Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouMaria Júlia Palha Mascarenhas Alterado mais de 7 anos atrás
1
PACTO NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA - PNAIC 2013 -
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO PACTO NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA - PNAIC Secretaria Estadual de Educação PREFEITURAS DO ESTADO RIO DE JANEIRO III Encontro “A Alfabetização nas Cidades do Rio de Janeiro: Narrativas das Práticas Pedagógicas”
2
Da heterogeneidade de conhecimentos à diversidade cultural: apontamentos sobre a construção da identidade do/a professor/a alfabetizador/a Formador: Jonas Alves Junior (UFRRJ): Orientadora de Estudos: Dilcelina Vasconcellos (Semed Queimados):
3
Indagações - O currículo escolar brasileiro respeita a diversidade? - O tempo/espaço escolar leva em consideração os educandos com necessidades especiais? - Os currículos incorporam uma organização espacial e temporal do conhecimento e dos processos de ensino-aprendizagem? O espaço da escola é pensado e ressignificado no sentido de garantir o desenvolvimento de um senso de liberdade, de criatividade e de experimentação? Ou o espaço entra como um elemento de condicionamento e redução cultural?
4
Diversidade Construção histórica, social e cultural das diferenças a qual está ligada às relações de poder, aos processos de colonização e dominação. Construção das identidades, o contexto das desigualdades e das lutas sociais. Investigação sobre as identidades do docente- alfabetizador. A diversidade indaga o currículo, a escola, as suas lógicas, a sua organização espacial e temporal.
5
Prática Docente De onde venho?
Que bases fundamentam minha ação enquanto Professor Alfabetizador, de que concepções sou /estou impregnado? Que escola desejo construir? Quais são meus ideais de educação? Quem sou eu na sala de aula?
6
O orientador de estudos e a Construção Sócio Histórica da AÇÃO/IDENTIDADE ou da Identidade /AÇAO.
Heterogeneidade: Políticas públicas, políticas sociais, culturais e formação docente; Movimento: Profa, Pcn’s, Pró letramento, Pnaic; Pluralidade: Ideias x Ideais; Diversidade x direito à aprender
7
Identidade O espaço da ação docente não é neutro, e da formação também não. Diversidade de influências...saberes e fazeres. Pressupõe investigar a construção deste “novo” professor, indagando escola, o currículo, e a lógica excludente imposta pela escola. Propor releitura e superação da realidade.
8
Apontamentos... Reconhecer as vozes que emanam da sala de aula.
Escutatória do lugar de quem ensina. Impregnar-se das igualdades que constituem as diversidades.
9
Turma Vinicius de Morais
Temos o direito de ser iguais quando a nossa diferença nos inferioriza; e temos o direito de ser diferentes quando a nossa igualdade nos descaracteriza. Daí a necessidade de uma igualdade que reconheça as diferenças e de uma diferença que não produza, alimente ou reproduza as desigualdades. Boaventura de Sousa Santos
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.