Opções, na guia Opções na guia, no Ações , clique na seta no botão Limpar e selecione Limpar Tudo. [Observação para o instrutor: para reproduzir a animação enquanto estiver exibindo a apresentação de slides, clique nela com o botão direito do mouse e clique em Executar. Depois de reproduzir o arquivo uma vez, você pode clicar em Voltar (depois de clicar com o botão direito do mouse) e clicar em Executar. Se você estiver clicando no slide para exibir o texto ou avançar para o próximo slide mas nada acontece, clique fora da animação. Às vezes, é preciso clicar duas vezes. Se você tiver dificuldade para exibir a animação, consulte as anotações do último slide desta apresentação sobre como reproduzir uma animação em Macromedia Flash. Se os problemas persistirem, o slide seguinte é um slide duplicado com uma arte estática. Exclua o slide atual ou o seguinte antes de exibir a apresentação.] A animação mostra como adicionar o campo País como um filtro de relatório. Clique com o botão direito do mouse no campo País na Lista de Campos da Tabela Dinâmica, clique em Adicionar a Filtro de Relatórioe retire-o de lá.  Introdução aos relatórios de tabela dinâmica 20

21 Consultar vendas por país
Usando o campo País como um filtro de relatório, você pode ver um relatório separado para o Canadá ou os Estados Unidos, ou pode ver as vendas para ambos os países juntos. Para isso, clique com o botão direito do mouse no campo País na Lista de Campos da Tabela Dinâmica, clique em Adicionar a Filtro de Relatórioe retire-o de lá. A imagem mostra como “retirá-lo de lá”: Depois de clicar em Adicionar a Filtro de Relatórioo novo filtro de relatório País é adicionado na parte superior do relatório. A seta ao lado do campo País mostra (Todos), e você vê os dados de ambos os países. Para ver apenas os dados de Canadá ou Estados Unidos, clique na seta e selecione um dos países. Para ver os dados de ambos os países novamente, clique na seta e, em seguida, clique em (Todos). Dica: para remover um campo de um relatório, limpe a caixa de seleção ao lado do nome do campo na Lista de Campos de Tabela Dinâmica. Para remover todos os campos do relatório para que você possa começar novamente, na Faixa de Opções, na guia Opções na guia, no Ações , clique na seta no botão Limpar e selecione Limpar Tudo. [Observação para o instrutor: este slide é idêntico ao anterior, sendo que ele possui arte estática no lugar de uma animação. Use este slide se você tiver problemas ao exibir a animação. Exclua este slide ou o anterior antes de usar exibir a apresentação.] Introdução aos relatórios de tabela dinâmica 21

22 Consultar vendas por data
Os dados de origem iniciais têm uma coluna de informações sobre Data do Pedido, sendo assim, existe um campo Data do Pedido na janela Lista de Campos da Tabela Dinâmica. Animação: clique com o botão direito do mouse e clique em Executar. Eis os detalhes de todo o processo mostrado na animação. Para adicionar o campo Data do Pedido a seu relatório: Marque a caixa de seleção ao lado do campo Data do Pedido para adicionar o campo ao relatório. O campo Data do Pedido é automaticamente adicionado à esquerda, na orientação do rótulo da linha. Isso acontece porque o campo não contém números (datas podem parecer números, mas elas são formatadas como datas, não como números). Como o campo Data do Pedido é o segundo campo não-numérico a ser adicionado ao relatório, ele é aninhado no campo Vendedor , recuado à direita. Agora o relatório mostra as vendas de cada vendedor por data individual, mas há uma enorme quantidade de dados para ver de uma vez só. Você pode facilmente obter esses dados em um modo de exibição mais gerenciável, agrupando os dados diariamente em meses, trimestres ou anos. Para agrupar as datas: Clique em uma data no relatório. Na guia Opções , no grupo Agrupar , clique em Agrupar Campo. Na caixa de diálogo Agrupamento , selecione Trimestres, que parece ser uma boa solução aqui, e clique em OK. Agora você vê os dados de vendas agrupados em quatro trimestres por cada vendedor. [Observação para o instrutor: para reproduzir a animação enquanto estiver exibindo a apresentação de slides, clique nela com o botão direito do mouse e clique em Executar. Depois de reproduzir o arquivo uma vez, você pode clicar em Voltar (depois de clicar com o botão direito do mouse) e clicar em Executar. Se você estiver clicando no slide para exibir o texto ou avançar para o próximo slide mas nada acontece, clique fora da animação. Às vezes, é preciso clicar duas vezes. Se você tiver dificuldade para exibir a animação, consulte as anotações do último slide desta apresentação sobre como reproduzir uma animação em Macromedia Flash. Se os problemas persistirem, o slide seguinte é um slide duplicado com uma arte estática. Exclua o slide atual ou o seguinte antes de exibir a apresentação.] Isso significa que você pode localizar as vendas por data para cada vendedor. Exiba a animação para ver como você pode adicionar o campo Data do Pedido a seu relatório e agrupar os dados de data para criar um modo de exibição mais gerenciável. Introdução aos relatórios de tabela dinâmica 22

