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DEFICIÊNCIA FÍSICA
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DEFICIÊNCIA FÍSICA A DEFICIÊNCIA FÍSICA REFERE-SE AO COMPROMETIMENTO DO APARELHO LOCOMOTOR QUE COMPREENDE O SISTEMA ÓSTEO-ARTICULAR, O SISTEMA MUSCULAR E O SISTEMA NERVOSO.
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AS DOENÇAS OU LESÕES QUE AFETAM QUAISQUER DESSES SISTEMAS, ISOLADAMENTE OU EM CONJUNTO, PODEM PRODUZIR QUADROS DE LIMITAÇÕES FÍSICAS DE GRAU E GRAVIDADE VARIÁVEIS, SEGUNDO O(S) SEGMENTO(S) AFETADOS E O TIPO DE LESÃO OCORRIDA.
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TIPOS LESÃO CEREBRAL (PARALISIA CEREBRAL, HEMIPLEGIAS)
ESPINHA BÍFIDA OU MIELOMENINGOCELE DISTROFIA MUSCULAR PROGRESSIVA LESÃO MEDULAR (TETRAPLEGIAS, PARAPLEGIAS) MIOPATIAS ( DISTROFIAS MUSCULARES) PATOLOGIAS DEGENERATIVAS DO SISTEMA NERVOSO CENTRAL ( ESCLEROSE MÚLTIPLA) AMPUTAÇÕES MALFORMAÇÕES CONGÊNITAS DISTÚRBIOS POSTURAIS DE COLUNA DISTÚRBIOS DOLOROSOS DA COLUNA VERTEBRAL E DAS ARTICULAÇÕES DOS MEMBROS LESÕES POR ESFORÇOS REPETITIVOS (L.E.R.) SEQÜELAS DE QUEIMADURAS
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CAUSAS
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PARALISIA CEREBRAL PREMATURIDADE ANÓXIA PERINATAL DESNUTRIÇÃO MATERNA
RUBÉOLA TOXOPLASMOSE TRAUMA DE PARTO SUBNUTRIÇÃO
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ESPINHA BÍFIDA OU MIELOMENINGOCELE
GENÉTICAS AMBIENTAIS CROMOSSÔMICAS IDADE AVANÇADA DA MÃE OU DO PAI DEFICIÊNCIA NA FAMÍLIA
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DISTROFIA MUSCULAR PROGRESSIVA
DOENÇA CONGÊNITA E HEREDITÁRIA
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HEMIPEGLIAS ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL ANEURISMA CEREBRAL
TUMOR CEREBRAL
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LESÃO MEDULAR FERIMENTO POR ARMA DE FOGO FERIMENTO POR ARMA BRANCA
ACIDENTES DE TRÂNSITO MERGULHO EM ÁGUAS RASAS QUEDAS PROCESSOS INFECCIOSOS PROCESSOS DEGENARATIVOS
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AMPUTAÇÕES CAUSAS VASCULARES TRAUMAS MALFORMAÇÕES CONGÊNITAS
CAUSAS METABÓLICAS
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MALFORMAÇÕES CONGÊNITAS
EXPOSIÇÃO À RADIAÇÃO USO DE DROGAS CAUSAS DESCONHECIDAS
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COMO IDENTIFICAR
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OBSERVAÇÃO QUANTO AO ATRASO NO DESENVOLVIMENTO NEUROPSICOMOTOR DO BEBÊ
ATENÇÃO PARA A PERDA OU ALTERAÇÕES DOS MOVIMENTOS, DA FORÇA MUSCULAR OU DA SENSIBILIDADE PARA MEMBROS SUPERIORES E INFERIORES IDENTIFICAÇÃO DE ERROS INATOS DO METABOLISMO IDENTIFICAÇÃO DE DOENÇAS INFECTO-CONATGIOSAS E CRÔNICO-DEGENERATIVAS CONTROLE DE GESTAÇÃO DE ALTO RISCO
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A IDENTIFICAÇÃO PRECOCE NA FAMÍLIA SEGUIDA DE EXAME CLÍNICO ESPECIALIZADO FAVORECEM O AGRAVAMENTO DO QUADRO DE INCAPACIDADE.
