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Edgard Jamhour Marcelo Pellenz

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Apresentação em tema: "Edgard Jamhour Marcelo Pellenz"— Transcrição da apresentação:

1 Edgard Jamhour Marcelo Pellenz
Dados Ocultos em Aúdio Edgard Jamhour Marcelo Pellenz

2 cover signal (audio original)
Funcionamento Métrica de qualidade: signal-to-perceived noise ratio Stego key Stego key cover signal (audio original) embeddor extractor Transmissão ou gravação (hiding message) dados dados

3 Princípios Perturbações em um sinal de áudio podem ser detectados pelo ouvido humano em até uma parte por 10 milhões (80dB). Ouvido humano tem capacidade limitada de reconhecer sinais muitos distintos. Sons altos tendem a ocultar sons baixos Diferenças de fase são percebidas apenas de forma relativa Distorções ambientais comuns tendem a ser ignoradas

4 Métodos Digitais: exploram a representação digital do sinal (não aplicáveis) LSB coding Parity coding Analógicos: Phase coding Spread spectrum Echo hiding

5 Ajuste absoluto do vetor de fase
Phase Coding Sinal Original Seg 1 Seg 2 Seg 3 DFT DFT DFT Nova_fase = /2: bit 0 Nova_fase = -/2: bit 1 fases e amplitudes fases e amplitudes fases e amplitudes Para extrair os dados, o receptor precisa conhecer o tamanho dos segmentos Ajuste absoluto do vetor de fase Ajuste relativo Ajuste relativo DFT inversa DFT inversa DFT inversa Taxas de 8 bps a 32 bps Novo Sinal de Áudio

6 Phase Coding

7 Direct Sequence Spread Spectrum
O sinal DSSS precisa ser atenuado, pois é percebido como ruído (0.5% do arquivo de som original). Contudo, ele é robusto devido ao espalhamento espectral Taxa alcançada: 4bps O receptor precisa conhecer: Chip rate Data rate Frequência da portadora A região do sinal onde os dados foram inseridos

8 Echo Data Hiding Dados podem ser embutidos no sinal de áudio através de eco. Os dados são codificados variando-se três parâmetros do eco: amplitude inicial, taxa de decaimento e atraso (offset). Quando o offset é pequeno (1ms), ele é percebido como ressonância.

9 Exemplo

10 Decodificação Consiste em detectar a distância entre os ecos
A técnica é mais complexa que as anteriores É possível obter taxas de 16 bps com alteração mínima do sinal original


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