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METODOLOGIA DE PESQUISA

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Apresentação em tema: "METODOLOGIA DE PESQUISA"— Transcrição da apresentação:

1 METODOLOGIA DE PESQUISA
1ª aula APRESENTAÇÃO UNIDADE 1 e 2

2 Apresentação: currículo
Liane Carly Hermes Zanella Graduação mestrado em Administração pela UFSC Docente desde agosto de 1978 Graduação: atividade de ensino, pesquisa e extensão Especialização: ensino: estruturação de TCC e metodologia da pesquisa

3 Apresentação: disciplina
Metodologia de Pesquisa - 60h/a Objetivo geral Auxiliar os alunos a compreender o processo de construção da ciência e da pesquisa e desenvolver habilidades necessárias para a elaboração de trabalhos científicos.

4 Conteúdo programático:
Capítulo 1 – Ciência, conhecimento e pesquisa científica Capítulo 2 – Tipos de pesquisa Capítulo 3 – A trajetória do pesquisador na construção do conhecimento Capítulo 4 – Trabalhos científicos Capítulo 5 – Métodos quantitativos e qualitativos de pesquisa Capítulo 6 – Instrumentos e técnicas de coleta e análise de dados

5 Importância da disciplina
Na vida acadêmica, pessoal e profissional Mundo de consumos Razões para se fazer uma pesquisa Caráter transversal: níveis acadêmicos

6 1ª unidade Ciência, conhecimento e pesquisa científica

7 FORMAS DE CONHECIMENTO
Popular Religioso Filosófico Científico

8 Conhecimento popular Transmitido de geração para geração
Por meio da educação informal Baseado em experiência pessoal e na imitação É empírico É verdadeiro, comprovável, observável Acrítico é um conhecimento adquirido sem uma base crítica, precisa e coerente

9 Conhecimento religioso
Teologia é a reflexão sobre os dogmas de fé. Esses dogmas são revelações divinas que não podem ser descobertos pela ciência, pela filosofia, e tampouco pelo conhecimento popular. Tem valor apenas para aquele que tem fé

10 Conhecimento religioso
Está baseado na fé. Os conhecimentos são estabelecidos baseados na crença e na fé do grupo que adota como válido aquela forma de conhecimento.

11 Conhecimento filosófico
A Filosofia não se interessa por um aspecto particular da realidade, mas por tudo. O filósofo, não se limita aos dados experimentais da matemática, da biologia, da física ou da química, mas se pergunta: quem é, por quê é, de onde vem e para onde vai o homem?

12 Tem por objeto as idéias, relações conceituais, exigências lógicas
Não é passível de experimentação Pergunta: o filósofo tem entre suas atividades a reflexão É racional: usa a razão para explicar os fenômenos Não exige confirmação experimental, só a coerência lógica Indaga: assume posições que inspiram a mente em determinados períodos É o produzido pelo ato de refletir, de duvidar.

13 Abordagens do conhecimento filosófico:
Quando se trata: de normas - campo da ética de argumentos - campo da lógica princípios primeiros do mundo - metafísica questões do belo - campo da estética

14 Conhecimento científico
é real é sistemático é verificável é falível é aproximadamente exato

15 Conhecimento científico
É o produzido pela investigação científica, por meio de sua metodologia. Não apenas encontra soluções, mas fornece explicações sistemáticas que podem ser testadas e criticadas através de provas simples É experimental: a ciência só afirma o que a experimentação autoriza, baseado em fatos reais Consiste na descoberta das relações positivas de causa e efeito Avança - está em constante reconstrução e avança a medida que novas descobertas são incorporadas

16 Conhecimento científico visa:
Explicar “porque” e “como” os fenômenos ocorrem

17 O conhecimento científico é, portanto,
um produto resultante investigação científica! surge da necessidade de encontrar soluções para problemas de ordem prática da vida diária, e do desejo de fornecer explicações sistemáticas que possam ser testadas e criticadas através de provas empíricas e da discussão intersubjetiva.

18 Quais são os princípios da Ciência?
O conhecimento científico nunca é absoluto ou final, pode ser sempre modificado ou substituído A exatidão sobre um conhecimento nunca é obtida integralmente, mas sim, através de modelos sucessivamente mais próximos Um conhecimento é válido até que novas observações e experimentações o substituam.

19 Razões para produzir conhecimento:
De ordem intelectual De ordem prática

20 O que é ciência? “É todo um conjunto de atitudes e atividades racionais, dirigidas ao sistemático conhecimento com objeto limitado, capaz de ser submetido à verificação.” (TRUJILLO FERRARI, 1974, p. 8)

21 Ciência Ciência é tudo aquilo que prima pelo conhecimento das causas, sendo: um modo de conhecer as coisas um tipo de abordagem um caminho intelectual uma maneira de trabalhar e, até mesmo, uma forma de raciocínio.

22 Divisão da ciência Formais: tratam dos entes ideais, de símbolos.
Lógica Matemática Factuais: tratam de fatos, de objetos empíricos. Naturais (física, química, biologia...) Sociais (direito, sociologia, administração...)

