Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
Viabilidade econômica de projetos
2
Viabilidade econômica de projetos
4
TÉCNICAS DE ANÁLISE NÃO SOFISTICADAS SOFISTICADAS
não consideram o valor do dinheiro no tempo TAXA MÉDIA DE RETORNO (TMR) PERÍODO DE PAY-BACK SOFISTICADAS consideram o valor do dinheiro no tempo VALOR PRESENTE LÍQUIDO (VPL) ou Valor Atual Líquido (VAL) ÍNDICE DE LUCRATIVIDADE ( IL ) TAXA INTERNA DE RETORNO (TIR)
5
Necessidades para elaborar a planilha para seu projeto
Pensando no cenário REALISTA, fazer estimativas: do investimento líquido = despesas para montar o negócio: reformas, máquinas, equipamentos, treinamentos, construções, etc. (Gastos no ano Zero) das despesas mensais (custos fixos e variáveis) = aluguel, salários, matéria prima, água, luz, telefone, internet, etc. Considerando a sazonalidade, fazer projeção para um ano (para o 1o ano) das receitas esperadas (mensais) = considerar o ticket-médio por cliente, isto é, o quanto ele gastaria por cada vez que fosse ao seu estabelecimento, ou que utilizasse o seu serviço. Depois estimar o número médio de clientes esperados por mês. Considerando a sazonalidade, fazer projeção para um ano(para o 1o ano) Se no negócio proposto for esperado um aumento do número de clientes ao longo do tempo, estimar a porcentagem de aumento esperados para os anos 2, 3, 4 e 5.
6
Custo de Capital Para os cálculos usaremos o custo de capital (WACC - Weighted Average Capital ou Taxa de desconto) de 15% aa (Ref. Nov 2016) este valor representa a média do custo de capitais próprios e de capitais alheios de uma empresa. São esses capitais que sustentam a companhia, seja por meio de financiamento (capitais alheios) ou investimentos internos (capitais próprios).
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.