23 Consultar vendas por data
Os dados de origem iniciais têm uma coluna de informações sobre Data do Pedido , sendo assim, existe um campo Data do Pedido na janela Lista de Campos da Tabela Dinâmica. Isso significa que você pode localizar as vendas por data para cada vendedor. Para isso, você adicionará o campo Data do Pedido a seu relatório e usará a caixa de diálogo Agrupamento para agrupar os dados de data e criar um modo de exibição mais gerenciável.  Eis os detalhes de todo o processo mostrado na imagem. Para adicionar o campo Data do Pedido a seu relatório: Marque a caixa de seleção ao lado do campo Data do Pedido para adicionar o campo ao relatório. O campo Data do Pedido é automaticamente adicionado à esquerda, na orientação do rótulo da linha. Isso acontece porque o campo não contém números (datas podem parecer números, mas elas são formatadas como datas, não como números). Como o campo Data do Pedido é o segundo campo não-numérico a ser adicionado ao relatório, ele é aninhado no campo Vendedor , recuado à direita. Agora o relatório mostra as vendas de cada vendedor por data individual, mas há uma enorme quantidade de dados para ver de uma só vez. Você pode facilmente obter esses dados em um modo de exibição mais gerenciável, agrupando os dados diariamente em meses, trimestres ou anos. Para agrupar as datas: Clique em uma data no relatório. Na guia Opções , no grupo Agrupar , clique em Agrupar Campo. Na caixa de diálogo Agrupamento , selecione Trimestres, que parece ser uma boa solução aqui, e clique em OK. Agora você vê os dados de vendas agrupados em quatro trimestres por cada vendedor. [Observação para o instrutor: este slide é idêntico ao anterior, sendo que ele possui arte estática no lugar de uma animação. Use este slide se você tiver problemas ao exibir a animação. Exclua este slide ou o anterior antes de usar exibir a apresentação.] Introdução aos relatórios de tabela dinâmica 23

24 Introdução aos relatórios de tabela dinâmica
Dinamizar o relatório Embora o relatório de tabela dinâmica tenha respondido às suas perguntas, dá um pouco de trabalho ler o relatório inteiro — é preciso rolar para baixo na página para ver todos os dados. Animação: clique com o botão direito do mouse e clique em Executar. Essa animação mostra como você pode mover um campo da área de Rótulos de Linha para a área de coluna do relatório (chamada Rótulos de Coluna), que está em uma área do layout que você ainda não usou. Eis o processo detalhado: Clique com o botão direito do mouse em uma das linhas "Tri", aponte para Movere, em seguida, clique em Mover "Data do Pedido" para Colunas. Isso moverá o campo Data do Pedido inteiro da área de Rótulo de Linha para a área de Rótulo de Coluna do relatório. (Para mover de volta para a área de Rótulo de Linha, clique com o botão direito do mouse em um dos títulos “Tri” e selecione Mover "Data do Pedido" para Linhas.) Agora os nomes dos vendedores estão juntos, e aparece "Rótulos de Coluna" acima do primeiro trimestre dos dados de vendas, que estão dispostos em colunas no relatório. Além disso, os totais gerais de cada trimestre estão no fim de cada coluna. Em vez de rolar para baixo a página para ver os dados, você pode vê-los de uma só vez. [Observação para o instrutor: para reproduzir a animação enquanto estiver exibindo a apresentação de slides, clique nela com o botão direito do mouse e clique em Executar. Depois de reproduzir o arquivo uma vez, você pode clicar em Voltar (depois de clicar com o botão direito do mouse) e clicar em Executar. Se você estiver clicando no slide para exibir o texto ou avançar para o próximo slide mas nada acontece, clique fora da animação. Às vezes, é preciso clicar duas vezes. Se você tiver dificuldade para exibir a animação, consulte as anotações do último slide desta apresentação sobre como reproduzir uma animação em Macromedia Flash. Se os problemas persistirem, o slide seguinte é um slide duplicado com uma arte estática. Exclua o slide atual ou o seguinte antes de exibir a apresentação.] Você pode dinamizar o relatório para obter um modo de exibição diferente, que seja mais fácil de ler. Ao dinamizar um relatório, você transpõe o modo de exibição vertical ou horizontal de um campo, movendo as linhas para a área de coluna ou movendo as colunas para a área de linha. É fácil fazê-lo. Introdução aos relatórios de tabela dinâmica 24

