A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Valéria D. Ferreira Morais

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Valéria D. Ferreira Morais"— Transcrição da apresentação:

1 Valéria D. Ferreira Morais e-mail: valeriafmorais@hotmail.com
UEG – Universidade Estadual de Goiás A importância da psicomotricidade para a psicologia Valéria D. Ferreira Morais

2 Resumo Nos últimos anos, um número cada vez mais expressivo de psicólogos, em suas diversas áreas de atuação, tem recorrido a uma técnica ou abordagem chamada psicomotricidade. Para entendermos a importância que a psicomotricidade assume no contexto da psicologia, é importante ressaltar o número de crianças que chegam à clínica com queixas escolares, dificuldades de alfabetização e problemas de interação social em decorrência de problemas relacionados a psicomotricidade. A psicomotricidade com suas propostas de vivência em grupo procura estimular e favorecer a comunicação, o trabalho em equipe, o despertar da liderança. Instrumentalizando o homem, não só a partir de sua vivência corporal, mas também da vivência sócio-emocional e cognitiva. Palavras-Chaves: psicomotricidade – psicologia – alfabetização - desenvolvimento

3 Objetivos Reconhecer a importância da psicomotricidade no desenvolvimento infantil. Programar exercícios de estimulação psicomotora. Aplicação do Teste Bender (reconhecendo aspectos teóricos envolvidos, correção e emissão de laudo). Vivência por parte dos alunos de um ambiente institucional com aplicação prática dos métodos e instrumentos aprendidos.

4 Conteúdo Importância da psicomotricidade no desenvolvimento infantil
Exercícios e técnicas psicomotoras Teste Bender

5 Metodologia Em grupo levantar a representação e as expectativas que possuem sobre as características do conteúdo a ser explorado através de desenhos ou frases. Formar grupo de 4-6 pessoas para que a partir do conteúdo já exposto programem exercícios de estimulação psicomotora para crianças de 0 a 36 meses explicitando a tarefa e objetivos propostos. Os resultados apresentados serão ensinados por cada grupo aos demais alunos. Realizar uma avaliação dos programas apresentados com publicação na webquest. Visita a uma instituição que atenda crianças em situação de abrigo onde em dupla os alunos farão avaliação psicomotora de uma criança.

6 Recursos Auxiliares Computador DVD Televisor Data-Show
Atividades Clínicas (Aplicação, correção e emissão de laudo do teste Bender)

7 Materiais Utilizados Os seguintes materiais estarão disponíveis para os alunos realizarem as atividades: Chocalho, brinquedos coloridos, bichos de borracha, argolas, caixas de fósforo, cubos de papelão, blocos de madeira, bolas, papel, lápis, jogos de encaixe.

8 Técnicas de Avaliação Com base no questionário aplicado no início do semestre sobre o modelo de avaliação com os quais os alunos mais se identificam optou- se utilizar como método de avaliação os seguintes instrumentos: Estudo de Caso – Propor uma situação problema na qual uma criança entre 6 e 12 anos apresenta dificuldade de aprendizagem e na qual o aluno terá que criar um roteiro de atendimento, com discriminação de instrumentos e procedimentos que atenda a demanda da criança rumo a um objetivo satisfatório. Relatório da atividade de campo (instituição que atende crianças em situação de abrigo) com apresentação dos resultados da avaliação, incluindo instrumentos que foram utilizados, resultado do teste Bender e emissão do laudo. Prova Discursiva – Baseada no filme BEN-X. Apontando as dificuldades motoras e de comunicação vivenciadas pelo ator, discriminando como a psicomotricidade poderia ter sido utilizada a favor nos primeiros anos de vida e quais os instrumentos e técnicas eficazes no caso específico.

9 Conclusão Todas as atividades propostas tiveram como princípio norteador colocar os alunos frente a realidade com as quais irão lidar diariamente de forma objetiva e prática, levando-os a experienciarem as inúmeras possibilidades de intervenções do psicólogo tanto na área educacional como na área clínica.

10 Referências Bibliográficas
ALMEIDA, G P. Teorias e prática em Psicomotricidade: jogos, atividades lúdicas. Rio de Janeiro: WAK ISBN , 2006. ALMEIDA, G.P.. Psicomotricidade . Prática para sala de aula. Curitiba: Proinfantil - ISBN: , 2009. MATOS JÚNIOR, Moacir Ávila de. Pedagogia do movimento e universo lúdico. Curitiba: IBPEX - ISBN: , 2008. ALVES, Fátima. Psicomotricidade: Corpo, ação e emoção. 4. ed. Rio de Janeiro: Wak - ISBN: , 2008. TARA, Losquadro Liddle Lara Yorke. Coordenação motora. São Paulo: M Books ISBN , 2006. FARREL, Michael. Guia do professor deficiências sensoriais e incapacidade física. Porto Alegre: Artmed ISBN , 2008. FERREIRA, Carlos Alberto de Matos. Psicomotricidade Escolar. Rio de Janeiro: Wak ISBN X, 2008.


Carregar ppt "Valéria D. Ferreira Morais"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google