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MATERIAL UTILIZADO EM SALA DE AULA
ADAPTAÇÕES MATERIAL UTILIZADO EM SALA DE AULA
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ADAPTAÇÕES UTILIZAR CADERNOS GRANDES COM PAUTAS LARGAS
FIXAR A FOLHA OU CADERNO NA CARTEIRA USANDO FITA ADESIVA DEPENDENDO DA ATIVIDADE UTILIZAR FOLHAS GRANDES E SEM PAUTA PODE SER UTILIZADO SUPORTE PARA APOIAR LIVROS LETRAS AMPLIADAS DO ALFABETO MÓVEL PARA O ALUNO COM DIFICULDADE DE PREENSÃO, ENGROSSAR O LÁPIS COM ESPUMA, MADEIRA OU DUREPOX
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ADAPTAÇÕES NO CASO DAS CRIANÇAS COM MOVIMENTAÇÃO INVOLUNTÁRIA, É IMPORTANTE QUE ELA SE SENTE NO MEIO DA SALA, EM FRENTE AO QUADRO CRIANÇAS COM MAIOR DIFICULDADE DE ATENÇÃO DEVEM SER SENTADAS MAIS À FRENTE, PRÓXIMAS AO QUADRO VERIFICAR A INTERFERÊNCIA DE ESTÍMULOS NA SALA DE AULA QUE POSSAM DESVIAR A ATENÇÃO DO ALUNO VERIFICAR A ILUMINAÇÃO DA SALA DE AULA E A PRESENÇA DE REFLEXO DA LUZ NO QUADRO VERIFICAR A COR DO QUADRO, BEM COMO A COR DO GIZ UTILIZADO PARA MELHOR VISUALIZAÇÃO DO QUE É ESCRITO O POSICIONAMENTO DO PROFESSOR FRENTE AO ALUNO DEVERÁ FAVORECER O CONTATO “OLHO A OLHO”. NAS CRIANÇAS COM PC, DEIXAR O MELHOR AMIGO DO LADO COMPROMETIDO, COMO TAMBÉM OS MATERIAIS, VISANDO QUE A CRIANÇA FAÇA TRANSFERÊNCIA DE PESO PARA AQUELE LADO, BEM COMO ESTIMULAR O USO DE AMBAS AS MÃOS.
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ADAPTAÇÕES ESPAÇO FÍSICO
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ADAPTAÇÕES TELEFONE PÚBLICO SEMPRE NA ALTURA DO CADEIRANTE
COLOCAR RAMPAS COM CORRIMÃO NAS LATERAIS COLOCAR CORRIMÃO NAS PAREDES, CORREDORES E EM FRENTE AO QUADRO NOS BANHEIROS, AS PORTAS DEVEM SER SEMPRE LARGAS PARA O CADEIRANTE TER ACESSO DENTRO DOS BANHEIROS, TER BARRAS DE APOIO NAS PAREDES AO LADO DO VASO SANITÁRIO. PIAS E BEBEDOUROS NA ALTURA QUE O CADEIRANTE POSSA UTILIZAR.
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POSTURA DO ALUN O
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POSTURA SE O MESMO NÃO TEM CONTROLE DE TRONCO , DEVERÁ USAR, NA ALTURA DO PEITO, UMA FAIXA DE SEGURANÇA CADEIRA COM BRAÇOS PARA O ALUNO DEFICIENTE FÍSICO DEIXA-O MAIS SEGURO ADAPTAR A CARTEIRA ESCOLAR PARA OS ALUNOS CADEIRANTES QUE NÃO PUDEREM FAZER A TRANSFERÊNCIA PARA UMA CADEIRA COMUM APOIO PARA OS PÉS NÃO FICAREM SUSPENSOS EVITE SUPERPROTEGER O ALUNO DEFICIENTE FÍSICO
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TRABALHO PEDAGÓGICO RUPTURA DE PARADIGMAS REVISAR CONCEITOS
DERRUBAR PRECONCEITOS ADAPTAR OU INOVAR ESTRATÉGIAS ENVOLVIMENTO PROFISSIONAL ESTUDO CONSTANTE ANÁLISE E REFLEXÃO CONTÍNUAS SOBRE A PRÁTICA PREDISPOSIÇÃO PARA ENXERGAR O INDÍVIDUO REAL
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“O NOSSO TRABALHO É REALIZADO COM GENTE, MIÚDA, JOVEM OU ADULTA, MAS GENTE EM PERMANENTE PROCESSO DE BUSCA” PAULO FREIRE
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