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Indicadores de Gestão
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Indicadores Os sistemas de medição de desempenho constituem os elos de ligação entre os objetivos estratégicos e o alinhamento da execução prática das atividades nas empresas.
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Por que usar indicadores?
Objetividade de avaliação; Profissionalização das decisões; Compreensão de prioridades de atuação; Transparência com o término dos feudos internos; Possibilidade de acompanhamento histórico; Definição sobre papéis e responsabilidades; Permitir o AUTO-GERENCIAMENTO.
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Indicadores Idealmente, os indicadores devem ser:
Objetivos no sentido de serem obtidos os mesmos resultados, caso duas pessoas distintas realizem a medição (a subjetividade da opinião de cada uma não deve ter qualquer impacto sobre os resultados obtidos). Comparáveis, indica que medições distintas devem apresentar as mesmas unidades e escalas, podendo ser colocadas lado a lado para uma avaliação comparativa de desempenho (utilidade). Acessíveis, significa que os dados necessários devem ser de fácil obtenção, pelos próprios processos e sistemas de informações (custo x benefício) Válidos, indica que as medições devem realmente se referir àquilo que se propõem medir (reproduzíveis).
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O que define um bom indicador?
É quantitativo (objetivo) É fácil de entender É visível para todos Mede apenas o que é importante É definido e compreendido
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Composição de um Indicador
Nome do indicador Descrição Área responsável Responsável pela medição Métrica (fórmula) Forma de coleta Meta Freqüência da medição Referencial comparativo (melhores práticas)
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Indicadores de Processos
Indicadores de Eficiência Indicadores de Eficácia Indicadores de Capacidade Indicadores de Produtividade Indicadores de Qualidade Indicadores de Lucratividade Indicadores de Rentabilidade Indicadores de Competitividade Indicadores de Efetividade Indicadores de Valor
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Indicadores Financeiros
Faturamento bruto Lucratividade Rentabilidade Ticket médio Custos fixos Nível de endividamento Margem operacional
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Indicadores de RH Absenteísmo (faltas) Número de colaboradores
Investimento em Treinamento Índice de entrada, Índice de saída, Índice de rotatividade (Turnover) Clima Organizacional Investimento em Admissão Folha de pagamento
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Indicadores do Comercial
Índice de clientes ativos Número de clientes positivados Quantidade de itens comercializados por cliente Ticket médio Percentual de conversão
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Indicadores de Atendimento
Tempo Médio de Espera (TME) Tempo Médio de Atendimento (TMA) Taxa de Abandono Satisfação do Cliente
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