25 Introdução aos relatórios de tabela dinâmica
Dinamizar o relatório Embora o relatório de tabela dinâmica tenha respondido às suas perguntas, dá um pouco de trabalho ler o relatório inteiro — é preciso rolar para baixo na página para ver todos os dados. Assim você pode dinamizar o relatório para obter um modo de exibição diferente, que seja mais fácil de ler. Ao dinamizar um relatório, você transpõe o modo de exibição vertical ou horizontal de um campo, movendo as linhas para a área de coluna ou movendo as colunas para a área de linha. É fácil fazê-lo. A imagem ilustra como você pode mover um campo da área de Rótulos de Linha para a área de coluna do relatório (chamada Rótulos de Coluna), que está em uma área do layout ainda não usada. Eis o processo detalhado: Clique com o botão direito do mouse em uma das linhas "Tri", aponte para Movere, em seguida, clique em Mover "Data do Pedido" para Colunas. Isso moverá o campo Data do Pedido inteiro da área de Rótulo de Linha para a área de Rótulo de Coluna do relatório. (Para mover de volta para a área de Rótulo de Linha, clique com o botão direito do mouse em um dos títulos “Tri” e selecione Mover "Data do Pedido" para Linhas.) Agora os nomes dos vendedores estão juntos, e aparece "Rótulos de Coluna" acima do primeiro trimestre dos dados de vendas, que estão dispostos em colunas no relatório. Além disso, os totais gerais de cada trimestre estão no fim de cada coluna. Em vez de rolar para baixo a página para ver os dados, você pode vê-los de uma só vez. [Observação para o instrutor: este slide é idêntico ao anterior, sendo que ele possui arte estática no lugar de uma animação. Use este slide se você tiver problemas ao exibir a animação. Exclua este slide ou o anterior antes de usar exibir a apresentação.] Introdução aos relatórios de tabela dinâmica 25