23 A atividade básica da ciência é a
pesquisa!!

24 Fazer pesquisa é: Gerar conhecimento e requer um comportamento:
uso de postura, disciplina e esforço uso métodos e técnicas adequadas ao problema mente critica, objetiva e racional humildade imparcialidade, respeito à verdade honestidade, evitando o plágio

25 Metodologia É um conjunto de procedimentos necessários para alcançar os fins de uma pesquisa Não é.... Regra de apresentação de trabalhos científicos!!!!! Conjunto de regras fixas!!!!!

26 2ª unidade Tipos de pesquisa

27 pesquisa pura Pesquisa aplicada
1ª grande divisão pesquisa pura Pesquisa aplicada

28 Classificação das pesquisas
Com base nos objetivos gerais Com base na abordagem Com base nos procedimentos (GIL, 2007)

29 exploratórias descritivas explicativas
Quanto aos objetivos exploratórias descritivas explicativas Útil no estabelecimento do marco teórico

30 Pesquisa exploratória
Tem por objetivo proporcionar maior familiaridade com o fenômeno a ser investigado Visa o aprimoramento de idéias ou a descoberta de intuições. É muito útil quando o objeto da pesquisa é novo e pouco estudado.

31 Pesquisa Exploratória
Tem por objetivo desenvolver, esclarecer e modificar conceitos e idéias para estudos posteriores Tem menor rigidez no planejamento Envolve levantamento bibliográfico e documental, entrevistas não padronizadas e estudos de caso Mostra uma visão geral aproximativa É usado quando o tema é pouco explorado e torna-se difícil formular problemas precisos e hipóteses operacionalizáveis; e É a primeira etapa de uma investigação mais ampla.

32 Pesquisa descritiva Pretende “descrever com exatidão os fatos e fenômenos de determinada realidade” (TRIVIÑOS, 1987, p. 100, grifo do autor), como: distribuição de idade, sexo, procedência, nível de renda; nível de atendimento nos órgãos públicos, características de uma comunidade, condições de habitação, índice de criminalidade; e levantamento de opiniões, atitudes e crenças da população (GIL, 2007, p.42)

33 Pesquisa descritiva Visa descobrir a existência de associação entre variáveis, como: Pesquisas eleitorais que indicam a relação entre preferência política partidária e nível de rendimentos ou de escolaridade (GIL, 2007, p. 42)

34 Pesquisa explicativa Tem como preocupação central identificar os fatores que determinam ou que contribuem para a ocorrência dos fenômenos Explica a razão, o porquê das coisas É o tipo mais complexo e delicado Pode ser a continuação de uma descritiva

35 Útil no estabelecimento operativo da pesquisa
Quanto à abordagem: Pesquisa quantitativa Pesquisa qualitativa Útil no estabelecimento operativo da pesquisa

36 Pesquisa quantitativa
Busca exprimir as relações de dependência entre variáveis para tratar o fenômenos. Procura identificar os elementos constituintes do objeto estudado, estabelecendo a estrutura e a evolução das relações entre os elementos. Seus dados são métricos

37 Pesquisa qualitativa A pesquisa qualitativa não se preocupa com representatividade numérica, mas sim com o aprofundamento da compreensão de um grupo social, de uma organização etc Busca explicar o porquê das coisas, exprimindo o que convém ser feito, mas não quantificam os valores nem se submetem à prova de fatos, pois os dados analisados são não-métricos

38 Quanto aos procedimentos
Fontes de “papel”: Bibliográfica Documental Fontes de “gente”: Experimental Ex-post-facto Levantamento Estudo de caso Estudo de campo

39 Pesquisa bibliográfica
Desenvolvida com base em fontes bibliográficas: Livros: de leitura corrente de referência: informativa e remissi Publicações periódicas Jornais revistas Impressos diversos

40 Pesquisa documental Documentos de primeira mão (não receberam tratamento analítico) Documentos de arquivos de órgãos públicos e instituições privadas Cartas pessoais, diários, fotografias, gravações, memorandos, regulamentos, ofícios... Documentos de segunda mão Relatórios de pesquisa, relatórios de empresas, tabelas estatísticas ...

41 Pesquisa experimental
“Consiste em determinar um objeto de estudo, selecionar as variáveis que seriam capazes de influenciá-lo, definir as formas de controle e de observação dos efeitos que a variável produz no objeto” (GIL, 2007, p. 47) Constituição de dois grupos: um de experimento outro de de controle e a inclusão dos participantes é aleatória

42 “ a partir do fato passado”
Ex-post-facto “ a partir do fato passado” É uma investigação sistemática e empírica, na qual o investigador não tem controle direto sobre as variáveis independentes, por que já ocorreram suas manifestações.

43 Levantamento - surveys - sondagem
É uma pesquisa que permite a obtenção de dados ou informações sobre características, ações e opiniões de um determinado grupo de pessoas. Interrogação direta das pessoas Tem grande alcance Procura identificar as características dos componenetes do universo pesquisa Utiliza basicamente o questionário

44 Estudo de campo Semelhante aos levantamentos
Tem média profundidade e amplitude Estudo de um grupo ou comunidade Utiliza basicamente a observação direta e entrevista Desenvolvido no local onde ocorre o fenômeno Pesquisador tem maior participação Requer mais tempo para realização da pesquisa

45 Estudo de caso Estudo exaustivo de um ou poucos objetos de pesquisa, de maneira a permitir o aprofundamento do seu conhecimento. Não pode ser generalizado Proporciona visão global do problema Grande profundidade, pequena amplitude


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