Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouPedro Bergler de Santarém Alterado mais de 6 anos atrás
1
Perfil profissional subjacente a documentos oficiais do curso de Letras Português-Inglês da UFRJ Aluno: Cynthia Guilhon Orientadora: Ana Paula Beato-Canato
2
Objetivos e Metodologia
Investigar o perfil profissional subjacente a documentos oficiais curso de português habilitação português-inglês da UFRJ Análise de 32 ementas Critérios de análise: Contraste com os objetivos prescritos no Projeto Político Pedagógico (PPP) e dimensões do trabalho (Placco, 2005) 02/14 Mesquita G.N., Cynthia. Perfil profissional subjacente a documentos oficiais do curso de Letras Português-Inglês da UFRJ. XXXVI Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Artística e Cultural. 09/10/2014.
3
Documentos Oficiais “ Documentos oficiais são aqueles produzidos por uma instância governamental que geralmente impacta sobre a organização das classes profissionais, a distribuição do tempo disponível, os objetivos do ensino, as rotinas da interação, as ações a serem desenvolvidas pelo profissional, entre outros”. (MACHADO, BRONCKART, apud QUEVEDO-CAMARGO, 2007) 03/14 Mesquita G.N., Cynthia. Perfil profissional subjacente a documentos oficiais do curso de Letras Português-Inglês da UFRJ. XXXVI Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Artística e Cultural. 09/10/2014.
4
Múltiplas vozes: O efeito dominó
“Para Bakhtin, cada ato de enunciação é composto por diversas “vozes”. Assim, cada ato de fala é repleto de assimilações e reestruturações destas diversas vozes, ou seja, cada discurso é composto de vários discursos.” (BAKHTIN, 2003 apud Rita Signor 2008) 04/14 Mesquita G.N., Cynthia. Perfil profissional subjacente a documentos oficiais do curso de Letras Português-Inglês da UFRJ. XXXVI Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Artística e Cultural. 09/10/2014.
5
Dimensões de Placco (2005) Durante o processo de formação “é provocado o desenvolvimento do sujeito em múltiplas dimensões, que são definidas como um conjunto de componentes que estariam em contínuo processo de co-ocorrência. (PLACCO, apud DAHMER, 2014, p.7) 05/14 Mesquita G.N., Cynthia. Perfil profissional subjacente a documentos oficiais do curso de Letras Português-Inglês da UFRJ. XXXVI Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Artística e Cultural. 09/10/2014.
6
Metodologia 06/14 Mesquita G.N., Cynthia. Perfil profissional subjacente a documentos oficiais do curso de Letras Português-Inglês da UFRJ. XXXVI Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Artística e Cultural. 09/10/2014.
7
Metodologia: Os objetivos do PPP
8
Metodologia As dimensões do Trabalho (Placco,2003):
(1) Dimensão ética e política; (2) Dimensão Técnico-científica; (3) Dimensão crítico-reflexiva; (4) Dimensão avaliativa; (5) Dimensão cultural e estética; (6) Dimensão da formação continuada; (7) Dimensão dos saberes para ensinar; (8) Dimensão do trabalho coletivo. 08/14 Mesquita G.N., Cynthia. Perfil profissional subjacente a documentos oficiais do curso de Letras Português-Inglês da UFRJ. XXXVI Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Artística e Cultural. 09/10/2014.
9
Análise de Dados: 1º a 4º períodos
Resultados: Total de 21 ementas. Média de 5 ementas por período. Predominância do aspecto 1: Enfoque mais conteudista e teórico: Dimensão técnico-científica.
10
Análise de dados: 5º e 6º períodos
Resultados: 6 ementas analisadas, 3 em cada período, resultados equivalentes. Predominância dos aspectos 2 e 4. Aspectos relacionados à formação docente (5, 6 e 7) não são abordados.Dimensão Técnico-científica e dimensão crítico-reflexiva.
11
Análise de dados: 7º e 8º períodos
Resultados: Total de 3 disciplinas analisadas, 2 do 7º período e 1 do 8º. O 7º período foi único período que abarcou todos os aspectos. 8º período somente os aspectos 4 a 7 são contemplados. Dimensão dos saberes para ensinar e Dimensão crítico-reflexiva
12
Considerações Finais Todas as 32 disciplinas analisadas são eletivas o que vai de encontro com a proposta do PPP de flexibilização curricular; Currículo extenso e estanque; Reduzido enfoque na prática docente, ainda praticamente a cargo da faculdade de Educação; Currículo em processo de revisão novamente. 12/14 Mesquita G.N., Cynthia. Perfil profissional subjacente a documentos oficiais do curso de Letras Português-Inglês da UFRJ. XXXVI Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Artística e Cultural. 09/10/2014.
13
Referências BEATO-CANATO, A. P. M. Projeto : Concepções subjacentes a documentos prescritivos de instituições de ensino do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Programa Interdisciplinar de Pós-graduação em Linguística Aplicada/ UFRJ, PLACCO, V. M. N. de S. Os saberes necessários ao trabalhodo professor. In: Congresso Internacional Educação e Trabalho:Representações Sociais, Competências e Trajectórias Profissionais,2005, Aveiro. Anais... Aveiro: Universidade de Aveiro, 2005. PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO E ORGANIZAÇÃO CURRICULAR DO CURSO DE LICENCIATURA EM LETRAS UFRJ – 2008 QUEVEDO-CAMARGO, G. Análise linguístico-discursiva das competências em um texto institucional. Revista X, v.2, 2007, p.2-18. RIOS-REGISTRO, E.S.; STUTZ, L., As prescrições no curso de formação de professores. Revista Intercâmbio, volume XXI: 17-37,2010. São Paulo: LAEL/PUC-SP SIGNOR, RITA., Bakhtin, M. Os gêneros do discurso, In: BAKHTIN, M: Estética da criação verbal. Resenha para revista Gatilho Universidade Federal de Juiz de Fora. Ano 2008. .
14
Obrigada!
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.