26 Para onde foi o recurso de arrastar e soltar?
Se você preferir criar um relatório de tabela dinâmica usando o método dearrastar e soltar, como podia fazer em versões anteriores do Excel, ainda há uma forma de fazê-lo. Animação: clique com o botão direito do mouse e clique em Executar. Um pouco de contexto sobre o método arrastar-e-soltar: Normalmente, no Excel 2007, você adiciona os campos ao layout do relatório a partir da lista de campos, marcando as caixas de seleção ao lado dos nomes de campo, ou clicando com o botão direito do mouse no campo e selecionando um local em um menu. Conforme você faz isso, os campos são automaticamente colocados no layout e são simultaneamente colocados na caixa apropriada na parte inferior da lista. Por exemplo, como o campo Vendedor é colocado na área Rótulos de Linha do layout do relatório, o nome do campo Vendedor também é exibido na caixa Rótulos de Linha na parte inferior da lista de campos. Se você preferir o método de arrastar-e-soltar, basta arrastar os campos da parte superior da lista de campos para as caixas na parte inferior da lista de campos. O rótulo na parte superior de cada caixa informa para qual área do relatório o campo deve ir. Por exemplo, se você arrastar o campo Valor do Pedido para a caixa Valores , esse campo ficará na área Valores do relatório. Você também pode arrastar os campos entre as caixas para alterar os locais na área de layout do relatório, e pode arrastar os campos para fora das caixas para removê-los do relatório. [Observação para o instrutor: para reproduzir a animação enquanto estiver exibindo a apresentação de slides, clique nela com o botão direito do mouse e clique em Executar. Depois de reproduzir o arquivo uma vez, você pode clicar em Voltar (depois de clicar com o botão direito do mouse) e clicar em Executar. Se você estiver clicando no slide para exibir o texto ou avançar para o próximo slide mas nada acontece, clique fora da animação. Às vezes, é preciso clicar duas vezes. Se você tiver dificuldade para exibir a animação, consulte as anotações do último slide desta apresentação sobre como reproduzir uma animação em Macromedia Flash. Se os problemas persistirem, o slide seguinte é um slide duplicado com uma arte estática. Exclua o slide atual ou o seguinte antes de exibir a apresentação.] Existem quatro caixas na parte inferior da Lista de Campos da Tabela Dinâmicachamadas Filtro do Relatório., Rótulos de Linha, Rótulos de Colunae Valores. Como mostra a animação, você pode arrastar campos para essas caixas para criar seu relatório. Introdução aos relatórios de tabela dinâmica 26

27 Para onde foi o recurso de arrastar e soltar?
Se você preferir criar um relatório de tabela dinâmica usando o método dearrastar e soltar, como podia fazer em versões anteriores do Excel, ainda há uma forma de fazê-lo. Existem quatro caixas na parte inferior da Lista de Campos da Tabela Dinâmica: Filtro do Relatório., Rótulos de Linha, Rótulos de Colunae Valores. Você pode arrastar campos para essas caixas para designar como os campos são usados no relatório. Um pouco de contexto sobre o método arrastar-e-soltar: Normalmente, no Excel 2007, você adiciona os campos ao layout do relatório a partir da lista de campos, marcando as caixas de seleção ao lado dos nomes de campo, ou clicando com o botão direito do mouse no campo e selecionando um local em um menu. Conforme você faz isso, os campos são automaticamente colocados no layout, e são simultaneamente colocados na caixa apropriada na parte inferior da lista. Por exemplo, como o campo Vendedor é colocado na área Rótulos de Linha do layout do relatório, o nome do campo Vendedor também é exibido na caixa Rótulos de Linha na parte inferior da lista de campos. Se você preferir o método de arrastar-e-soltar, basta arrastar os campos da parte superior da lista de campos para as caixas na parte inferior da lista de campos. O rótulo na parte superior de cada caixa informa para qual área do relatório o campo deve ir. Por exemplo, se você arrastar o campo Valor do Pedido para a caixa Valores , esse campo ficará na área Valores do relatório. Você também pode arrastar os campos entre as caixas para alterar os locais na área de layout do relatório, e pode arrastar os campos para fora das caixas para removê-los do relatório. [Observação para o instrutor: este slide é quase idêntico ao anterior, sendo que ele possui arte estática no lugar de uma animação. Use este slide se você tiver problemas ao exibir a animação. Exclua este slide ou o anterior antes de usar exibir a apresentação.] A imagem mostra como você pode arrastar o campo Valor do Pedido de Rótulos de Coluna para a caixa Valores para adicionar esse campo à área Valores do relatório. Introdução aos relatórios de tabela dinâmica 27

28 Sugestões para a sessão prática
Criar a área de layout do relatório de tabela dinâmica. Criar um relatório de tabela dinâmica. Alterar o nome de um título. Classificar o relatório. Adicionar um campo ao relatório. Adicionar um filtro de relatório. Dinamizar o relatório. Adicionar formatação de moeda ao relatório. [Observação para o instrutor: com o Excel 2007 instalado no computador, você pode clicar no link do slide para ir para a sessão prática online. Na sessão prática, você pode trabalhar com cada uma dessas tarefas no Excel, com instruções para orientá-lo. Importante: se você não tiver o Excel 2007, não conseguirá acessar as instruções da sessão prática.] Sessão prática online (requer o Excel 2007) Introdução aos relatórios de tabela dinâmica 28

29 Introdução aos relatórios de tabela dinâmica
Pergunta de teste 1 Depois de criar um relatório de tabela dinâmica, não é possível alterar o layout. (Escolha uma resposta.) Verdadeiro. Falso. Introdução aos relatórios de tabela dinâmica 29

30 Pergunta de teste 1: resposta
Falso. É possível fazer alterações durante o exercício ou simplesmente começar novamente. Introdução aos relatórios de tabela dinâmica 30

31 Introdução aos relatórios de tabela dinâmica
Pergunta de teste 2 O que são campos de tabela dinâmica? (Escolha uma resposta.) Colunas dos dados de origem. A área onde os dados são dinamizados. A área de layout do relatório de tabela dinâmica. Introdução aos relatórios de tabela dinâmica 31

32 Pergunta de teste 2: resposta
Colunas dos dados de origem. Os títulos de coluna dos dados de origem se tornam os nomes dos campos que você usa para criar o relatório de tabela dinâmica. Cada campo resume várias linhas de informações dos dados de origem. Introdução aos relatórios de tabela dinâmica 32

33 Introdução aos relatórios de tabela dinâmica
Pergunta de teste 3 Na Lista de Campos de Tabela Dinâmica, você pode informar quais campos já estão exibidos no relatório. (Escolha uma resposta.) Verdadeiro. Falso. Introdução aos relatórios de tabela dinâmica 33

34 Pergunta de teste 3: resposta
Verdadeiro. Os campos usados no relatório possuem uma marca de seleção ao lado, e os seus nomes estão em negrito. Introdução aos relatórios de tabela dinâmica 34

35 Cartão de Referência Rápida
Para ver o resumo das tarefas deste curso, exiba o Cartão de Referência Rápida. Introdução aos relatórios de tabela dinâmica 35

36 Usando este modelo Este modelo do Microsoft Office PowerPoint®possui conteúdo de treinamento sobre como criar e usar relatórios de tabela dinâmica para maximizar a exibição de dados no Microsoft Office Excel Ele foi preparado para você apresentá-lo a um grupo e personalizá-lo conforme necessário. O conteúdo deste modelo foi adaptado do curso de treinamento do Microsoft Office Online “Tabela dinâmica I: Introdução aos relatórios de tabela dinâmica no Excel 2007”. Recursos do modelo Slide de título: no primeiro slide, há espaços reservados para texto nos quais você deve digitar o nome de sua empresa. Você também pode excluir a caixa de texto, caso não queira exibir esse texto. Animações: efeitos de animação personalizados foram aplicados durante a apresentação. Esses efeitos incluem Pico, Alongar, Dissolver, e Quadriculado. Todos os efeitos são reproduzidos nas versões anteriores desde o Microsoft PowerPoint Para alterar os efeitos de animação, vá para o menu Apresentação de Slides , clique em Personalizar Animaçãoe trabalhe com as opções disponíveis. Se esta apresentação contiver animação em Macromedia Flash: para reproduzir o arquivo Flash, registre um controle Microsoft ActiveX®, chamado Shockwave Flash Object, no seu computador. Para isso, baixe a versão mais recente do Macromedia Flash Player do site da Macromedia. Transições de slides: A opção Revelar para Baixo é aplicada em toda a apresentação. Se desejar usar outra, acesse o menu Apresentação de Slides , clique em Transição de Slidese trabalhe com as opções disponíveis. Hiperlinks do curso online: o modelo contém links para a versão online deste curso de treinamento. Os links direcionam você para a sessão prática da lição e para o Cartão de Referência Rápida publicado para esse curso. Observe o seguinte: : o Excel 2007 deve estar instalado para exibir a sessão prática. Se você não tiver o Excel 2007, não conseguirá acessar as instruções da sessão prática. Cabeçalhos e rodapés: o modelo contém um rodapé com o título do curso. Você pode alterar ou remover os rodapés na caixa de diálogo Cabeçalho e Rodapé (aberta a partir do menu Exibir ). USANDO ESTE MODELO Consulte o painel de anotações ou exiba a página de anotações inteira (menuExibir ) para obter ajuda detalhada sobre este modelo. 36


Carregar ppt "Treinamento do Microsoft®Office Excel® 2007"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google